(PUC-RS) Complete a frase a seguir: A molécula de RNA sintetizada é _________ à fita de DNA que lhe deu origem e ________ à outra fita de DNA, sendo as ___________ substituídas pelas uracilas.
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST 2005 1ª FASE) Leia os itens abaixo.
I. vegetação de tundra
II. vegetação de taiga
III. recursos hídricos
IV. latossolos
V. petróleo
VI. carvão
Assinale a alternativa que destaca corretamente recursos naturais importantes para o fortalecimento da economia do Canadá no século XX.
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIC) A circulação pulmonar é o sistema vascular dos pulmões e sua função é transportar o sangue pelos capilares pulmonares, onde o oxigênio é absorvido pelo sangue dos alvéolos, ao mesmo tempo em que o gás carbônico é excretado, pelo sangue, para os alvéolos.
Sobre circulação pulmonar, é correto afirmar:
- Matemática
Os lados AB, BC, CD e DA de um quadrado foram divididos em 3 partes iguais, respectivamente, pelos pontos P, Q, R, S, T, U, V e W, conforme a figura a seguir.
As interseções AR e DP, AR e UQ, WS e DP e WS e UQ são vértices de um quadrado de área 1, ressaltado na figura.
Qual a área do quadrado ABCD?
- Geografia | 6.3 Mineração
(UNIOESTE) Sobre os recursos minerais no Brasil e no mundo, assinale a alternativa INCORRETA.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(PUC) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Luiz Gama (1830-1882) foi um dos raros intelectuais negros brasileiros do século XIX, o único autodidata e também o único a ter sofrido a escravidão antes de integrar a república das Letras, universo reservado aos brancos. Em São Paulo, em 1859, lançou a primeira edição de seu único livro – Primeiras trovas burlescas de Getulino –, uma coletânea de poemas satíricos e líricos até bem pouco rara. Pela primeira vez na literatura brasileira, um negro ousara denunciar os paradoxos políticos, éticos e morais da sociedade imperial. (...) Jamais frequentou escolas, pois, como afirmara, “a inteligência repele os diplomas, como Deus repele a escravidão”. Luiz Gama converteu-se no incansável e douto “advogado dos escravos”. O poeta então se eclipsa, cedendo lugar ao abolicionista e militante republicano.
FERREIRA, Lígia Fonseca. “Luiz Gama por Luiz Gama: carta a Lúcio de Mendonça”.Revista Teresa de Literatura Brasileira (8/9). São Paulo: Editora 34/Universidade de São Paulo, 2008, p. 301.
Em relação à proposição “Deus repele a escravidão”, sabe-se que os jesuítas