A espécie X3- tem 36 elétrons na eletrosfera e 42 nêutrons no núcleo. O átomo neutro X apresenta número atômico e número de massa, respectivamente:
Questões relacionadas
- Matemática | 13.5 Polígonos
O símbolo a seguir é parte do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte.
É um círculo dentro de um triângulo equilátero, por sua vez dividido por uma linha transversal – ou, sob outra ótica, um círculo partido por dois triângulos retângulos adjacentes. As relíquias da morte englobam a capa da invisibilidade (triângulo equilátero), a varinha das varinhas (linha transversal) e a pedra da ressurreição (círculo).
Disponível em: https://www.bbc.com. Acesso em: 16 set. 2020 (adaptado).
Considerando que a linha transversal que representa a varinha das varinhas mede cm e p ≅ 3, qual é a soma do comprimento do círculo inscrito que representa a pedra da ressureição e o perímetro do triângulo equilátero que representa a capa da invisibilidade, em centímetros?
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UFPB) Os componentes celulares que estão presentes tanto em células de eucariontes como de procariontes são
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Por subir Pedrinho ao trono,
Não fique o povo contente;
Não pode ser coisa boa
Servindo com a mesma gente.
Quem põe governança
Na mão de criança
Põe geringonça
No papo de onça.
In: SCHAWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 74.
O conteúdo dos versos acima refere-se
- Química | A. Plana
(PUCPR) Durante uma pesquisa de análise química orgânica, verificou-se a existência de dois aldeídos isoméricos, cuja fórmula é C3H5BrO.
Quais estruturas correspondem à situação citada?
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO) Palavra indígena
A história da tribo Sapucaí, que traduziu para o idioma guarani os artefatos da era da computação que ganharam importância em sua vida, como mouse (que eles chamam de angojhá) e windows (ovetã)
Quando a internet chegou àquela comunidade, que abriga em torno de 400 guaranis, há quatro anos, por meio de um projeto do Comitê para Democratização da Informática (CDI), em parceria com a ONG Rede Povos da Floresta e com antena cedida pela Star One (da Embratel), Potty e sua aldeia logo vislumbraram as possibilidades de comunicação que a web traz.
Ele conta que usam a rede, por enquanto, somente para preparação e envio de documentos, mas perceberam que ela pode ajudar na preservação da cultura indígena.
A apropriação da rede se deu de forma gradual, mas os guaranis já incorporaram a novidade tecnológico ao seu estilo de vida. A importância da internet e da computação para eles está expressa num caso que rara incorporação: a do vocabulário.
- Um dia, o cacique da aldeia Sapucaí me ligou. "A gente não está querendo chamar computador de "computador". Sugeri a ele que criassem uma palavra em guarani. E criaram aiúirúrive, "caixa pra acumular a língua". Nós, brancos, usamos mouse, windows e outros termos, que eles começaram a adptar para o idioma deles, como angojhá (rato) e oventã (janela) - conta Rodrigo Baggio diretor do CDI.
Disponível em: http://www.revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010.
O uso das novas tecnologias de informação e comunicação fez surgir uma série de novos termos que foram acolhidos na sociedade brasileira em sua forma original, como:mouse, windows, download, site, homepage, entre outros. O texto trata da adaptação de termos da informática à língua indígena como uma reação da tribo Sapucaí, o que revela: