(UNESP) Analise as estruturas das clorofilas a e b.
As clorofilas a e b estão presentes na estrutura celular denominada __________, sendo que a clorofi la __________ é a principal responsável pelo processo de fotossíntese. Nas duas clorofi las, o elemento magnésio encontra-se sob a forma de íons com número de carga __________. A diferença entre as duas estruturas é a presença, na clorofila b, de um grupo da função orgânica __________, em vez de um dos grupos metilda clorofila a
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:
Dado: Mg (metal alcalino terroso).
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia, a seguir, o texto produzido pelo historiador brasileiro Edgar de Decca.
Quando um historiador escolhe um tema de estudo, passa a recolher materiais sobre o mesmo. A matéria-prima do historiador são as fontes: documentos oficiais do Estado, publicações em geral (livros, revistas, jornais), depoimentos de pessoas, documentos de polícia, laudos médicos, roupas, canções, fotografias, vestígios arqueológicos, enfim, indícios a partir dos quais o profissional de História tentará conhecer melhor seu tema e responder às perguntas que faz a esse tema. Vamos usar um exemplo para entender isso melhor.
Imagine que você não tenha tido a oportunidade de conviver com seus avós e outros parentes mais velhos. Você então passará os olhos pelos álbuns fotográficos de sua família e este passeio lhe permitirá criar uma impressão sobre ela, as formas de vestir, as festas, os modos e expressões das pessoas. [...]
Perceba, portanto, que o documento não é o todo da História, não é o seu espelho, sua reprodução. Uma informação, por si só, não possui um sentido histórico. Não basta que você veja uma foto de sua bisavó em 1910 ou que investigue qual era o seu nome para conhecer a história dessa mulher. Um registro se torna fonte quando é trabalhado historicamente. Por esse motivo é que memorizar fatos, nomes e datas não é estudar História.
DE DECCA, Edgar Salvadori et al. Vestibular Unicamp: História.
São Paulo: Globo, 1993. p.7-8.
Segundo Edgar de Decca,
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La Casa de Papel
[1] A través de Tokio como narradora, la serie de
televisión La Casa de Papel nos cuenta la historia de un
atraco a la Fábrica Nacional de Moneda y Timbre. Liderados
[4] desde el exterior por El Profesor, un hombre planificador
hasta lo enfermizo que ve en este atraco la posibilidad de
hacer justicia por el trato que tuvo su padre años antes, la
[7] banda tendrá la difícil misión de fabricar y sacar todo el
dinero que puedan mientras intentan mantener a raya tanto a
la policía como a los rehenes.
[10] Hay un tema que me parece fascinante y es la
perversión del concepto de héroe a través del rol de
atracador. El Profesor, Berlín, Tokio y Nairobi y el hecho de
[13] que más que gente mala, estén ahí por “decisiones
cuestionables en la vida”, tal y como se les retrata a la
mayoría, hacen que nos creamos sus discursos de que lo que
[16] están haciendo no es un delito, sino justicia social, tras todo
el descalabro económico de la crisis y rescates bancarios.
Al igual que no faltan conversaciones sobre cómo
[19] van ganando apoyo del ciudadano de a pie e incluso de los
propios rehenes nosotros como espectadores también
deseamos que el atraco salga adelante, que la policía fracase
[22] y que nuestros héroes delincuentes triunfen.
Mención aparte merece el enfoque de los personajes
y sus relaciones. Si bien es cierto, y todos los que alguna vez
[25] hemos estado en un clima de convivencia y semiaislamiento
(un campamento o un viaje largo con amigos, por ejemplo)
podemos atestiguarlo, que las relaciones humanas se
[28] intensifican al máximo en pocos días, tengo la sensación de
que se han pasado un par de vueltas a la hora de desarrollar
las dinámicas románticas.
[31] Lo que han logrado con La Casa de Papel, con una
combinación entre un reparto estupendo, una realización a la
que se le puede poner muy pocos y pequeños peros y un
[34] guion que logra enganchar episodio a episodio, se ve pocas
veces en la televisión nacional.
Internet: <www espinof com> (con adaptaciones)
En conformidad con las ideas del texto La Casa de Papel,
De la estructura “un guion que logra enganchar” (l. 33 y 34) es correcto deducir que, en La Casa de Papel, lo que realmente conquista es su secuencia narrativa.
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
(FUVEST) A maior parte das regiões vizinhas [da antiga Mesopotâmia] caracteriza-se pela aridez e pela falta de água, o que desestimulou o povoamento e fez com que fosse ocupada por populações organizadas em pequenos grupos que circulavam pelo deserto. Já a Mesopotâmia apresenta uma grande diferença: embora marcada pela paisagem desértica, possui uma planície cortada por dois grandes rios e diversos afluentes e córregos.
(Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)
A partir do texto, é correto afirmar que:
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2010 2º APLICAÇÃO)
The six-year molars
The six-year molars are the first permanent teeth. They are the “keystone” of the dental arch. They are also extremely susceptible to decay.
Parents have to understand that these teeth are very important. Over 25% of 6 to 7 year old children have beginning cavities in one of the molars.
The early loss of one of these molars causes serious problems in childhood and adult life. It is never easy for parents to make kids take care of their teeth. Even so, parents have to insist and never give up.
Módulo do Ensino Integrado: Fundamental, Médio, Profissional - DCL.
O texto aborda uma temática inerente ao processo de desenvolvimento do ser humano, a dentição. Há informação quantificada na mensagem quando se diz que as cáries dos dentes mencionados
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
O Esquema I mostra a configuração de uma quadra de basquete. Os trapézios em cinza, chamados de garrafões, correspondem a áreas restritivas.
Visando atender as orientações do Comitê Central da Federação Internacional de Basquete (Fiba) em 2010, que unificou as marcações das diversas ligas, foi prevista uma modificação nos garrafões das quadras, que passariam a ser retângulos, como mostra o Esquema II.
Após executadas as modificações previstas, houve uma alteração na área ocupada por cada garrafão, que corresponde a um(a):