(UFMG) O esquema a seguir representa a concentração de íons dentro e fora dos glóbulos vermelhos
A entrada de K+ e a saída de Na+ dos glóbulos vermelhos pode ocorrer por:
Questões relacionadas
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(Fgv) A rolha de cortiça, utilizada para tapar garrafas de vinhos, apresenta características fundamentais que interferem na qualidade das bebidas armazenadas, entre elas a porosidade. A cortiça é extraída a partir do súber da espécie de árvore Quercus suber, ou sobreiro, original da península Ibérica.
A porosidade da cortiça deve-se ao fato de esse tecido vegetal ser constituído por células
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(PUCSP) A diversificação evolutiva é um fenômeno biológico que se encontra refletido na composição molecular dos organismos atuais. A hemoglobina, por exemplo, é uma das moléculas cujas diferenças na composição de aminoácidos são utilizadas para se deduzir relações evolutivas entre espécies. Considere as espécies animais A, B, C, D e E, cujas moléculas de hemoglobina possuam diferenças na composição de aminoácidos. Em relação à hemoglobina da espécie A, as hemoglobinas das espécies B, C, D e E possuem 45,8,67 e 32 aminoácidos diferentes, respectivamente.
Sendo assim, assinale o diagrama que melhor representa as relações evolutivas entre essas espécies.
- Geografia - Fundamental | 04. Características naturais do território brasileiro
Texto base: Analise as imagens e os textos a seguir. Extensão aproximada: 2.036.448 quilômetros quadrados. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e boa parte de Goiás (97%), de Tocantins (91%), do Maranhão (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), além de cobrir áreas menores de outros seis Estados. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas. No Cerrado predominam formações da savana e clima tropical quente subúmido, com uma estação seca e uma chuvosa e temperatura média anual entre 22 °C e 27 °C. Além dos planaltos, com extensas chapadas, existem nessas regiões florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso d’água e com folhagem persistente durante todo o ano; e a vereda, em vales encharcados e que é composta de agrupamentos da palmeira buriti sobre uma camada de gramíneas (estas são constituídas por plantas de diversas espécies, como gramas e bambus). Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2009/10/biomas-brasileiros>. Acesso em: 05 abr. 2014. (Fragmento) Extensão aproximada: 150.355 quilômetros quadrados. O bioma Pantanal cobre 25% de Mato Grosso do Sul e 7% de Mato Grosso e seus limites coincidem com os da Planície do Pantanal, mais conhecida como Pantanal mato-grossense. O Pantanal é um bioma praticamente exclusivo do Brasil, pois apenas uma pequena faixa dele adentra outros países (o Paraguai e a Bolívia). É caracterizado por inundações de longa duração (devido ao solo pouco permeável) que ocorrem anualmente na planície, e provocam alterações no ambiente, na vida silvestre e no cotidiano das populações locais. A vegetação predominante é a savana. A cobertura vegetal original de áreas que circundam o Pantanal foi em grande parte substituída por lavouras e pastagens, num processo que já repercute na Planície do Pantanal. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2009/10/biomas-brasileiros>. Acesso em: 05 abr. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Complete o quadro, escrevendo três diferenças entre os biomas: Serrado e Pantanal.
Serrado
Pantanal
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O esquema abaixo representa interações bióticas que podem ocorrer de forma direta e indireta entre determinadas populações de um ecossistema.
A respeito dessas alelobioses, pode-se considerar que:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Régua
- Lápis HB
- Caneta hidrocor preta
- Lápis de cor
- Papel formato A4 de gramatura alta (Canson, Cartão)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai apresentar alguns trabalhos de Bridget Riley para os alunos.
- Disponível: <http://nadav.harel.org.il/Bridget_Riley/>
- Explicar que este tipo de arte que a artista faz, se chama Op-Art – vem do inglês (optical-art) e significa “arte óptica”. É uma arte com ênfase na visualização. Mesmo com todo o rigor com que é construída, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Uma arte aproximada da ciência e da tecnologia.
- Ressaltar que os efeitos desse tipo de pintura é puramente visual e afeta a percepção óptica. Gera a sensação de movimento, de aproximações e distanciamentos puramente ópticos e não cinéticos.
- Provocar com o grupo uma discussão sobre a capacidade da arte criar ilusão, enganar os olhos e induzir o pensamento.
- Destacar para os alunos como a artista faz uma sequência de formas ou linhas propondo uma dinâmica com essa repetição de preto, branco e cinza.
- Inspirando-se nos efeitos produzidos na pintura de Bridget Riley, propor que os alunos realizem um desenho que explore os efeitos de contraste entre as cores preto e branco e compreendam que a artista diminui propositalmente os espaços dos retângulos para que produzam a sensação de que o desenho está sendo sugado para dentro do papel, e assim gera movimento visual.
- Oriente o aluno para traçar as linhas horizontais e verticais com a régua, pois a arte óptica exige precisão no traçado. O colorido poderá ser feito com lápis de cor ou caneta hidrocor preta.
- Ressalte a necessidade de que o colorido seja também preciso e respeite os limites da forma (as linhas de contorno).
- O grupo perceberá que o desenho é até relativamente simples, mas o acabamento exigirá muita atenção e calma na execução.
- Oportunize um momento (ou vários) para que o grupo manifeste suas impressões sobre o trabalho. Se conseguiram ou não das efeito óptico em seus desenhos. Se não, o que faltou para alcançar o efeito.
- No final, é possível montar um painel com todos os desenhos que poderá ser dentro da sala de aula ou nos corredores da escola.
Fonte: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25139>