(PUC-MG) O termo VITAMINA foi utilizado pela primeira vez em 1911, para designar um grupo de substâncias que eram consideradas vitais; todas elas continham o elemento nitrogênio, na forma de aminas. Embora se saiba que várias das vitaminas hoje conhecidas não possuem grupos aminas em suas estruturas químicas, o termo é usado até hoje. O termo “fator alimentar acessório” tem sido utilizado, algumas vezes, para expressar este mesmo conjunto de substâncias, mas de uma forma cientificamente correta!
Fonte: Revista Eletrônica do Departamento de Química da UFSC.
Com base nesse assunto, assinale a afi rmativa INCORRETA
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho a seguir.
As origens de lendas povoadas por deuses e mortais perdem-se na memória do tempo. Essas lendas surgiram de forma espontânea, da imaginação popular, quando os registros da linguagem verbal eram muito diferentes da escrita de hoje. O conhecimento era passado oralmente através de gerações, por isso a matriz necessariamente da mitologia. Se hoje não precisamos mais dos mitos para responder às questões elucidadas pela precisão científica, eles ainda são fontes para pesquisas e para conhecer o percurso do pensamento humano. Nesse sentido, narrativas mitológicas são exemplos ricos de textos que podem ser estudados e neles aplicados metodologias científicas diversas.
Disponível em: <http://www.uniesp.edu.br/revista/revista14/pdf/artigos/03.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2014.
Ao discutir aspectos das narrativas mitológicas muito comuns na cultura grega na antiguidade, o texto procura destacar que os mitos:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UEFS) Um elevador está descendo e atinge o repouso com uma aceleração cuja intensidade é de 5,0m/s². Considerando-se uma pessoa de massa m = 60,0kg, em pé sobre uma balança no interior do elevador, a leitura da balança, durante a parada do elevador, em N, é igual a
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O estudo da pré-história se baseia, predominantemente, em fontes históricas de que tipo? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. A Internet nos deixa estúpidos: entrevista com Mark Bauerlein Por Eduardo Szklarz.
Para o americano Mark Bauerlein, é preciso tirar os jovens da rede para que passem mais tempo com os pais - e, assim, fiquem mais inteligentes.
“[...] Como a internet piora a inteligência dos jovens? Eu me refiro principalmente a 4 elementos: curiosidade intelectual, conhecimento histórico, consciência cívica e hábitos de leitura. Os jovens têm lido cada vez menos nos EUA. E estou dizendo livros, jornais e revistas, que ainda são o principal e o mais importante acesso ao conhecimento. Mas a web não pode ser útil para o conhecimento? Poderia, mas os garotos não se importam com essas coisas. Eles não visitam um site de um grande museu para ver as pinturas. Preferem visitar seu perfil pessoal na internet ou fazer upload das fotos da última festa, ou escrever em seu blog como odeiam a escola. Segundo o instituto Nielsen Media Research, 9 entre os 10 sites mais populares entre os adolescentes são redes de relacionamento. É isso que as ferramentas significam para eles: um meio social. [...] É possível tirar os jovens da internet? É possível estabelecer um momento em que eles desliguem o celular, apaguem o computador e leiam um jornal, uma revista ou um livro. Nessa “hora da leitura”, os meninos podem ler o que quiserem. Não têm que ler Jorge Luis Borges ou Moby Dick. O importante é que possam ficar sentados, sem interrupção, e focar-se no texto. Depois disso, podem voltar a jogar videogame! A ideia é colocar um muro entre eles e os amigos durante uma pequena parte do dia. Acha que isso vai dar certo? Já vem dando certo com alunos meus. Quando lhes digo que precisam passar um tempo desplugados, ou não fazer o dever com a TV ligada, vejo que eles relaxam. Acho que muitos jovens já estão cheios de tantas conexões, celulares e e-mails. Realmente gostariam de dar um tempo. Mas pense no que aconteceria. Imagine que você está na faculdade e não tem orkut. Você está fora! A pressão é enorme. É como se tivesse 5 anos e ninguém quisesse brincar com você. Weinberger também diz que mais importante do que o conhecimento é a compreensão dos fatos... Sim, concordo, mas a compreensão é um processo bastante lento. E a internet agita tanto os garotos que muitos professores nos EUA já acham difícil mandar os alunos ler um livro com mais de 200 páginas. Os adolescentes não conseguem se concentrar por muito tempo. Um argumento complexo ou um poema difícil viraram coisas irritantes para ser assimiladas. [...] Mark Bauuerlein tem 49 anos e vive com a família em Atlanta, EUA. Disponível em: <super.abril.com.br/tecnologia/internet-deixa-estupidos-entrevista-mark-b....> Acesso em 05 nov. 2014.
Enunciado:
Apesar das duras críticas feitas pelo autor, ele aponta possibilidades de conciliação entre o uso da internet e a dedicação à leitura paginada. Escreva um parágrafo relatando a experiência de “passar um tempo desplugado”.
- Filosofia | 2.3 Helenismo
A noção de necessidade, ou destino (heimarmené), é muito forte no estoicismo; o homem deve resignar-se a aceitar os acontecimentos como predeterminados. Isso não se traduz pela inação; devemos também aceitar as consequências de nossa ação e o curso inevitável dos acontecimentos. Segundo um exemplo famoso, se vejo alguém se afogando, devo tentar salvá-lo, mas se não o conseguir, não devo desesperar-me, pois era inevitável.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
O estoicismo foi uma doutrina fundada por Zenão de Cício e que exerceu profunda influência na ética cristã. A partir da perspectiva apresentado no excerto acima, entende-se como atitude ética aquela que é