(UFAL) A seguir encontra-se o fluxograma relativo à separação dos componentes de uma mistura constituída por óleo, água e sal totalmente dissolvido.
Examinando o fluxograma apresentado, é correto afirmar que os processos de separação 1 e 2 são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para responder as questões.
A namorada
Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
BARROS, Manoel. Tratado geral das grandezas do ínfimo. Rio de Janeiro: Record, 2001, p.17.
Releia os seguintes versos:
“O pai era uma onça”
“No tempo do onça era assim.”
O artigo masculino o acompanha uma palavra feminina ( o onça) para referir-se
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão leia o texto a seguir.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar.
Disponíve em: http://www.suapesquisa.com/grecia/arte_grega.htm. Acesso em 02 fev. 2012.
A arquitetura grega tinha um caráter
- História | 5.7 Iluminismo
(UFPA) O texto abaixo recupera uma obra iluminista dirigida por Denis Diderot e Jean Le Rond d’ Alembert em 1772 na França intitulada de Enciclopédia ou Dicionário racional das ciências, das artes e dos ofícios. No texto afirma-se que: na Enciclopédia não havia área do engenho humano que não tivesse sido coberta. Ali se observava a confiança de que os homens eram, ou poderiam ser em breve, senhores de seu próprio destino, que poderiam moldar o mundo e a sociedade de acordo com as suas conveniências e vantagens. Era o poder da razão. Por isso mesmo a Enciclopédia não foi universalmente aceita. Poderes absolutistas civis e religiosos foram seus combatentes.
(DENT, N. J. H.. Dicionário de Rousseau. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, p. 125. Texto adaptado).
A Enciclopédia proposta por homens iluministas como Diderot e D’Alembert foi criticada no contexto francês do final do século XVIII, porque nesse momento o absolutismo e razão significavam
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Cyberbullying : ofensas e humilhações na Internet Humilhar, constranger, ofender, perseguir, difamar, machucar. Esses são os ingredientes maléficos que compõem o bullying, expressão inglesa aplicada às escolas para definir o comportamento de crianças e adolescentes que têm o dom de infernizar a vida dos seus colegas. Volta e meia, a imprensa noticia casos em que a agressão chega a extremos, terminando na morte da vítima ou do agressor. Ou seja, o que pode parecer uma simples brincadeira de criança, piadinhas de mau gosto ou apelidos pejorativos, na verdade não têm nada de normal ou inconsequente. É um desvio de comportamento em que o agressor pratica abusos morais ou físicos, levando a vítima a se afastar do convívio dos amigos, a desinteressar-se dos estudos, abalando profundamente sua autoestima. [...] O mais grave dessa situação é que a vítima, na maior parte das vezes, não sabendo como reagir, com medo de piorar sua situação, acaba se isolando, sofrendo sozinho, sem pedir ajuda a ninguém. Justamente numa época da vida em que o adolescente está definindo sua personalidade e que a opinião do grupo é fundamental como parâmetro de aceitação e admiração, ele se vê indefeso e profundamente magoado. Este tem sido um desafio para muitos pais e professores que se veem diante de um desvio de comportamento que tantos danos é capaz de causar, sem saberem como evitar que isso aconteça. DUPRAT, Maluh. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/cyberbullying.htm>. Acesso em: 10 jun. 2016. (Fragmento)
Tanto o artigo de opinião quanto a charge abordam a questão do ciberbullying. Ao relacionar os textos anteriores, infere-se o seguinte ponto de vista defendido pelos dois autores:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UEFS)
Um bloco com massa de 500,0g desloca-se sobre um plano horizontal de atrito desprezível. No ponto A, mostrado na figura, o bloco comprime uma mola de constante elástica 140 N/m, que se encontra sobre uma superfície rugosa com coeficiente de atrito igual a 0,6.
Considerando-se a aceleração da gravidade com módulo de 10,0 m/s² e sabendo-se que a compressão máxima da mola é de 10,0 cm, a quantidade de movimento do bloco, no instante que atingiu a mola, em kg.m/s, era igual a