(UFRGS) Sobre as macromoléculas biológicas presentes em todos os organismos, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
Até novembro de 2011, não havia uma lei específica que punisse fraude em concursos públicos. Isso dificultava o enquadramento dos fraudadores em algum artigo específico do Código Penal, fazendo com que eles escapassem da Justiça mais facilmente. Entretanto, com o sancionamento da Lei 12.550/11, é considerado crime utilizar ou divulgar indevidamente o conteúdo sigiloso de concurso público, com pena de reclusão de 12 a 48 meses (1 a 4 anos). Caso esse crime seja cometido por um funcionário público, a pena sofrerá um aumento de 1/3.
Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2012.
Se um funcionário público for condenado por fraudar um concurso público, sua pena de reclusão poderá variar de
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
GLASBERGEN, R. Disponível em: www.glasbergen.com. Aceso em: 3 jul. 2015 (adaptado).
No cartum, a crítica está no fato de a sociedade exigir do adolescente que:
- Química | A. Cálculos Químicos
Emissões de dióxido de carbono (CO2,) por veículos são dependentes da constituição de cada tipo de combustível. Sabe-se que é possível determinar a quantidade emitida de CO2 a partir das massas molares do carbono e do oxigênio, iguais a 12 g/mol e 16 g/mol, respectivamente. Em uma viagem de férias, um indivíduo percorreu 600 km em um veículo que consome um litro de gasolina a cada 15 km de percurso. Considerando que o conteúdo de carbono em um litro dessa gasolina é igual a 0,6 kg, a massa de CO2 emitida pelo veículo no ambiente, durante a viagem de férias descrita, é igual a
- Biologia
(UNAERP) Os animais A, B e C apresentam as seguintes características:
A: pés ambulacrários, espinhos no corpo e simetria radiada.
B: cefalotórax, quelíceras e exoesqueleto de quitina.
C: presença de rádula, massa visceral e concha.
A, B e C podem ser, respectivamente:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(UERJ) É certo que a capa de um livro é a marca de um produto que quer atrair o leitor. A associação seria mais certeira se esse leitor a relacionasse ao contexto histórico dos anos 1920, em que se traçava o projeto modernista empenhado na construção de uma consciência do país, num processo de conhecimento da realidade brasileira. Os modernistas queriam mesmo “descobrir o Brasil”.
RENATO CORDEIRO GOMES Adaptado de www.revistadehistoria.com.br
Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional. Essa revisão está baseada na proposta de: