(CEFET-AL) Considere os fenômenos a seguir:
I. O escurecimento de uma maçã após ser cortada ao meio;
II. Uma roupa secando no varal;
III. A combustão de gasolina no motor de um carro;
IV. A solidificação da água em um freezer para formar gelo.
São exemplos de fenômenos químicos:
Questões relacionadas
- Matemática
(ENEM 2014 1º APLICAÇÃO)
Durante uma epidemia de uma gripe viral, o secretário de saúde de um município comprou 16 galões de álcool em gel, com 4 litros de capacidade cada um, para distribuir igualmente em recipientes para 10 escolas públicas do município. O fornecedor dispõe à venda diversos tipos de recipientes, com suas respectivas capacidades listadas:
Recipiente I: 0,125 litro
Recipiente II: 0,250 litro
Recipiente III: 0,320 litro
Recipiente IV: 0,500 litro
Recipiente V: 0,800 litro
O secretário de saúde comprará recipientes de um mesmo tipo, de modo a instalar 20 deles em cada escola, abastecidos com álcool em gel na sua capacidade máxima, de forma a utilizar todo o gel dos galões de uma só vez. Que tipo de recipiente o secretário de saúde deve comprar?
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(FUVEST 2016 1ª FASE) A estrutura do DNA é formada por duas cadeias contendo açúcares e fosfatos, as quais se ligam por meio das chamadas bases nitrogenadas, formando a dupla hélice. As bases timina, adenina, citosina e guanina, que formam o DNA, interagem por ligações de hidrogênio, duas a duas em uma ordem determinada. Assim, a timina, de uma das cadeias, interage com a adenina, presente na outra cadeia, e a citosina, de uma cadeia, interage com a guanina da outra cadeia.
Considere as seguintes bases nitrogenadas:
As interações por ligação de hidrogênio entre adenina e timina e entre guanina e citosina, que existem no DNA, estão representadas corretamente em:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(PUCPR) Os neurônios são células extremamente especializadas do sistema nervoso. Cada neurônio é formado essencialmente por
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
A regularidade do todo é assegurada pela cabeça (a “alma” do Leviatã), isto é, a vontade superior de um “soberano” que, como revela claramente a etimologia da palavra, “situa-se acima”. Ele decide, dirige, incita e determina as ações do todo no interesse de cada um. Cada membro precisa adaptar-se a essa vontade superior, de outro modo, há risco de o sistema entrar em colapso.
BAUMAN, Zygmunt; BORDONI, Carlo. Hobbes e o Leviatã. IN: Estado de Crise. Rio de Janeiro: Zahar. 2016. p. 55.
Hobbes foi um dos mais notáveis pensadores do século XVII. Ao formular uma concepção política centrada na figura do Leviatã, esse teórico, defendeu a monarquia absolutista como melhor forma de governo por entender que o(a)
- História | 5.3 Reforma Protestante
"Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa."
João Calvino. In: Mousnier, Roland. História Geral das Civilizações. SP: Difel, 1973, p. 90, tomo IV, v. 1. (Adaptado) VOT2022
Depois que Lutero propôs uma reforma religiosa, outros religiosos também o fizeram. O Padre Jean Calvino pegou carona nas ideias de Lutero e acrescentou algumas propostas. Pelo discurso acima percebe-se que Calvino