(PUC-MG) Numa praia, em pleno verão, um estudante de Química observou que o carrinho de picolé usava “gelo seco” para retardar o degelo dos picolés. Pediu à vendedora um pedaço do gelo e colocou-o num copo com água, ocorrendo formação de “fumaças brancas”.
Observou-se então o fenômeno de:
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
Há muito, muito tempo, quando ocorreu a origem da vida na Terra, surgiram vários processos biológicos. Tendo em vista condições ambientais existentes então, podemos afirmar que a sequência correta do aparecimento dos processos abaixo foi a mostrada em:
- Matemática | 11. Binômio de Newton
(UERN) A soma dos algarismos do termo independente de x no desenvolvimento do binômio de Newton é:
- Química | A. Cálculos Químicos
(IFSUL) O gás metano (CH4) pode ser produzido em aterros sanitários através de uma decomposição anaeróbia da matéria orgânica.
Qual o volume ocupado por 2 Kg de gás metano nas condições normais de temperatura e pressão?
- Física
lLEIA:Um dos principais impactos das mudanças ambientais globais é o aumento da frequência e da intensidade de fenômenos extremos, que quando atingem áreas ou regiões habitadas pelo homem,causam danos. Responsáveis por perdas significativas de caráter social,econômico e ambiental, os desastres naturais são geralmente associados a terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, furacões, tornados, temporais, estiagens severas, ondas de calor etc.(Disponível em:
. Acesso em: 20 maio 2015.) Leia o texto a seguir.
Um raio é uma descarga elétrica na atmosfera. Geralmente, ele começa com pequenas descargas elétricas dentro da nuvem, que liberam os elétrons para iniciar o caminho de descida em direção ao solo. A primeira conexão com a terra é rápida e pouco luminosa para ser vista a olho nu. Quando essa descarga, conhecida como “líder escalonado”,encontra-se a algumas dezenas de metros do solo, parte em direção a ela outra descarga com cargas opostas, chamada de “descarga conectante”. Forma-se então o canal do raio, um caminho ionizado e altamente condutor. É neste momento que o raio acontece com a máxima potência, liberando grande quantidade de luz e som.
(Adaptado de: SABA, M. M. F. A Física das Tempestades e dos Raios. Física na Escola. v.2. n.1. 2001.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre eletrostática, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A maioria das descargas elétricas atmosféricas ocorre quando o campo elétrico gerado pela diferença de cargas positivas e negativas é próximo de zero.
( ) Acorrente elétrica gerada pelo raio produz um rápido aquecimento do ar, e sua inevitável expansão produz o som conhecido como trovão.
( ) Acorrente elétrica gerada a partir de um raio pode ser armazenada e utilizada,posteriormente, para ligar o equivalente a 1000 lâmpadas de 100 watts.
( )Para saber a distância aproximada em que um raio caiu, é preciso contar os segundos entre a observação do clarão e o som do trovão. Ao dividir o valor por 3, obtém-se a distância em quilômetros.
( ) A energia envolvida em um raio produz luz visível, som, raios X e ondas eletromagnéticas com frequência na faixa de AM.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. - Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(FASA) A azitromicina, antibiótico indicado no combate de infecções do trato respiratório, tem como mecanismo de ação a inibição da síntese proteica bacteriana através de sua ligação com a subunidade ribossômica maior, impedindo translocação dos peptídeos.
A azitromicina demonstra atividade sobre uma grande variedade de bactérias, como
•Bactérias aeróbias Gram-positivas – Staphylococcus aureus e Streptococcus pneumoniae;
•Bactérias aeróbias Gram-negativas – Haemophilus influenzae, Haemophilus parainfluenzae, Acinetobacter sp. e Yersinia sp.;
•Bactérias anaeróbias – Bacteroides fragilis, Bacteroides sp. e Clostridium perfrigenes;
•Outros micro-organismos – Mycoplasma pneumoniae, e Listeria monocytogenes.
Bactérias, como as apresentadas no texto, em sua diversidade podem exibir entre suas características: