(FAMERP) No livro Investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, publicado em 1776, Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro, movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendo a sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UEG) A mulher era uma pena na cidade grande.
E a cidade grande se lhe exibia como uma prostituta na vitrine. E se insinuava, sorrateira, entre um e outro setor. Vista num relance, seu conjunto urbano parecia se erigir em meio aos interstícios de sonhos diacrônicos, que, unidos, formavam um mosaico por meio de cujo vislumbre o presente e o passado conviviam na forma arquitetônica de seus prédios. Era antiga e nova ao mesmo tempo. Essa cidade grande se chamava Trude e era fruto de um desejo e de uma realidade.
[...] Então Heloíse Dena passou a sentir muito medo. Não da cidade em si, nem dos perigos e dos riscos multiplicados pela configuração da urbe imensa. Seu medo era de algo mais profundo, menos aparente. No fundo, receava não conseguir viver o contexto de uma busca e de um encontro em meio a tantos e tão altos prédios. Por essa época, só se sentia realmente à vontade dentro de seu carro, quando estava com os vidros fechados e as portas trancadas.
FREITAS, Ewerton. As metades invisíveis. São Paulo: Ixtlan, 2010. p. 130.
Verificam-se, no fragmento e na pintura, respectivamente, as seguintes figuras:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UFG) Os animais não podem digerir a celulose sem a ajuda de bactérias, e muitos vertebrados reservam um beco sem saída no intestino, o ceco, que abriga esses micro-organismos. O apêndice humano é um resquício do ceco mais avantajado dos nossos ancestrais vegetarianos.
DAWKINS, R. O maior espetáculo da Terra: As evidências da evolução. São Paulo:
Este texto exemplifica a
- Matemática | 15.3 Circunferência
(FUVEST 2013 1° FASE) São dados, no plano cartesiano, o ponto P de coordenadas (3,6) e a circunferência C de equação (x – 1)2 + (y – 2)2 = 1. Uma reta t passa por P e é tangente a C em um ponto Q. Então a distância de P a Q é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa el uso de Muy/Mucho. La moda argentina pasa por un muy buen momento, referente a su diseño y realización, salvo algunas marcas o diseñadores. No para todos comercialmente es una buena temporada, especialmente a las marcas que están muy ligadas a las tendencias, donde hay mucha competencia. Disponible en: http://goo.gl/Vb5Zrb. Acceso el: 23 mar. 2015.
Lee las frases y completa con muy o mucho y sus variantes.
¿Tenes una fiesta y no sabes que ponerte? ¿Estás cansada en gastar fortunas en vestidos que vas a usar 1 ó 2 veces?
A) _________________ ropa y pocas perchas es la solución para vos: un vestidor gigante con los mejores diseños y accesorios locales e internacionales.
Venis, elegis, lo llevas, lo usas y lo devolves.
¿Para qué seguir comprando si alquilar es
B) _________________ más barato y divertido?
Ideal para fiestas, casamientos, salidas, comidas. Te esperamos en Von Wernicke 3020 - San Isidro.
Disponible en: http://goo.gl/jqSOHE. Acceso el: 23 mar. 2015.
C) _________________veces los accesorios son los mejores salvavidas a la hora de ir a un casamiento.
Disponible en: http://goo.gl/0kqOjV. Acceso el: 23 mar. 2015.
D) Todo es _________________ lindo y divertido hasta que nos figuramos en la mente la suma a gastar en la producción.
Disponible en: http://goo.gl/0kqOjV. Acceso el: 23 mar. 2015.
E) ¿Por qué invertir fortunas en una sola cartera si con _________________ menos podemos tener varias y cambiar constantemente?
Disponible en: http://goo.gl/0kqOjV. Acceso el: 23 mar. 2015.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o poema. A UM POETA Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, no silêncio e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua! [...] BILAC, Olavo. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=443&sid=184>. Acesso em: 31 mar. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Nesse poema, o eu lírico se dirige a um poeta, a quem considera um beneditino (alguém que trabalha com algo longo e penoso, que exige muita paciência), para discorrer sobre o ofício do escritor. Nos versos, há uma distinção entre a rua – um lugar estéril, improdutivo – e o claustro – uma espécie de convento, calmo e aconchegante.
No último verso, a sequência de predicados verbais