(UNESP) Analise o quadro, que apresenta assuntos debatidos em determinada organização internacional.
Os oito itens listados no quadro são pautas históricas
Questões relacionadas
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
Quatro funcionários de uma empresa receberam a tarefa de guardar caixas pesadas de 100 kg em prateleiras elevadas de um depósito. Como nenhum deles conseguiria suspender sozinho pesos tão grandes, cada um resolveu montar um sistema de roldanas para a tarefa. O dispositivo que exigiu menos força do operário que o montou, foi - Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAIS
- Papel canson formato A 4
- Tubinhos para bolinha de sabão
- Corante alimentício
– cores variadas
PROCEDIMENTOS
- Esta atividade poderá ser feita em grupo de até 06 crianças.
- Entregar a folha A4 e os tubinhos de sabão para cada criança. - Distribuir os corantes alimentícios para cada grupo.
- O professor deverá apresentar os materiais e prepará-los junto com as crianças, permitindo que elas participem de todo o processo , pingando o corante e misturando com o sabão.
- Cada criança deverá escolher uma cor para ser pingado no tubinho. O professor deverá auxiliá-los, neste momento.
Fonte: Acervo institucional NDI – Giseli Day/2013 - Explicar para as crianças que elas deverão fazer bolinhas de sabão coloridas, e estourarem na folha de papel. O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
Fonte: Acervo institucional NDI – Giseli Day/2013 - Incentivar as crianças a trocarem os tubinhos de sabão umas com as outras para que possam ter uma variedade maior de cores nos seus trabalhos. - Durante a atividade, o professor poderá fazer perguntas para que as crianças percebam detalhes das suas produções: onde a folha ainda não foi pintada? Como a marca da bolinha de sabão fica se assoprarmos de perto? E de longe? Que cores foram usadas? Etc. DICA: A bolinha precisa de certa distância para deixar sua marca arredondada. Quando a criança faz muito próxima a folha o resultado fica respingado, o que também oferece um efeito interessante. - Se o professor não quiser utilizar o líquido que já vem nos tubinhos de bolinhas de sabão, ele poderá utilizar a receita abaixo : - 01 parte de detergente ou sabão líquido para 01 parte de água. - Depois de ter terminado a atividade, o professor deverá emoldurar as pinturas e fazer uma exposição dos trabalhos. Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51991
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
(UFRGS) Observe a figura a seguir.
No dia 10 de janeiro, às 8h, um navio cargueiro, em sua rota, cruza a Linha Internacional da Data no sentido Oeste (Gr).
Após ter cruzado a referida linha, que dia e hora local são registrados no navio?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Marque a opção em que a soma do valor das notas e moedas é igual a 15 reais.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
No ano de 2000, um vazamento em um duto de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.
LAUBIER, L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado).
A situação exposta no texto e suas implicações