(UFJF) O diagrama a seguir representa um nucleotídeo de DNA com as subunidades X, Y e Z.
Assinale a alternativa CORRETA que identifi ca o nucleotídeo acima como sendo um monômero do DNA:
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No heredograma abaixo, a característica representada em negrito é dominante ou recessiva e qual o genótipo do indivíduo número 6, respectivamente?
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Veja o cartaz de uma campanha.
Disponível em <http://www.secj.pr.gov.br/arquivos/Image/foldertrabinfantilatras.jpg> Acesso em 01/07/2010
a) Explique a mensagem que essa campanha quer transmitir.
b) Crie um versinho mostrando o que é importante na vida de uma criança.
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(EPCAR) Uma das curvas radicais de uma montanha russa será construída de modo que, quando observada, perceba-se a forma de uma parábola como mostra a figura. Será possível alcançar a maior altura, 280m do solo, em dois pontos dessa curva, distantes 900m um do outro, e a descida atingirá o ponto mais baixo da curva a 30m metros do solo, como se vê na figura.
A distância horizontal entre o centro da roda dianteira do carrinho 1 e o centro da roda traseira do carrinho 3 quando esses centros estiverem a 70m do solo, são:
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Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia a história em quadrinhos com os alunos. Explore o título, as imagens e os diálogos.
1.2. Pergunte aos alunos:
a) O que é que sabendo usar não vai faltar? Por quê?
b) Onde as crianças estão? As crianças estão felizes? Por quê?
c) Por que Pepeu está preocupado? O que aconteceu com o dinheiro do Pepeu? Por que isso aconteceu?
Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que, em grupos, continuem a contar a história “Sabendo usar não vai faltar” utilizando os dois últimos quadrinhos. Coloque o trabalho dos alunos num lugar de destaque na escola.
2.2. Professor, caso queira contar a história em quadrinhos completa para os alunos é só acessar o site: http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos grupos que preparem uma belíssima apresentação com a história em quadrinhos que eles completaram: Sabendo usar, não vai faltar.
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Uma pessoa precisa contratar um operário para fazer um serviço em sua casa. Para isso, ela postou um anúncio em uma rede social.
Cinco pessoas responderam informando preços por hora trabalhada, gasto diário com transporte e tempo necessário para conclusão do serviço, conforme valores apresentados no quadro.
Operário
Preço por hora (real)
Preço de transporte (real)
Tempo até conclusão (real)
I
120
0,00
8
II
180
0,00
6
III
170
20,00
6
IV
110
10,00
9
V
110
0,00
10
Se a pessoa pretende gastar o mínimo possível com essa contratação, irá contratar o operário