(UEG) Um dos fenômenos mais analisados pela sociologia é o das classes sociais. Algumas análises sociológicas apontam para uma mudança na estrutura de classes na sociedade, o que teria se iniciado após a Segunda Guerra Mundial e com maior intensidade nas décadas posteriores.
A respeito das alterações na estrutura de classes que ocorreram a partir dessa época, verifica-se que
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(FUVEST 2018 1ª FASE) Em uma tribo indígena de uma ilha tropical, o teste derradeiro de coragem de um jovem é deixar-se cair em um rio, do alto de um penhasco. Um desses jovens se soltou verticalmente, a partir do repouso, de uma altura de 45 m em relação à superfície da água. O tempo decorrido, em segundos, entre o instante em que o jovem iniciou sua queda e aquele em que um espectador, parado no alto do penhasco, ouviu o barulho do impacto do jovem na água é, aproximadamente,
Note e adote:
Considere o ar em repouso e ignore sua resistência.
Ignore as dimensões das pessoas envolvidas.
Velocidade do som no ar: 360 m/s. Aceleração da gravidade: 10 m/s2.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OS SOBRENOMES CONTAM A HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS
Os nomes que os objetos, os instrumentos, as plantas, os animais, as ruas, as praças, enfim, todas as coisas e principalmente as pessoas têm são muito importantes, pois eles identificam (dizem quem são) as pessoas e os objetos, facilitam a comunicação e a localização.
Ao nascer, recebemos um nome e um sobrenome.
Uma maneira de conhecermos a história de uma família é pelo sobrenome dos parentes. Para se identificarem, as pessoas começaram a usar sobrenomes. Assim, se a pessoa morava perto de uma árvore, poderia adotar como sobrenome o nome da árvore. Desse modo, surgiram sobrenomes como “Silva” (que veio de “selva”, ou seja, “floresta”), “Figueira” (a árvore que dá figo) e “Oliveira” (a árvore que dá azeitona).
Os sobrenomes também podiam indicar a profissão de alguém da família, como “Ferreira” (que trabalhava com o ferro). Outro costume era escolher um sobrenome que lembrasse o nome ou a aparência dos pais. “Fernandes”, por exemplo, significa “filho de Fernando”, e “Mariano”, “filho de Maria”. Já
“Barbosa” significa que o pai tem uma longa barba.
PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Coleção Eu gosto mais. IBEP.
Os sobrenomes servem para mostrar que
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UNIC)
O esquema ilustra um tipo de recombinação genética nas bactérias e, nesse processo, podem ocorrer misturas de genes entre indivíduos diferentes.
Com base nessas informações, conclui-se que esse processo bacteriano é conhecido como:
- História | 5.7 Iluminismo
Sobre o processo de formação dos estados-nação na Europa e o papel atribuído à escola nesse processo, considere as afirmativas abaixo:
1. O processo de estatização da escola desenvolveu-se de forma consensual entre os estados e as doutrinas religiosas que ofertavam instrução escolar.
2. O grupo dos fisiocratas, que defendia o liberalismo econômico, foi contrário ao processo de estatização da escola.
3. A instrução pública proposta visava principalmente a um processo de construção do sentimento de identidade nacional.
4. A necessidade de um sistema de ensino estatal devia-se, em parte, a efeitos da Revolução Industrial sobre os estados-nação.
5. Há um razoável consenso entre filósofos como Voltaire, Diderot, Condorcet e Rousseau de que cabe ao estado a função de formar cidadãos.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a imagem e responda a questão.
Enunciado:
Procure no dicionário e redija uma ou duas frases em que essa palavra apareça em diferentes contextos com significados diferentes.