(UCS) A fotossíntese é um processo físico-químico que ocorre nas células de alguns organismos, como plantas e algas, pelo qual a energia luminosa proveniente do sol é convertida em energia química para a realização da síntese de substâncias orgânicas. Uma das fases da fotossíntese pode ser representada pela equação abaixo:
Em relação à equação, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNIT) Um satélite artificial movimenta-se em torno do eixo da Terra, em uma órbita circular contida no plano do equador. Considerando-se o raio da órbita do satélite como sendo de aproximadamente 4,0.107 m, a velocidade linear do satélite, em km/h, para que uma pessoa situada na linha do equador veja o satélite parado, deve ser da ordem de
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A preservação da sustentabilidade do recurso natural exposto pressupõe
- Ciências - Fundamental | 10. Programas e Indicadores de Saúde Pública
Texto base: 11106720
Texto introdutório Você sabia que a água é essencial para a vida, mas também pode ser responsável por transmitir diversas doenças? As doenças de veiculação hídrica são causadas por organismos presentes na água contaminada. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm acesso a água potável e, por isso, estão suscetíveis a contrair essas doenças. É fundamental que todos saibam como evitar a contaminação e prevenir a transmissão dessas doenças para garantir a saúde e o bem-estar de todos.
Enunciado:
Explique o que são doenças de veiculação hídrica e cite pelo menos três exemplos. Além disso, descreva uma medida simples que pode ser adotada para prevenir a transmissão dessas doenças.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
O esquema retrata um fenômeno biomolecular de suma importância para o funcionamento e a proliferação celular.
Sobre esse processo, é correto afirmar: - Literatura | 2. Produção Medieval
Em Portugal, os textos literários mais antigos datam do século XII, momento que coincide com a expulsão dos árabes da península Ibérica e com a formação do Estado português.
Fruto da integração linguística e cultural existente entre Portugal e Galiza, a língua então falada na região que hoje se conhece como Portugal era o galego-português, e que persistiu entre os séculos XII e XIV. No século XV, as duas línguas foram separando-se tornando-se independentes.
O português moderno, ou seja, a língua portuguesa mais madura, que se aproxima da língua que falamos hoje, só surgiu no século XVI.
Tradicionalmente, é apontado o ano de 476, data da deposição do último imperador romano do Ocidente, Rómulo Augusto, por Odoacro, que transferiu mesmo as insígnias imperiais para Constantinopla, como sendo o seu inicio no período histórico entre a Antiguidade e a Época Moderna, a Idade Média, como qualquer outra divisão cronológica, apresenta datas discutíveis quanto ao seu início e fim.
Naturalmente se o início da Idade Média é polémico, o fim não é claro também: para além de 1453, ocupação de Constantinopla pelos Otomanos, também é apontado 1492, ano da primeira viagem de Colombo à América, o ano de 1517 (Guerras da Religião, ocorridas após a Reforma Protestante) ou 1598 ( Édito de Nantes), são igualmente datas referidas para o fim do período da Idade Média.
A civilização medieval caracterizou-se por um fraccionamento da autoridade política e um enfraquecimento da noção de Estado, tendo em conta a organização e centralidade romanas. A economia baseava-se na agricultura, embora o comércio e as manufacturas tenham tido algum progresso.
Socialmente, existia uma divisão em três grupos distintos: dois poderosos, a nobreza, guerreira e proprietária, e o clero, dominador mental e culturalmente, e um pobre, servil e maioritariamente camponês, o povo.
A literatura medieval é um tema vasto, pois abrange no seu essencial a produção escrita e disponível na Europa, (e não só) durante a Idade Média (o milénio que vai da queda do Império Romano em cerca de 500, até o início da Renascença florentina em fins do século XV).
A Literatura Portuguesa surge no século XII, na Idade Média, portanto. Tudo que se refere a respeito da Idade Média vale para Portugal: o que ocorre na sociedade, na Arte e na Literatura portuguesas é exemplo do que ocorre em toda a Europa.
Por uma questão de sistematização, até porque se trata de um complexo e rico campo de estudo que vai do totalmente sagrado ao exuberantemente profano, passando por todos os pontos intermediários, - vamos subdividir a literatura medieval Portuguesa em dois períodos: O período: dos Trovadores e o período: dos poetas Palacianos e Cronistas.
Disponível em: https://www.lusofoniapoetica.com. Acesso em: 15 mar. 2022.
O texto apresenta a contextualização da produção literária medieval. De acordo com o texto, a