Sobre o surgimento da vida no planeta, afi rma-se que:
I. O primeiro organismo era heterótrofo e apresentava uma pequena coleção enzimática.
II. Os primeiros seres que surgiram eram autótrofos, porque havia uma grande escassez de alimento.
III. O aparecimento dos primeiros heterótrofos levou à formação de coacervados nos mares primitivos.
IV. O surgimento de moléculas complexas, como as proteínas, antecede o aparecimento dos aminoácidos.
V. Os raios ultravioleta e as descargas elétricas são fundamentais na formação de moléculas orgânicas simples.
São corretas as afi rmações:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
A produção global de plásticos pode chegar a 550 milhões de toneladas em 2030. A ilustração a seguir apresenta uma projeção linear dessa produção.
Disponível em: https://revista.fapesp.br. Acesso em: 21 fev. 2022 (adaptado).
Segundo essa projeção linear, a produção global de plásticos para o ano 2020 deverá ser, em milhões de toneladas, igual a
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Um dos parâmetros de controle de qualidade de polpas de frutas destinadas ao consumo como bebida é a acidez total expressa em ácido cítrico, que corresponde à massa dessa substância em 100 gramas de polpa de fruta. O ácido cítrico é uma molécula orgânica que apresenta três hidrogênios ionizáveis (ácido triprótico) e massa molar 192 g mol-1. O quadro indica o valor mínimo desse parâmetro de qualidade para polpas comerciais de algumas frutas.
Polpa de fruta
Valor mínimo da acidez total expressa em ácido cítrico (g/100 g)
Acerola
0,8
Caju
0,3
Cupuaçu
1,5
Graviola
0,6
Maracujá
2,5
A acidez total expressa em ácido cítrico de uma amostra comercial de polpa de fruta foi determinada. No procedimento, adicionou-se água destilada a 2,2 g da amostra e, após a solubilização do ácido cítrico, o sólido remanescente foi filtrado. A solução obtida foi titulada com solução de hidróxido de sódio 0,01 mol L-1, em que se consumiram 24 mL da solução básica (titulante).
BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Instrução normativa n. 1, de 7 de janeiro de 2000. Disponível em: www.agricultura.gov.br. Acesso em: 9 mai. 2019 (adaptado).
Entre as listadas, a amostra analisada pode ser de qual polpa de fruta?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: A fotografia é uma fonte histórica valiosa para descobrirmos sobre o modo de vida das pessoas em diversas épocas. A foto a seguir representa um meio de transporte coletivo usado em 1937, chamado bonde. Hoje, usamos o ônibus e, em algumas cidades, o metrô. Disponível em http://www.artigosecronicas.com.br/ Acesso em 04 de novembro de 2015.
Enunciado:
Compare a foto com o modo de vida de hoje e identifique uma permanência entre as épocas 1937 e os dias atuais.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(ESPCEX) Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas por prefixos com significação semelhante.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto base: CurriculoAvaliacao 3553
Leia um trecho das memórias de um adolescente e responda à questão. Amor inventado Numa tarde de verão, depois de um banho de piscina, olhando as verdes montanhas da cidade, no ar uma música romântica, inventei Rosa. Acho que foi invento mesmo. Ou talvez ela já existisse e andasse por aí, sem a gente perceber. Só sei que ela me fazia falta, muita falta. Eu já tenho quinze anos e nunca arrumei uma namorada. A turma de minha sala vive contando vantagens de namoradas e eu, sempre calado e com ar de sabichão, vivia dizendo que não gosto de falar de assunto particular. Mas, muitas vezes, me traía e falava mentiras, falava de uma namorada de longe e até inventava uma cidade. Como não tenho memória e não sei mentir, quando me perguntavam de novo, talvez pra me testar, eu dizia outra cidade. Já tinha me esquecido da anterior e era um desastre. Aí um cara me falava: "Mas você não disse que ela era de Varginha?" Aí eu me mordia de raiva, enrolava tudo e não dava pra enganar. Tava na cara que era mentira. Agora não; se me perguntam, tenho resposta firme para dar: tenho uma Rosa. Mora aqui mesmo. É magrinha, loira, tem cabelos longos e olhos grandes. Está no mesmo ano que eu, só que em outra escola. Mora em outra rua, em outro bairro. Quando não apareço prum bate-bola ou pra rodar de moto na praça, logo alguém me pergunta: “Como é, estava com a sua Rosa?” Não digo que sim nem que não, deixo no ar, fico reticente, para criar mais suspense. Elias José. Primeiras lições de amor. São Paulo: Formato, 1994. p. 12.
Enunciado:
Qual é o conflito gerador do enredo nessa narrativa?