(UEPB) Desde a Antiguidade, o sal comum (cloreto de sódio) tem sido um aliado do homem na conservação de certos alimentos, como a carne. Salgando o peixe, por exemplo, eleva-se fortemente o seu potencial osmótico.
Assim, quando bactérias decompositoras entram em contato com a carne:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Observe a imagem e responda.
Disponível em: 1.bp.blogspot.com/.../s400/Feudalismo1.jpg. Acesso em 29/11/09
Essa imagem retrata
- História | A. Grécia
(FUVEST 2007 1ª FASE) “Num processo em que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes [orador político, 384-322 a.C.] jogou na cara do adversário [também um orador político] as seguintes críticas: ‘Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança, frequentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando criança, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava’. Demóstenes ganhou triunfalmente o processo.”
Paul Veyne, História da Vida Privada, I, 1992.
A fala de Demóstenes expressa a
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(ENEM 2011 2ª APLICAÇÃO) Em abelhas, Apis mellifera, os óvulos não fertilizados originam machos haploides. Experimentos em laboratório têm obtido machos diploides e demonstram que os machos têm de ser homozigotos para um gene, enquanto as fêmeas têm de ser heterozigotas. Disponível em: http://www.nature.com (adaptado).
Supondo que uma fêmea com genótipo AB se acasale com cinco machos com genótipos diferentes A, B, C, D e E, conforme o esquema. Qual a porcentagem de machos na prole desta fêmea?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
O pau de dois bicos
Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele.
— Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos?
— Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!…
A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele.
Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera.
— Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves?
— E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês?
— Mas voas!…
— Voo de mentira, por fingimento…
— Mas tem asas!
— Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa…
O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo.
Moral da Estória:
O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ ___________________________________________________ ].
LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453
Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
“Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera.”
Se esse trecho fosse reescrito como se os fatos narrados se concluíssem num momento anterior ao da narração, ele estaria correto em:
- Língua Portuguesa
O novo ouro do centro de São Paulo
Roubo e receptação de celulares acontecem à luz do dia na capital paulista, assim como na era dos trombadinhas, nos anos 1980 e 1990.
Existe uma tendência no mundo ocidental de que em determinados períodos da história o centro das grandes cidades fica decadente. Em um primeiro momento, perdem-se os moradores tradicionais, que buscam novas regiões afluentes. Depois, é a vez do comércio chique, que acompanha os endinheirados. Com isso, as regiões centrais se transformam em locais de escritórios, de cortiço e comércios mambembes. Ao mesmo tempo, elas continuam sendo áreas onde existe um grande fluxo de pessoas durante o dia, todos anônimos e desconhecidos. É o cenário ideal para criminosos, que se aproveitam desse anonimato para agir.
MINGARDI, G. Época. 20 mar. 2019. [Fragmento]
A introdução possibilita o primeiro contato com a tese a ser defendida. Esse aspecto é observado nesse trecho por meio da opção do articulista em recorrer a