O proprietário de um terreno retangular medindo 10 m por 31,5 m deseja instalar lâmpadas nos pontos C e D, conforme ilustrado na figura:
Cada lâmpada ilumina uma região circular de 5 m de raio. Os segmentos AC e BD medem 2,5 m. O valor em m2m^2 mais aproximado da área do terreno iluminada pelas lâmpadas é
(Aproxime para 1,7 e π para 3.)
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Materiais:
- Livros de história diversos
- Desenho animado – Alice no país das maravilhas (o desenho animado)
- Papel sulfite branco
- Canetinhas de várias espessuras e cores
- Música: “Imaginação” – Marcos Valle
Desenvolvimento:
1 – Distribuir os livros para as crianças a fim de que elas explorem as imagens e criem as histórias.
2 – Depois de alguns minutos, sugerir que algumas das crianças contem as histórias para o grupo baseando-se a pena nas imagens.
3 – O professor poderá então escolher duas histórias dentre as apresentadas e realizar a leitura das mesmas.
4 – Neste momento é provável que surjam polêmicas quanto à veracidade da história e das histórias imaginadas pelas crianças. Este é o momento ideal para chamar a atenção das crianças para quantas histórias poderiam ser contadas com as mesmas imagens...
5 – O professor poderá então perguntar: por que será que isto acontece? Conduzir as perguntas até chegar no conceito de imaginação.
6 – O que é a imaginação? Tocar a música “Imaginação”:
IMAGINAÇÃO (Marcos Valle - Paulo Sérgio Valle)
O que eu quiser imaginar eu sou capaz / Eu sou capaz de imaginar que eu sou capaz /
De ver a lua brilhar de dia / E o sol encher a noite de alegria /
A imaginação fica dentro da cabeça / Com ela a gente faz o que bem quer /
Com ela eu olho prá dentro de mim / E vejo coisas lindas / Vejo o que eu quiser /
Tudo a gente pode de tudo / A gente é capaz /
Basta que a gente acredite em tudo / Que a gente faz /
Mas tudo na vida começa lá dentro da cabeça da gente /
Num lugar lá dentro / No meio dela / Onde vive a imaginação.
7 – Tudo que imaginamos pode um dia se tornar realidade. Foi assim com tudo o que existe no mundo: um dia alguém imaginou e se dedicou em transformar aquela ideia em realidade. A arte é pura imaginação! O artista imagina e escolhe meios para fazer sua imaginação se tornar realidade na obra que ele elabora. Quando a imaginação se torna algo concreto podemos dizer que criamos alguma coisa, no caso do artista, uma obra.
8 – O professor poderá então convidar os alunos a assistirem o filme Alice no país das maravilhas, o desenho animado dos estúdios Walt Disney.
9 – Numa roda de conversa as crianças poderão se manifestar sobre algo que o filme apresenta que fez com que elas pensassem na imaginação. O país das maravilhas é um país imaginário?
10 – E se o país das maravilhas pudesse ser de cada um de nós? Como ele seria? Vamos criar o nosso país das maravilhas? Neste momento o professor convidará as crianças a criar o desenho do seu próprio país das maravilhas:
- Quem mora lá?
- Onde ele fica?
- Como se chega lá?
- O que se come?
...e deixe as crianças criarem livremente.
Referências:
“Imaginação” – música de Marcos Valle:
- Biologia
(IFCE) Sobre os cnidários, é correto afirmar que
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Eclipses lunares ocorrem quando o satélite natural da Terra atravessa a região de sombra que nosso planeta projeta no espaço. São eventos que ocorrem pelo menos duas vezes por ano em algum lugar do planeta.
https://notícias.uol.com.br
O princípio óptico dos raios de luz, responsável por um eclipse lunar, é a
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Já que em determinadas situações e também para algumas pessoas “Tempo é dinheiro”, uma ação na Bolsa de Valores apresentou a seguinte evolução: nos primeiros 30 minutos do pregão o seu preço, para ser comprada, passou de R$12,00 para R$12,75. Um investidor comprou 100 dessas ações ao preço de 12,00 no início do pregão e vendeu todas elas após 18 minutos. Supondo que a variação desse preço tenha ocorrido igualmente distribuída nos 30 minutos iniciais do pregão, o lucro bruto alcançado por esse investidor, em 18 minutos, foi de
- História | 6.01 Revolução Francesa
Atualmente, a noção de que o bandido não está protegido pela lei tende a ser aceita pelo senso comum. Urge mobilizar todas as forças da sociedade para reverter essa noção letal para o Estado Democrático de Direito, pois, como dizia o grande Rui Barbosa, “A lei que não protege o meu inimigo, não me serve”.
SAMPAIO, P. A. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
In.: Os Direitos Humanos desafiando o século XXI. Brasília: OAB;
Conselho Federal; Comissão Nacional de Direitos Humanos, 2010.
No texto, o autor estabelece uma relação entre democracia e direito que remete a um dos mais valiosos princípios da Revolução Francesa: a lei deve ser igual para todos. A inobservância desse princípio é uma ameaça à democracia, porque