(UNESP) Antes que se tornasse um atributo do pensamento ou uma qualidade da vontade, a liberdade era entendida como o estado do homem livre, que o capacitava a se mover, a se afastar de casa e sair para o mundo e a se encontrar com outras pessoas em palavras e ações. Essa liberdade, é claro, era precedida da liberação: para ser livre o homem deve ter-se libertado das necessidades da vida [...] A liberdade necessitava ainda da companhia de outros homens que estivessem no mesmo estado.
H. Arendt
No parágrafo acima, a autora
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 09. Do Primeiro Reinado às Regências
Era a primeira vez que uma casa real cruzava o Atlântico e tentava a sorte afastada do continente europeu. Longe dos tempos dos primeiros descobridores, que atravessaram o oceano para encontrar riqueza e glória em terras americanas, agora era a própria dinastia de Bragança que fugia (na visão de alguns), evitava sua dissolução (na visão de outros), ou empreendia uma política audaciosa, escapando da posição humilhante a que Napoleão vinha relegando as demais monarquias.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. D. João de passagem. In: FIGUEIREDO, Luciano (Org.).
História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. p. 211.
Um acontecimento marcante para a História do Brasil Colonial, ao qual o texto citado faz referência, é:
- Física
CAPACITOR E CAMPO ELÉTRICO
Os capacitores planos C1e C2 mostrados na figura têm a mesma distância d e o mesmo dielétrico (ar) entre suas placas. Suas cargas iniciais eram Q1 e Q2 respectivamente, quando a chave CH1 foi fechada. Atingido o equilíbrio eletrostático, observou-se que a tensão V1 mostrada na figura não sofreu nenhuma variação com o fechamento da chave. Podemos afirmar que os dois capacitores possuem
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
O tecido nervoso é um dos mais especializados e complexos do corpo humano. Por meio dele, percebemos o mundo, aprendemos e armazenamos memórias. Sua origem é ectodérmica, sendo constituído por células altamente especializadas, responsáveis pela recepção e resposta adequada aos estímulos, atuando na condução do impulso nervoso.
Em relação às células gliais, estabeleça relação entre o nome, o desenho e as funções de cada uma.
CÉLULAS
DESENHOS
FUNÇÕES
1. Oligodendrócitos
I. São células fagocitárias, que participam tanto do processo de inflamação quanto da reparação do SNC. Também secretam diversas citocinas reguladoras do processo imunitário e removem os restos celulares, que surgem nas lesões do SNC.
2. Astrócitos
II. São responsáveis por revestir os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal. Em alguns locais, por serem ciliadas, atuam na movimentação do líquido cefalorraquidiano.
3. Células de Schwann
III. São responsáveis pela produção da bainha de mielina, que possui a função de isolante elétrico para os neurônios do SNC.
4. Células Ependimárias
IV. Possuem a mesma função de uma outra célula descrita no quadro, embora formem a bainha de mielina em torno do axônio em neurônios do sistema nervoso periférico.
5. Células de Micróglia
V. Participam do controle da composição iônica e molecular do ambiente extracelular dos neurônios, podendo influenciar a atividade e a sobrevivência deles, absorvem excessos localizados de neurotransmissores e sintetizam moléculas neuroativas.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
A força de sustentação é uma força aerodinâmica que atua sobre as asas dos aviões e que surge devido à pressão estática, que atua abaixo das asas, ser maior do que a pressão dinâmica exercida pelo ar acima das asas. O gráfico apresenta o módulo da força de sustentação que atua em um pequeno avião de 6 × 103 kg de acordo com o tempo de voo. Considere a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2.
Qual é o instante aproximado em que o avião decola?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Texto base: CurriculoAvaliacao 8166
Leia este texto para responder à questão O que você sabe sobre os circos? Alegria, surpresa, apreensão, comoção, fascínio... Quantas sensações diferentes uma pessoa pode ter em uma apresentação de circo? No dia 27 de março, celebramos o Dia do Circo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do palhaço Piolin (1897-1973), o “rei dos palhaços” brasileiros. Dono do Circo Piolin, lutava pela valorização das artes circenses e era conhecido como um exemplo de artista verdadeiramente brasileiro e popular. Quarenta e cinco anos após a morte de Piolin, os espetáculos de circo continuam a acontecer em todo o país. No site Circonteúdo, voltado para a divulgação da arte do picadeiro, há 186 grupos circenses cadastrados – embora ainda existam muitas companhias não cadastradas. Na cidade de São Paulo, a escola Galpão de Circo, localizada no bairro da Vila Madalena, oferece aulas para crianças, jovens e adultos. As modalidades, que levam em consideração a faixa etária e o ritmo do aluno, incluem brincadeiras circenses, aéreos, contorção, acrobacia, palhaço, entre outros. [...] O dono do Galpão, Alex Marinho, explica que o circo não é um esporte, mas uma arte que envolve atividade física. “O circo valoriza a apresentação. A competição é com você mesmo: tentamos superar desafios, mas sem esquecer da segurança”, diz Alex. [...] Disponível em: <https://www.jornaljoca.com.br/no-dia-do-circo-saiba-mais-sobre-a-arte-do-picadeiro-2/>.Acesso em: 22 abr. 2018.
Enunciado:
O dono do Galpão, Alex Marinho, explica que o circo não é um esporte, mas uma arte que envolve atividade física.
Nesse fragmento, o aposto tem a função de