(CFTMG) As principais substâncias que compõem o sêmen humano sãoenzimas, ácido cítrico, íons (cálcio, zinco, e magnésio), frutose, ácidoascórbico e prostaglandinas, essas últimas de natureza lipídica.Tais compostos desempenham papel específi co na reprodução,possibilitando o sucesso da célula apresentada abaixo.
Nessa célula, a substância que será utilizada na estrutura 2, permitindo a movimentação de 3, é um(a):
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO)
Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça: vírgulas significam pausas.
Revista Língua Portuguesa, n.º 36, outubro de 2008, p. 30.
A publicidade utiliza recursos e elementos linguísticos e extra-linguísticos para propagar sua mensagem. O autor do texto publicitário acima, para construir seu sentido, baseia-se
- Química | 1.4 Ligações Químicas
A estrutura molecular que compõe as fibras dos tecidos define o comportamento deles, como maciez, absorção de umidade do corpo e tendência ao encolhimento. As fibras de algodão contêm, em maior proporção, celulose, um polímero carboidrato natural. Já os tecidos sintéticos de poliéster têm propriedades diferentes do algodão. O poliéster é uma classe de homopolímeros e copolímeros que contém o grupo funcional éster na sua estrutura, como o politereftalato de etileno. A reação de polimerização prende fortemente os monômeros formando fibras capazes de garantir as fibras uma propriedade de resistir às tensões aplicadas na mesma.
A resistência às tensões aplicadas nas fibras poliméricas ocorre devido à formação de
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UESC) As espécies químicas iônicas 82Pb2+ e 82Pb4+, provenientes de isótopos distintos de chumbo encontrados na natureza, apresentam
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Os maias possuíam dois calendários, sendo um relacionado a vida religiosa e outro que seguia os eventos da agricultura. Chamado pelos maias de Tzolkim, o calendário religioso possuía um ano composto por 260 dias, dividido em 13 meses (cada mês tinha 20 dias). Esse calendário era orientado pela Lua. Repleto de previsões astrológicas, este calendário estava ligado ao período de gestação dos seres humanos. Os maias acreditavam que este calendário tinha o poder de orientar e reger a vida pessoal (amor, família, trabalho, saúde, etc.) dos indivíduos. Os maias chamavam calendário agrícola de Haab. Possuía 365 dias de acordo com o ano solar. Era dividido em 18 meses de 20 dias, além de 5 dias destinados a festas. Estava ligado aos eventos agrícolas (plantio e colheita) realizados pelos maias. Estes dois calendários não funcionavam separadamente. A cada 52 anos solares, os dois calendários se sincronizavam matematicamente pelo planeta Vênus. A cada 3.172 anos solares ocorria o encontro do início destes dois calendários. Para os maias, este período simbolizava o recomeço de uma nova Era.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/calendario_maia.htm Acesso em: 19 de nov. 2016.
Enunciado:
a)Identifique os dois calendários maias e aponte as diferenças entre eles.
b)Por que pode-se afirmar que esses dois calendários funcionavam de forma sincronizada.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Veja, 7 maio 1997.
Na parte superior do anúncio, há um comentário escrito à mão que aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua. Esse comentário deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário: