(PUC-RJ) A descoberta do elétron deveu-se a descargas realizadas em tubos de alto vácuo, contendo gás residual. Na experiência, foi observado um feixe que:
I. Partia do cátodo.
II. Partia do ânodo.
III. Resultava unicamente da ionização do gás residual.
IV. Apresentava deflexão em um campo magnético.
Pelo exame dos complementos, conclui-se que são CORRETAS as alternativas:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNICENTRO) É difícil manter as moléculas de oxigênio livres, apesar de ele ser o terceiro elemento mais abundante do Universo, formado nas fornalhas densas no interior das estrelas. Isso porque o oxigênio é extremamente reagente e pode formar compostos com quase todos os elementos da tabela periódica. Então como a Terra acabou com uma atmosfera composta por praticamente 21% desse gás? A resposta está nos minúsculos organismos conhecidos como cianobactérias ou algas azuis. Esses micro-organismos realizam a fotossíntese utilizando luz solar, água e dióxido de carbono para produzir carboidratos e, também, oxigênio. Na verdade, até hoje, todas as plantas da Terra contêm cianobactérias — conhecidas como cloroplastos — que participam da fotossíntese.
(BIELLO, 2009)
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos acerca do processo fotossintético, é correto afirmar, exceto:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(ALBERT EINSTEIN) Em virtude do aumento dos casos de diferentes tipos de gripe que têm assolado a cidade de São Paulo, preventivamente, alguns prontos-socorros têm distribuído máscaras cirúrgicas àqueles que buscam atendimento. Todas as máscaras de um lote foram distribuídas em quatro dias sucessivos de uma Campanha de Vacinação: no primeiro dia foi distribuído 1/8 do total; no segundo, 1/6 do total; no terceiro, o dobro da quantidade distribuída nos dois primeiros dias. Se no último dia tiverem sido distribuídas as 105 máscaras restantes, o total de máscaras de tal lote é um número compreendido entre:
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNICENTRO)
2NH4NO3(s) → 2N2(g) + O2(g) + 4H2O(v) ΔHo = − 410,0kJ
O nitrato de amônio NH4NO3(s) é utilizado na agricultura como fertilizante para promover o crescimento e a frutificação de plantas, entretanto é um explosivo potente que, ao se decompor, libera, rapidamente, um volume muito grande de gases de acordo com a equação termoquímica.
A partir dessas informações, dessa equação termoquímica e admitindo-se que os gases desprendidos na explosão são ideais, é correto afirmar:
- Literatura | 5.2 Modernismo
Ai, palavras, ai, palavras
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...
MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento).
O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
1- Ritmo é a tradução, em meio visual, da expectativa produzida por uma repetição. O ritmo comporta aspectos cognitivos devido à previsibilidade de suas ocorrências.
Através do ritmo, há uma analogia entre a imagem e a poesia assim como com a música. Rimas visuais são obtidas com o uso de elementos dispostos ritmadamente sobre o suporte. O ritmo conduz o olhar, embala e seduz. Há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo.
Disponível em: http://www.auladearte.com.br/lingg_visual/ritmo.htm#axzz2hR8EbPBz. Acesso em: 13 set. 2013.
2 - Veja aqui alguns exemplos do ritmo visual na arquitetura:
Disponível em: http://esteticaemcomunicacaouniube.blogspot.com.br/2009/10/ritmo-visual.html. Acesso em: 13 set. 2013.
3 - Convide os alunos a realizarem o registro do ritmo visual nas obras arquitetônicas da cidade.
4 - Os alunos poderão fazer uso de máquinas fotográficas, mas também o celular poderá ser usado, contanto que seja possível baixar as fotos no computador para posterior impressão.
5 - Antes da impressão, as fotos poderão ser apresentadas em data show ao grupo para uma análise da presença do ritmo segundo a visão de cada aluno.
5 - Realizem as impressões das fotografias em papel couchê fosco no tamanho A4.
6 - Em seguida, os alunos poderão colocar um papel vegetal sobre a fotografia marcando sobre ele com canetinhas coloridas a presença do ritmo na imagem.
7 - Montem as fotografias sobre papel colorset colorido com margem de 7 cm para uma exposição.
8 - Talvez seja curioso prender o vegetal já com as inscrições do ritmo feitas sobre a fotografia e montá-las assim. Os espectadores da exposição serão, portanto, convidados a levantar o vegetal para ver a foto e, com certeza, aprenderão também sobre o conceito de ritmo na imagem.
9 - Aqui, uma sugestão da montagem: