(Uema) O sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, na década de 1930, ao interpretar a sociedade brasileira, identificou como uma das suas características a dificuldade de reconhecer os limites entre as esferas públicas e privadas na vida social.
MACHADO, I. J. de R; AMORIM, H; BARROS, C. R. Sociologia Hoje: ensino médio. Volume único. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2016. Adaptado.
A situação que confirma a continuidade, no século XXI, da característica diagnosticada pelo sociólogo é a seguinte:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(UFRGS) Coelhos podem ter quatro tipos de pelagem: chinchila, himalaia, aguti e albina, resultantes das combinações de quatro diferentes alelos de um mesmo loco. Num experimento, animais com diferentes fenótipos foram cruzados várias vezes. Os resultados, expressos em número de descendentes, constam na tabela abaixo. Se o animal progenitor aguti do cruzamento 1 for utilizado para a obtenção de filhotes com o progenitor chinchila do cruzamento 4, que proporção de descendentes poderemos prever?
- Matemática | 1.13 Equação do 2º Grau
(UERN) Considere a seguinte equação:
A partir dessa equação, conclui-se que o número binomial equivale a:
- Geografia | 3. Física
Analise o mapa que apresenta as placas tectônicas envolvidas no terremoto ocorrido na região de Anatólia, na Turquia, em fevereiro de 2023.
(www.ipma.pt. Adaptado.)
Segundo a classificação das placas tectônicas quanto ao tipo de deslocamento, o terremoto na região de Anatólia está relacionado
- Física | 2.6 Hidrostática
(UEFS) Um barco navega equilibrando-se com uma fração do seu volume externo mergulhado na água de um rio. Nessas condições, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem essas expressões e o que elas significam.
* Subir os degraus na vida.
* Subir os degraus da fama.
1.2. Explique a eles que essa expressão significa que os degraus são as dificuldades ou problemas que enfrentamos em nossa vida para alcançarmos nosso objetivo ou nossos sonhos.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos os versos da letra da música “Degrau da Fama” de Jacó e Jacozinho.
2.2. Peça aos alunos que escrevam as dificuldades que Jacó e Jacozinho tiveram que enfrentar no início da carreira deles.
O degrau da fama é duro
É difícil pra gente subir
É uma escada com muito perigo
No começo eu logo já vi
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/jaco-jacozinho/883326/> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, convide os alunos a observarem atentamente a imagem.
Depois, pergunte:
a) O que vocês estão observando?
b) O que significa os lugares que as pessoas ocupam nos degraus?
c) Qual lugar vocês estariam nos degraus dessa escada? Por quê?
3.2. Professor, reflita com os alunos a frase que está na imagem, mas antes, deixe que eles coloquem suas opiniões sobre o que entenderam.
Disponível em:<http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/7-112/mensagens-sobre-os-degraus-da-vida-18.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.