(UNIRIO) Estas são microfotografias de células onde está evidenciado o citoesqueleto. Com relação a esta estrutura citoplasmática, podemos afi rmar que o citoesqueleto:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma pesquisa de mercado sobre produtos de higiene e limpeza apresentou o comparativo entre duas marcas, A e B. Esses produtos são concentrados e, para sua utilização, é necessária sua diluição em água. O quadro apresenta a comparação em relação ao preço dos produtos de cada marca e ao rendimento de cada produto em litro.
Um consumidor pretende comprar um litro de cada produto e para isso escolherá a marca com o menor custo em relação ao rendimento.
Nessas condições, as marcas dos quatro produtos adquiridos pelo consumidor, na ordem apresentada na tabela, são
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UERN) A imagem apresenta um grande escritor que expressa, em suas obras, características brasileiras bem marcantes, como, por exemplo, em seu livro Os Sertões.
São afirmativas acerca de um importante bioma brasileiro, cujas características se observam no fundo da imagem anterior, EXCETO:
- Literatura | 5.2 Modernismo
Uma planta é perturbada na sua sesta* pelo exército que a pisa.
Mas mais frágil fica a bota.
Gonçalo M. Tavares, 1: poemas.
*sesta: repouso após o almoço.
(FUVEST 2020 1º FASE) Considerando que se trata de um texto literário, uma interpretação que seja capaz de captar a sua complexidade abordará o poema como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base: Leia a tirinha a seguir, da Turma da Mônica.
Enunciado:
“- Cebolinha! Posso usar o seu sapato?
- Clalo, Cascão!”
Explique o que o personagem Cebolinha inferiu para responder à pergunta realizada por seu colega Cascão.
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Entrei numa lida muito dificultosa. Martírio sem fim o de não entender nadinha do que vinha nos livros e de que o mestre Frederico falava. Estranheza colosso me cegava e me punha tonto. Acho bem que foi desse tempo o mal que me acompanha até hoje de ser recanteado e meio mocorongo. Com os meus, em casa, conversava por trinta, tinha ladineza e entendimento. Na rua e na escola — nada; era completamente afrásico. As pessoas eram bichos do outro mundo que temperavam um palavreado grego de tudo.
Já sabia ajuntar as sílabas e ler por cima toda coisa,mas descrencei e perdi a influência de ir à escola, porque diante dos escritos que o mestre me passava e das lições marcadas nos livros, fique sendo um quarta-feira de marca maior. Alívio bom era quando chegava em casa.
BERNARDES, C. Rememórias dois. Goiânia: Leal, 1969.
O narrador relata suas experiências na primeira escola que frequentou e utiliza construções linguísticas próprias de determinada região, constatadas pelo