(PUC-MG) Numa praia, em pleno verão, um estudante de Química observou que o carrinho de picolé usava “gelo seco” para retardar o degelo dos picolés. Pediu à vendedora um pedaço do gelo e colocou-o num copo com água, ocorrendo formação de “fumaças brancas”.
Observou-se então o fenômeno de:
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(PUC-RJ) Com o advento da Biologia Molecular, o ser humano conseguiu realizar inúmeras façanhas como identificar pessoas que estiveram em determinados locais, realizar testes de paternidade e determinar a relação filogenética entre diferentes seres vivos, através do sequenciamento e homologia dos ácidos desoxirribonucleicos de cada indivíduo.
Esse ácido tem como característica ser uma molécula polimérica de fita:
- Matemática
Considere as funções reais f(x) = 100 / (100 / 1+ 2-x ) e g(x) = 2x/2, Qual é o valor da função composta (g o f-1) (90) ?
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
A tabela abaixo mostra a quantidade de alguns dispositivos elétricos de uma casa, a potência consumida por cada um deles e o tempo efetivo de uso diário no verão.
Dispositivo
Quantidade
Potência (kW)
Tempo efetivo de uso diário (h)
ar-condicionado
2
1,5
8
geladeira
1
0,35
12
lâmpada
10
0,10
6
Considere os seguintes valores:
• densidade absoluta da água: 1,0 g/cm3
• calor específico da água: 1,0 cal.g-1 0C-1
• 1 cal = 4,2 J
• custo de 1 kWh = R$ 0,50
No inverno, diariamente, um aquecedor elétrico é utilizado para elevar a temperatura de 120 litros de água em 30 ºC.
Durante 30 dias do inverno, o gasto total com este dispositivo, em reais, é cerca de:
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Mário recebe de seu pai 4 reais por dia para comprar o lanche na escola. Ele decide guardar esse dinheiro para comprar um skate novo, que custa 128 reais. Se Mário guardar todo o valor do lanche a partir de hoje, quantos dias de aula ele levará para juntar o dinheiro do skate?
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(PUCPR) Considere os experimentos:
EXPERIMENTO 1
Um carrinho de material isolante é colocado sobre trilhos e preso a duas molas. Sobre ele é fixado um ímã, conforme a figura A. O conjunto é deslocado 20 cm à direita, em seguida liberado. Ocorre então, um movimento oscilatório, diminuindo gradativamente de amplitude até o repouso, devido às forças de atrito.
EXPERIMENTO 2
O experimento é repetido fixando-se uma bobina (figura B). Isto faz com que, durante o movimento oscilatório, o ímã penetre no interior da bobina, sem, no entanto, tocá-la, não havendo, portanto nenhuma força adicional de atrito. G é um galvanômetro ligado à bobina.
Analise as proposições:
I. O experimento 2 proporcionará o aparecimento de uma corrente induzida na bobina.
II. O experimento 2 proporcionará o aparecimento, na bobina, de uma corrente induzida sempre no mesmo sentido.
III. A presença da bobina dará origem a forças magnéticas, diminuindo o tempo para o sistema entrar em repouso relativamente ao experimento 1.
IV. O tempo para o sistema entrar em repouso no primeiro experimento é o mesmo que no segundo experimento.
Está correta ou estão corretas: