A espécie X3- tem 36 elétrons na eletrosfera e 42 nêutrons no núcleo. O átomo neutro X apresenta número atômico e número de massa, respectivamente:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
(Canguru-adaptada) — Teresa, Paulo e Luís são irmãos gêmeos, e o irmão deles, Carlos, é três anos mais novo. Qual dos seguintes números pode ser a soma das idades dos quatro irmãos?
- História - Fundamental | 06. A Formação das Cidades e do Estado
A cidade tem uma história que se esconde e se revela no seu nome, na lembrança de seus habitantes, na sua arquitetura, na organização de seu espaço.
Uma história não se revela sozinha. É preciso fazer perguntas, abrir arquivos, recolher dados, pesquisar, analisar e comparar informações. E, assim, a história vai se revelando.
Como podemos descobrir a história de uma cidade?
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Para resolver a questão, leia o texto.
O combate ao trabalho infantil é para o Governo brasileiro uma questão de direitos humanos. O tema está na agenda da política social do país, constituindo um desafio tanto para o Governo quanto para a sociedade. O trabalho infantil deve ser eliminado. A infância e a adolescência merecem especial atenção das políticas sociais como etapas do ciclo de vida que devem ser destinadas primordialmente à educação e à formação dos indivíduos. A questão do trabalho infantil é complexa. O problema está associado, embora não esteja restrito, à pobreza, à desigualdade e à exclusão social existentes no Brasil. Importam nessa questão não apenas os números a respeito da inserção precoce das crianças na força de trabalho, mas também a natureza desse trabalho, em especial as condições em que se realizam e os riscos e abusos a que as crianças estão submetidas ao exercê-lo.
Disponível em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5645/O-trabalho-infantil>. Acesso em: 08 mar. 2013.
A partir da leitura do texto, comente a realidade social das crianças empregadas nas fábricas durante a Revolução Industrial.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Ao invés de se preocuparem com a questão de serem os vírus seres vivos ou não, os biólogos moleculares se interessam em observar o modo pelo qual eles desvirtuam, em seu próprio benefício, o funcionamento de uma célula, desencadeando doenças. Ao infectar uma célula, o vírus perde seu invólucro e leva o sistema de duplicação do material genético da célula a reproduzir seu próprio ácido nucléico e a produzir proteínas virais.
VILLARREAL, L. Afinal os vírus são seres vivos? Scientific American Brasil,n. 28 p. 21-24, 2008 (adaptado).
Considerando-se as características fisiológicas do vírus, infere-se que:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Um automóvel pode ser abastecido com os combustíveis A ou B e tem capacidade para armazenar T litro. O quadro indica os preços e mostra o rendimento desse automóvel, por litro, quando abastecido com esses combustíveis.
O dono desse automóvel estabelece duas estratégias de viagem. Em ambas ele irá abastecer duas vezes. O primeiro abastecimento é feito a partir do tanque vazio e o reabastecimento é feito quando o tanque esvaziar novamente.
1ª estratégia de viagem: abastecer meio tanque com o combustível A e depois abastecer um quarto de tanque com o combustível B.
2ª Estratégia de viagem: abastecer meio tanque com o combustível B e depois abastecer um quarto de tanque com combustível A.
O custo (C) da estratégia que possibilita percorrer a maior distância é: