(UCS) A fotossíntese é um processo físico-químico que ocorre nas células de alguns organismos, como plantas e algas, pelo qual a energia luminosa proveniente do sol é convertida em energia química para a realização da síntese de substâncias orgânicas. Uma das fases da fotossíntese pode ser representada pela equação abaixo:
Em relação à equação, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
As mudanças ocorridas na atmosfera, desde o surgimento da vida na terra até os dias atuais, levaram a uma evolução na forma pela qual os organismos obtêm sua energia. Considerando as quatro amplas categorias nutricionais: fotoautotróficos, fotoheterotróficos, quimioautotróficos e quimioheterotróficos, é correto afirmar:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
[...] Os milicianos apontados pela maioria das testemunhas assumiram que estavam descontentes e que conversavam sobre isso em reuniões. João de Deus, Manoel Faustino, Luiz Gonzaga e Lucas Dantas Torres falaram sobre a participação de um grupo de poderosos nessas reuniões, mas as autoridades novamente desconsideraram as informações. Eles foram condenados à pena última por crime de lesa-majestade. Na manhã de 8 de novembro foram enforcados e esquartejados na praça da Piedade, em Salvador.
VALIM, P. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 10, nº 118. Rio de Janeiro, jul. 2015 (adaptado). VOT2021
O relato acima sobre as consequências penais sobre os participantes da Conjuração Baiana demonstra
- Geografia - Fundamental | 6.5 Aquecimento Global
Texto 1
Terra sofre com o consumo excessivo
O consumo excessivo e o desperdício são os vilões do planeta. São eles os responsáveis pela crescente emissão de gases do efeito estufa, a falta d’água e a redução das áreas de floresta. O diagnóstico é do ministro de Ciência e Tecnologia da Índia, Murli Manohar Joshi, que esteve ontem na Academia Brasileira de Ciências, no Rio. Para Joshi, há apenas um caminho para salvar a Terra: a união da política com a ciência.
''As tecnologias, hoje, são ineficazes. Temos que aumentar a eficiência das máquinas para conservar energia e matéria-prima. E isso só conseguimos com o desenvolvimento do conhecimento, apoiado por uma política nacional voltada para ciência'', disse o ministro, que considera o atual modelo de produção insustentável.
Apesar da segregação no campo econômico, o atual modelo de desenvolvimento coloca todos no mesmo plano quando o que está em discussão é o meio ambiente. Rico ou pobre, todos serão afetados pela poluição atmosférica, uma das principais consequências do consumismo exacerbado. A diferença é que, apesar da poluição não respeitar fronteiras, as fontes poluidoras estão em territórios muito bem delimitados: os 20% mais ricos emitem 53% do CO2 lançado na atmosfera. Já o quinto mais pobre do planeta responde por apenas 3%.
Fonte: www.jbonline.com.br(acessado em 07/10/09)
Texto 2
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS RISCOS
- O aquecimento mínimo esperado para os próximos 100 anos é mais que o dobro do aumento de 0,6 grau centígrado registrado desde 1900.
- O nível do mar já subiu entre 10 cm e 20 cm em relação às médias do período pré-industrial.
- Um futuro de tempestades e inundações cada vez mais severas nas zonas litorâneas, crescentemente ocupadas, é provável e será ruim até mesmo nos melhores cenários das previsões.
- Espera-se uma redução geral do rendimento das culturas na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Áreas situadas no meio dos continentes, como o “grain belt” dos EUA e vastas áreas da Ásia, poderão provavelmente secar. Onde a agricultura em terrenos secos depende apenas da chuva, como na África subsaariana, as colheitas diminuirão dramaticamente até mesmo com aumentos mínimos na temperatura. Essas mudanças poderão causar a desorganização do suprimento de alimentos em um mundo já caracterizado pela escassez de alimentos e fome.
- Grande parte das espécies em risco no mundo, entre elas 25% dos mamíferos e 12% dos pássaros, poderá ser extinta nas próximas décadas, em virtude das alterações que serão provocadas pelo aquecimento em florestas, pântanos e rangelands.
- As altas temperaturas poderão expandir o alcance de doenças transmitidas por vetores, como a malária, que já matam um milhão de pessoas anualmente, a maioria delas crianças.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
Texto 3
Painel - Conferência de Copenhague pode ter resultado surpreendente
Os estudiosos mais otimistas esperam que a reunião de Copenhague termine pelo menos com um compromisso dos maiores emissores que leve a uma efetiva redução das emissões nacionais dos gases de efeito estufa. Essa visão leva em conta importantes mudanças como a política ambiental do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, e a anunciada disposição de países em desenvolvimento, como China e Índia, de participar de um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto após 2012.
Além da China e da Índia, o Brasil também parece propenso a aceitar um novo compromisso internacional. Isso ficou evidenciado em agosto na entrevista que o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim concedeu ao jornalista André Trigueiro, da Globo News, especializado em questões ambientais. Segundo o ministro, o governo brasileiro poderá assumir em Copenhague metas de redução das emissões nacionais de gases que contribuem para o efeito estufa. A entrevista de Amorim foi recebida com surpresa porque até aqui, como lembrou outro estudioso do tema, o jornalista Washington Novaes, o Brasil “tem-se recusado assumir compromissos de redução”.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
A) A partir da leitura e interpretação dos textos acima, EXPLIQUE o problema ambiental global. Utilize três situações para EXEMPLIFICAR as conseqüências desse problema.
B) DESCREVA duas possíveis causas para o problema ambiental global.
- História | 1.7 Período Joanino
Em 2008 foram comemorados os 200 anos da mudança da família real portuguesa para o Brasil, onde foi instalada a sede do reino. Uma sequência de eventos importantes ocorreu no período 1808-1821, durante os 13 anos em que D. João VI e a família real portuguesa permaneceram no Brasil.
Entre esses eventos, destacam-se os seguintes:
• Bahia – 1808: Parada do navio que trazia a família real portuguesa para o Brasil, sob a proteção da marinha britânica, fugindo de um possível ataque de Napoleão.
• Rio de Janeiro – 1808: desembarque da família real portuguesa na cidade onde residiriam durante sua permanência no Brasil.
• Salvador – 1810: D. João VI assina a carta régia de abertura dos portos ao comércio de todas as nações amigas, ato antecipadamente negociado com a Inglaterra em troca da escolta dada à esquadra portuguesa.
• Rio de Janeiro – 1816: D. João VI torna-se rei do Brasil e de Portugal, devido à morte de sua mãe, D. Maria I.
• Pernambuco – 1817: As tropas de D. João VI sufocam a revolução republicana.GOMES. L. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil.
São Paulo: Editora Planeta, 2007 (adaptado)
Uma das consequências desses eventos foi
- Matemática | 10. Estatística
A suspeita de que haveria uma relação causal entre tabagismo e câncer de pulmão foi levantada pela primeira vez a partir de observações clínicas. Para testar essa possível associação, foram conduzidos inúmeros estudos epidemiológicos. Dentre esses, houve o estudo do número de casos de câncer em relação ao número de cigarros consumidos por dia, cujos resultados são mostrados no gráfico a seguir.
De acordo com as informações do gráfico,