(UFPR) Considerando a fotossíntese e a respiração celular aeróbica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Quando a taxa de fotossíntese é maior que a taxa de respiração celular, há maior disponibilidade de carboidratos para a planta.
( ) Em plantas, a taxa de fotossíntese é sempre superior à taxa de respiração celular aeróbica.
( ) As taxas de fotossíntese e de respiração celular podem se equivaler, de modo que todo o gás carbônico produzido na respiração é utilizado na fotossíntese.
( ) A fotossíntese produz carboidratos, que são utilizados na respiração celular, e a respiração celular transforma os carboidratos em dióxido de carbono, que é utilizado na fotossíntese.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Questões relacionadas
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(UFRGS) Voltímetros e amperímetros são os instrumentos mais usuais para medições elétricas. Evidentemente, para a obtenção de medidas corretas, esses instrumentos devem ser conectados de maneira adequada. Além disso, podem ser danificados se forem conectados de forma incorreta ao circuito.
Suponha que se deseja medir a diferença de potencial a que está submetido o resistor R2 do circuito a seguir, bem como a corrente elétrica que o percorre.
Assinale a figura que representa a correta conexão do voltímetro (V) e do amperímetro (A) ao circuito para a realização das medidas desejadas. - História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Em cada lugar do mundo, encontramos escolas tão parecidas entre si e , ao mesmo tempo , tão diferentes. Nelas, encontramos alunos que têm sonhos, que querem praticar esportes, brincar, aprender. Há problemas e muitas qualidades assim como as escolas do Brasil. Conheça a escola de Sibusiso que mora na África do Sul. Sibusiso tem 11 anos e mora na zona rural de Richmond (África do Sul), numa fazenda onde se cultivam morangos. Sua casa fica a 8 km da escola, e ele anda mais de uma hora por dia para chegar até lá. Por segurança, as criança s andam em fila pela estrada. Quem vai à frente, leva uma bandeira. A escola é mantida pelo governo. Há 23 alunos na classe de Sibusiso , e a maioria tem a mesma idade dele. Mas têm jovens também de até 15 anos. Os alunos cultivam plantas no jardim, que é cercado por arame farpado. Assim, ladrões não podem entrar na escola. Sibusiso gosta da comida preparada na escola. Ele lava e seca seu prato depois de comer. As salas de aula têm saída para o pátio. Às vezes, as crianças fazem trabalhos ao ar livre, na grama. Ele aprende matemática, línguas, ciências e outros conteúdos comuns. Sibusiso quer ser piloto quando crescer. PENNY, Smith; ZAHAVIT. Shalev. Escolas como a sua. São Paulo: Ática, 2010.
Enunciado:
A escola onde Sibusiso estuda tem características de uma escola quilombola? Explique sua resposta.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
The odd word is the
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Fauna e Flora O Cerrado detém 5% da biodiversidade do planeta, sendo considerado a savana mais rica do mundo, porém um dos biomas mais ameaçados do País. Compreende um mosaico de vários tipos de vegetação, desde fisionomias campestres, savânicas e até florestais, como as matas secas e as matas de galeria. Ribeiro & Walter (2008) descreveram 11 tipos fitofisionômicos entre as formações florestais, savânicas e campestres do bioma. Alguns trabalhos citam fatores ambientais que podem influenciar na distribuição fitofisionômica e florística do Cerrado, compreendendo regime de fogo, clima, tipo de solo (fertilidade e drenagem), relevo, herbivoria, flutuações climáticas do Quaternário e distúrbios antrópicos (Eiten 1993, Miranda et al. 2002, Oliveira-Filho & Ratter 2002). A alta diversidade de ambientes se reflete em uma elevada riqueza de espécies, com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e cipós, totalizando 12.356 espécies que ocorrem espontaneamente e uma flora vascular nativa (pteridófitas e fanerógamas) somando 11.627 espécies (Mendonça et al. 2008), sendo aproximadamente 44% da flora endêmica (Klink & Machado 2005), tornando-o a savana tropical mais rica do mundo. Do mesmo modo, a diversidade da fauna é elevada. Existem cerca de 320.000 espécies de animais na região, sendo apenas 0,6% formada por vertebrados. Entre esses, os insetos têm posição de destaque com cerca de 90.000 espécies, representando 28% de toda a biota do Cerrado (Aguiar et al. 2004). No Bioma desenvolve-se expressiva produção agropecuária e importantes agroindústrias, vivendo aproximadamente 13 (treze) milhões de habitantes, que envolvem, dentre outros, as populações tradicionais, tais como os quilombolas, ribeirinhos, geraizeiros e índios. Uma grande variedade de plantas do Cerrado são usadas pela população. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequizeiro (Caryocar brasiliensis), Buriti (Mauritia flexuosa) e Mangabeira (Hancornia speciosa) e as sementes do Baru (Dypteryx alata). Muitas delas servem como base para a alimentação humana, entre elas, o pequi, o baru, a cagaita, o jatobá e tantas outras, e medicamentos, como o velame, a lobeira, a calunga, o barbatimão e uma infinidade de plantas usadas ancestralmente pelas populações do Cerrado. O conhecimento dessas comunidades associado ao uso e à aplicação das plantas medicinais do Cerrado também se constitui em um patrimônio cultural de grande importância. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora. Acesso em: 5 jan. 2018.
Enunciado:
Releia a frase retirada do texto: “ Alguns trabalhos citam fatores ambientais que podem influenciar na distribuição fitofisionômica e florística do Cerrado [...]”. O verbo sublinhado, considerando o seu significado, poderia ser corretamente substituído por:
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uefs) Erwin Schrodinger tinha razão ao defender a busca dos fundamentos físico-químicos da vida. Certos também estão Watson, Crick e outros físicos e biólogos moleculares que aclamam a estrutura do DNA como a chave dos segredos biológicos. Como o desenrolar de uma mola que impele as engrenagens delicadas da vida, o DNA se copia, orientando a produção de proteínas que formam, em conjunto, as manchas do leopardo, o cone do abeto e os corpos vivos em geral. Compreender como o DNA funciona pode ser o maior avanço científico da história. No entanto, nem o DNA nem qualquer outro tipo de molécula, por si só, é capaz de explicar a vida. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 23).
Com base nas informações do texto e no conhecimento atual associado ao funcionamento do DNA, é correto afirmar: