O dono de uma empresa produtora de água mineral explora uma fonte de onde extrai 20 000 litros diários, os quais são armazenados em um reservatório com volume interno de 30 m3, para serem colocados, ao final do dia, em garrafas plásticas. Para aumentar a produção, o empresário decide explorar também uma fonte vizinha, de onde passa a extrair outros 25 000 litros. O reservatório que se encontra em uso possui uma capacidade ociosa que deve ser aproveitada.
Avaliando a capacidade do reservatório existente e o novo volume de água extraído, qual o volume interno mínimo de um novo reservatório que o empresário deve adquirir?
Questões relacionadas
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UESB) Sobe para 1.481 o número de casos suspeitos da febre chikungunya na Bahia, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Até esta quarta-feira (29/10), as notificações foram confirmadas em 49 municípios. No último boletim, divulgado no dia 23 de outubro, 1.267 notificações em 35 cidades foram registradas. A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.
(SOBRE para..., 2014)
A partir das características biológicas, tanto do agente etiológico como do agente transmissor da febre Chikungunya, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02. Semântica
Leio-o e observe-o com atenção.
Fonte: http://www.urfabio.blogger.com.br/carta%20achada%20na%20rua001.jpg – 22/5/2010 – adaptado.
De acordo aos principais erros gramaticais, as palavras seriam escritas corretamente, de acordo os significados dos sentidos expressos, da seguinte forma:
- História | 5.2 Renascimento Cultural
TEXTO I
"Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. ...homem de engenho e artes inesgotáveis... soube aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento... sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o bem...."
(ANTÍGONA, Sófocles, 497 - 406, a.C.) VOTO2022
TEXTO II
"Eu não te dei, Adão, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas.... Tu mesmo fixarás as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre arbítrio, a cujo domínio te confiei.... Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores, que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à maneira das superiores, que são as divinas."
(SOBRE A DIGNIDADE DO HOMEM, Pico della Mirandola, 1463 - 1494) VOT2022
O texto I foi escrito na Grécia Antiga, antes de Cristo, enquanto o texto foi escrito na época da Renascimento Cultural. Embora escritos com diferença de cerca de 2 mil anos, os textos apontam o ser humano como
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
UM MENINO APRENDE A LER
Minha mãe sentava-se a coser e retinha-me de livro na mão, ao lado dela, ao pé da máquina de costura. O livro tinha numa página a figura de um bicho corcunda ao lado da qual, em letras graúdas, destacava-se esta palavra: ESTÔMAGO. Depois de soletrar “es-tô-ma-go”, pronunciei “estomágo”. Eu havia pronunciado bem as duas primeiras palavras que li, camelo e dromedário. Mas estômago, pronunciei estomágo. Minha mãe, bonita como só pode ser mão jovem para filho pequeno, o rosto alvíssimo, os cabelos enrolados no pescoço, parou a costura e me fitou de fazer medo: “Gilberto!”. Estremeci. “Estomágo? Leia de novo, soletre”. Soletrei, repeti: “Estomágo”. Foi o diabo. Jamais tinha ouvido, ao que me lembrasse então, a palavra estômago. A cozinheira, o estribeiro, os criados, Bernarda, diziam “estambo”. “Estou com uma dor na boca do estambo”, “Meu estambo está tinindo”. Meus pais teriam pronunciado direito na minha presença, mas eu não me lembrava. E criança, como o povo, sempre que pode repele proparoxítono.
AMADO, G. História de minha infância. Rio de Janeiro: José Olympio, 1958.
No trecho, em que o narrador relembra um episódio de sua infância, revela-se a possibilidade de a língua se realizar de formas diferentes. Com base no texto, a passagem em que se constata uma marca de variedade linguística pouco prestigiada é:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(INTA)
O papel da água na fotossíntese é fornecer hidrogênio para a transformação do gás carbônico, CO2, em glicídios. O oxigênio é apenas um produto do processo. Outras moléculas contendo hidrogênio têm a mesma função na presença de enzimas adequadas, como as de bactérias verdes sulforosas e as de púrpuras, que usam sulfeto de hidrogênio, H2S, em substituição à água e liberam enxofre, S, em lugar de oxigênio, de acordo com a equação química simplificada. Análises comparativas de DNA indicam que essas bactérias possuem clorofilas especiais e a maioria é obrigatoriamente anaeróbica. Os micro-organismos foram pioneiros no processo de fotossíntese, há 3 milhões de anos.
Considerando-se a evolução do processo de fotossíntese, ao longo da história do Planeta, é correto afirmar: