(UERJ) Macromoléculas polares são capazes de atravessar a membrana plasmática celular, passando do meio externo para o meio interno da célula. Essa passagem é possibilitada pela presença do seguinte componente na membrana plasmática:
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental
(UESB) O mundo precisa resolver simultaneamente três problemas de produção de alimentos: acabar com a fome, duplicar a produção até 2050 e reduzir os danos provocados pela agricultura ao ambiente. Cinco soluções, se articuladas entre si, permitirão atingir essas metas: impedir que a agricultura continue avançando sobre terras tropicais, melhorar a produtividade das fazendas, aumentar a eficiência global no uso da água e de fertilizantes, diminuir o consumo per capita de carne e reduzir o desperdício na produção e distribuição de alimentos, ou seja, tornar a produção de alimentos um processo mais sustentável.
Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar:
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(UFPA) A luz e o som são considerados como ondas por transportarem energia sem haver transporte de matéria, no entanto têm características diferentes. A alternativa correta sobre essas duas ondas é:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB)
Um corpo de massa m = 4,0 kg desloca-se em linha reta sob a ação de uma única força paralela à sua trajetória. Na figura, está representada a intensidade (F) da força em função da distância (x) percorrida pelo corpo. Considerando-se que o corpo se encontrava inicialmente em repouso na origem, é correto afirmar:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Interbits) Leia.
A gente pensa que autoritarismo é um fenômeno no aparelho de Estado, que é a ditadura. Autoritarismo é um fenômeno social, e a sociedade brasileira é autoritária. Ela é vertical, hierarquizada, oligárquica. Ela transforma todas as diferenças em desigualdades e naturaliza as desigualdades. Ela opera com a discriminação e o preconceito de classe, a discriminação e o preconceito religioso, a discriminação e o preconceito de sexo, a discriminação e o preconceito profissional e a discriminação e o preconceito racial.
ChauÍ, Marilena. Informação verbal obtida no debate "A Ascensão Conservadora em São Paulo", em 28 de agosto de 2012, na USP.
A fala acima, de Marilena Chauí, apresenta a visão de que a sociedade brasileira é autoritária, devido à forma como naturaliza as desigualdades. Essa naturalização das desigualdades pode ser considerada como:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Entre as principais medidas por ele tomadas, podemos destacar a criação de duas grandes estatais do setor energético: a Petrobras, que viria a controlar toda atividade de prospecção e refino de petróleo no país; e a Eletrobrás, empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica. Além disso, Vargas convocou João Goulart para assumir o Ministério do Trabalho. Em um período de intensa atividade grevista, João Goulart defendeu um reajuste salarial de 100%. Todas essas medidas tinham forte tendência nacionalista e foram recebidas com tamanho desagrado pelas elites e setores do oficialato nacional. Disponível em: <http://goo.gl/TWmiI5>. Acesso em: 02 abr. 2015.
Enunciado:
Com relação ao governo de Getúlio Vargas, durante os anos de 1951 a 1954, o texto procura destacar que