(UESC) A origem das células a partir de compostos químicos espumosos pode ter ocorrido uma vez ou diversas vezes. Em qualquer caso, as primeiras células em nossa linhagem foram sistemas proteicos autossustentáveis fechados por membranas, baseados em RNA e DNA. Em termos de detalhes da estrutura celular do comportamento metabólico, elas eram muito semelhantes a nós.
Seus componentes materiais estavam em constante intercâmbio com o ambiente externo. Elas se desfaziam dos resíduos enquanto obtinham alimentos e energia. Seus padrões perduravam enquanto elas reabasteciam as entranhas com compostos químicos trazidos do ambiente. MARGULIS, Lynn. O planeta simbiótico: uma nova perspectiva da evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
A respeito dos pré-requisitos necessários na geração dos primeiros seres vivos no planeta e as suas repercussões na determinação do padrão básico celular atual, pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- Física
Deixa-se cair um objeto de massa 500g de uma altura de 5m acima do solo. Assinale a alternativa que representa a velocidade do objeto, imediatamente, antes de tocar o solo, desprezando-se a resistência do ar.
- Matemática - Fundamental | 7.1 Medidas de Comprimento
Júlia desenhou uma bandeira na malha quadriculada.
Agora, ela quer fazer uma outra bandeira com o dobro de quadradinhos dessa bandeira que ela desenhou. Quantos quadradinhos deve ter a nova bandeira que Júlia vai fazer?
- Ciências - Fundamental | 01. Evolução dos seres vivos
O paleontólogo é o profissional que estuda as espécies de vida que já existiram no planeta, a partir de seus fósseis. Quem nunca se interessou pela história dos dinossauros, ou dos nossos ancestrais humanos? Ou nunca se perguntou como se forma um fóssil, como se determina sua idade, em que região teria vivido? E sobre as diversas teorias da evolução? Estas e outras perguntas você pode fazer a um paleontólogo, porque o assunto é com ele mesmo. Ou, melhor ainda: pode decidir se tornar um! Então, passará a pesquisar, descobrir, confrontar ideias, questionar, propor novas teorias...
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/paleontologo/home.html. Acesso em: 20 nov. 2011
O texto convida você a se tornar um paleontólogo. Se você decidisse seguir essa profissão, consideraria importante para a ciência? Por quê?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Leia os textos I e II, transcritos da seção de reclamações de um jornal, para responder a questão.
Texto I
Postos insuficientes
Para fazer uma alteração do nome do titular da conta de luz, a AES Eletropaulo oferece aos moradores da cidade apenas 13 postos de atendimento. Não há nenhum perto da Vila Mariana. O site e os atendentes indicam ao consumidor que se dirija ao Vale do Anhangabaú, ao Jabaquara ou a Heliópolis. E somente das 8h30 às 16h30, horário incompatível para quem também trabalha. Antes esse serviço era feito pela internet, mas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) resolveu impedir essa prática em novembro de 2009. Tudo para facilitar a vida do consumidor! Quem resolve isso? Em tempo: a Ouvidoria da companhia não funciona pelo site.
Pedro Galuchi / São Paulo (O Estado de S. Paulo, 27 dez. 2012.)
Texto II
A AES Eletropaulo informa que os serviços referentes à titularidade podem ser solicitados em um dos postos de atendimento da rede da AES Eletropaulo. As localidades podem ser consultadas no site www.aeseletropaulo.com.br/clientes/Paginas/lojas.aspx. A obrigatoriedade da presença do cliente em uma das lojas, para apresentação de documentação pessoal, garante a segurança desses dados. Esse procedimento, assim como o horário de atendimento dos postos, é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
(O Estado de S. Paulo, 27 dez. 2012. Texto adaptado.)
Considerando-se que o texto II apresenta uma resposta ao autor do texto I, pode-se afirmar que essa resposta
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
TEXTO 2
Leia-o e observe-o com atenção.
Esta é sua vida
Maltratado e descamisado
A história da colonização do Brasil pelos portugueses coincide com a história das transformações que vêm ocorrendo no solo brasileiro. Você pode até pensar: o que Ciências tem a ver com essa "história"? Ou, ainda, o que o solo tem a ver com a história do Brasil?
Quando os portugueses aportaram à costa brasileira, vieram com a intenção de tomar posse das terras e com a esperança de encontrar ouro, prata e especiarias que, até então, compravam nas índias. Vocês sabem o que são especiarias? São aqueles condimentos que melhoram o sabor dos alimentos, tais como cravo, noz-moscada, canela, na época já muito apreciados na Europa.
Os portugueses não encontraram prontamente os minerais que procuravam, e entre as espécies vegetais de nossas matas não existiam as esperadas especiarias, mas em compensação se depararam com uma outra riqueza vegetal, o pau-brasil. Conhecedores de sua aplicação como matéria-prima no tingimento de tecidos e vislumbrando a possibilidade de comercialização desse produto na Europa, já podemos imaginar o que aconteceu...
Intensificou-se o extrativismo sem reposição dessa espécie vegetal. Se hoje ainda conhecemos o pau-brasil, é porque ele vem sendo cultivado por meio de sementes, em áreas de preservação ambiental.
O processo da colonização foi se intensificando, e com os novos habitantes foram sendo introduzidas outras plantas de espécies diferentes das existentes por aqui.
Vieram os ciclos da cana-de-açúcar do ouro, do café, do cacau, do gado, dê soja e das indústrias.
A forma de plantio adotada não era adequada ao tipo de solo e de clima. Empregavam a rotina de fogo na mata para limpar o terreno (técnica que aprenderam com os índios) e do plantio morro-abaixo, o que favoreceu a erosão pelas águas das chuvas, muito abundantes nas regiões tropicais.
Assim os ricos solos de terra roxa, espalhados por várias regiões de nossa terra, foram pouco a pouco perdendo seus nutrientes.
Os índios, ao cultivar a terra, também alteraram a natureza porque dela retiravam materiais, mas sem intenção exploratória. Quando suas terras perdiam a fertilidade, praticavam a rotação de terras, ou seja, buscavam outras áreas como alternativas para o plantio, deixando para trás as terras fracas, mal-usadas e improdutivas.
Por meio da agricultura, o ser humano tem provocado alterações nos solos do planeta. Ficando a terra desprovida de vegetação, a erosão se intensifica e o solo, que demorou milhares de anos para ser criado, pode desaparecer em poucos meses.
Hoje, vemos milhares de hectares de vegetação nativa substituídos por pastos, agricultura e cidades.
Você pode imaginar o que todas essas modificações introduzidas na natureza têm acarretado para o solo? Até quando os ecossistemas brasileiros suportarão tantas agressões em função das necessidades humanas? O que fazer para que as gerações atuais deixem a visão imediatista e se preocupem com as gerações futuras?
O crescimento econômico, social e cultural de uma nação pode ocorrer de duas formas: uma delas aponta para a industrialização do país para torná-Io desenvolvido a todo custo, e a outra propõe um tipo de desenvolvimento que se chama desenvolvimento sustentável.
Esse tipo de desenvolvimento propõe refletir sobre a qual idade de vida e a redução da desigualdade social, permitindo o acesso aos recursos naturais, desde que haja a preservação da diversidade natural e sociocultural.
Sílvia Bortolozzo e Suzana Maluhy. Ciências 5ª série. São Paulo: Escala Educacional, s.d. (Série Link da Ciência) Adaptado
Leia com atenção o texto a seguir:
“[...] consiste em desenvolver programas de manejo e conservação dos recursos naturais, preservando a biodiversidade [...]”
Considerando o contexto, a definição apresentada REFERE-se a(o)