(UFPB) Os componentes celulares que estão presentes tanto em células de eucariontes como de procariontes são
Questões relacionadas
- Física
Um cilindro maciço e homogêneo de peso igual a 1000N encontra-se apoiado, em equilíbrio, sobre uma estrutura composta de duas peças rígidas e iguais, DB e EA de pesos desprezíveis, que formam entre si um ângulo de 90° e estão unidas por um eixo articulado em C As extremidades A e B estão apoiadas em um solo plano e horizontal. O eixo divide as peças de tal modo que DC=EC e CA=CB conforme a figura abaixo.
Um cabo inextensível e de massa desprezível encontra-se na posição horizontal em relação ao solo, unindo as extremidades D e E das duas peças. Desprezando o atrito no eixo articulado e o atrito das peças com o solo e do cilindro com as peças, a tensão no cabo DE é:
- Geografia | 2. Cartografia
(UPF) O mapa múndi que se apresenta é uma anamorfose e está representado de modo que o tamanho dos países e continentes depende da quantidade de habitantes.
Sobre o que está apresentado, é correto afirmar que:
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UEFS)
Um dado sistema em que inicialmente existem apenas reagentes pode convergir para um estado em que há reagentes e produtos coexistindo com concentrações constantes ao longo do tempo. Essas concentrações não se alteram em razão de as reações direta e inversa se processarem com velocidades iguais, o que caracteriza um estado de equilíbrio dinâmico.
De acordo com essas informações e considerando o sistema, representado pela equação química, formado inicialmente pela mistura de 1,0mol de Br2 (g) com 1,0mol de H2(g), contida em um recipiente de 10,0L, a determinada temperatura, ao atingir o estado de equilíbrio, apresentou 0,20mol de HBr, é correto afirmar:
- Física | B. Resistores
Um forno elétrico é construído de forma a a quecer um corpo colocado em seu centro de forma mais uniforme. É composto de 12 resistores iguais de 60 ohms dispostos em forma de cubo, como na figura a seguir.
A intensidade de corrente elétrica, em amperes,que passa pelo circuito quando aplicada uma DDP de 220V entre os pontos A e B é: - Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Cinema Novo
O filme quis dizer: “Eu sou o samba”
A voz do morro rasgou a tela do cinema
E começaram a se configurar
Visões das coisas grandes e pequenas
Que nos formaram e estão a nos formar
Todas e muitas: Deus e o diabo, vidas secas, os fuzis,
Os cafajestes, o padre e a moça, a grande feira, o desafio
Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil
VELOSO, C.; GIL, G. In: Tropicália 2. Rio de Janeiro: Polygram, 1993 (fragmento).
TEXTO II
O cinema brasileiro partiu da consciência do subdesenvolvimento e da necessidade de superá-lo de maneira total, em sentido estético, filosófico, econômico: superar o subdesenvolvimento com os meios do subdesenvolvimento. Tropicalismo é o nome dessa operação; por isso existe um cinema antes e depois do Tropicalismo. Agora nós não temos mais medo de afrontar a realidade brasileira, a nossa realidade, em todos os sentidos e a todas as profundidades.
ROCHA, G. Tropicalismo, antropologia, mito, ideograma. In: Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra;
Embrafilme, 1981 (adaptado).
Uma das aspirações do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro dos anos 1960, incorporadas pela letra da canção e detectáveis no texto de Glauber Rocha, está na