O gráfico mostra estimativas da produção brasileira de trigo em safras recentes:
A média da produção brasileira de trigo de 2005/06 a 2009/10, em milhões de toneladas, é de:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma enquete, realizada em março de 2010, perguntava aos internautas se eles acreditavam que as atividades humanas provocam o aquecimento global. Eram três as alternativas possíveis e 279 internautas responderam à enquete, como mostra o gráfico.
Época. Ed. 619, 29 mar. 2010 (adaptado)
Analisando os dados do gráfico, quantos internautas responderam "NÃO" à enquete:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UEPB)
“No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra,
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Juriti não suspira, inhambu seu canto encerra.
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Acauã, bem no alto do pau-ferro, canta forte,
Como que reclamando sua falta de sorte.
Asa branca. sedenta, vai chegando na bebida.
Não tem água a lagoa, já está ressequida.
E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste.
Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste”.(Música Aquarela Nordestina – Rosil Cavalcanti e Maria das Neves Coura Cavalcanti)
Agora analise as afirmativas seguintes, que interpretam a música Aquarela Nordestina à luz dos conhecimentos atuais da Biologia sobre a caatinga.
I. O verso 2 faz referência à diversidade de relevo das terras nordestinas, onde encontramos: planícies, como a Litorânea e do Complexo do Campo Maior, onde ocorrem inundações periódicas; chapadas, como os Complexos do Ibiapaba-Araripe e da Chapada Diamantina; as depressões, Sertaneja Setentrional – área mais secada caatinga – e Sertaneja Meridional – maior regularidade de chuvas; e o planalto da Borborema, além das Dunas do São Francisco e o Rato da Catarina.
II. Nos versos 3, 5 e 7 são citados juriti, inhambu, acauã e asa branca, todos representantes das aves, animais que apresentam características como: corpo recoberto por penas, membros anteriores transformados em asas, endotermia, ossos pneumáticos e sacos aéreos, fecundação interna e oviparidade.
III. O Pau-ferro, Caesalpinea Ferrea Mart., é uma árvore da família Fabaceae; é uma leguminosa, logo forma frutos do tipo vagem. Neste grupo encontramos ainda feijão, ervilha, soja, amendoim e pata-de-vaca.
IV. O verso 5 apresenta uma incorreção, pois na natureza, a Acauã, ave endêmica da caatinga, não é encontrada na copa do Pau-ferro, árvore endêmica da Mata Atlântica.
V. O verso 9 trata da diversidade de paisagens da caatinga, que se devem à pluviometria, fertilidade, tipo dc solo e relevo. O brejo corresponde a regiões serranas e mais úmidas, o sertão apresenta vegetação mais rústica, cariri apresenta vegetação menos rústica e agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica.
Estão corretas as proposições:
- Física | E. Geradores e Receptores
(ESPECEX) No circuito elétrico desenhado abaixo, todos os resistores ôhmicos são iguais e têm resistência R = 1,0 Ω. Ele é alimentado por uma fonte ideal de tensão contínua de E = 5,0 V A diferença de potencial entre os pontos A e B é de:
- Língua Portuguesa
Acauã
Luiz Gonzaga
Acauã, acauã vive cantando
Durante o tempo do verão
No silêncio das tardes agourando
Chamando a seca pro sertão
Chamando a seca pro sertão
Acauã,
Acauã,
Teu canto é penoso e faz medo
Te cala acauã,
Que é pra chuva voltar cedo
Que é pra chuva voltar cedo
Toda noite no sertão
Canta o João Corta-pau
A coruja, mãe da lua
A peitica e o bacurau
Na alegria do inverno
Canta sapo, gia e rã
Mas na tristeza da seca
Só se ouve acauã
Só se ouve acauã
Acauã, Acauã...
Julgue as proposições, a seguir, quanto às relações sintático-semânticas estabelecidas tanto dentro de um mesmo período quanto entre os períodos constantes no texto.
I. No trecho “Te cala acauã” (nono verso), deveria ser acrescentada uma vírgula antes de “acauã”, uma vez que essa palavra desempenha o papel de vocativo.
II. No verso “A coruja, mãe da lua”, a vírgula foi utilizada, justamente, para isolar o aposto “mãe da lua”.
III. Por se tratar de sujeito posposto, seria provocado um erro de concordância se, em “Canta o João Corta-pau / A coruja, mãe da lua / A peitica e o bacurau”, fosse pluralizado verbo.
IV. Em “Na alegria do inverno / Canta sapo, gia e rã”, deveria ser acrescentada uma vírgula depois de “inverno” para isolar um adjunto adverbial.
V. No verso “Mas na tristeza da seca”, a conjunção foi utilizada para estabelecer uma relação de concessão com os dois versos anteriores.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2009 1ª FASE) Considere uma solução aquosa diluída de ácido acético (HA), que é um ácido fraco, mantida a 25 ºC. A alternativa que mostra corretamente a comparação entre as concentrações, em mol/L, das espécies químicas presentes na solução é:
Dados, a 25 ºC:
- Constante de ionização do HA: Ka = 1,8 × 10-5
- Produto iônico da água: Kw = 1,0 × 10-14
- Constantes de equilíbrio com concentrações em mol/L