(UESC) A origem das células a partir de compostos químicos espumosos pode ter ocorrido uma vez ou diversas vezes. Em qualquer caso, as primeiras células em nossa linhagem foram sistemas proteicos autossustentáveis fechados por membranas, baseados em RNA e DNA. Em termos de detalhes da estrutura celular do comportamento metabólico, elas eram muito semelhantes a nós.
Seus componentes materiais estavam em constante intercâmbio com o ambiente externo. Elas se desfaziam dos resíduos enquanto obtinham alimentos e energia. Seus padrões perduravam enquanto elas reabasteciam as entranhas com compostos químicos trazidos do ambiente. MARGULIS, Lynn. O planeta simbiótico: uma nova perspectiva da evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
A respeito dos pré-requisitos necessários na geração dos primeiros seres vivos no planeta e as suas repercussões na determinação do padrão básico celular atual, pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática | B. Sistemas
Uma pessoa escolherá um plano de telefonia celular entre duas opções: A e B.
PLANO
NOME DO
PLANO
MINUTOS INCLUÍDOS
NO PLANO
VALOR EXCEDENTE ENTRE CELULARES DA MESMA OPERADORA
PREÇO
MENSAL
A
MINAS 70
70
R$ 0,68
R$ 57,00
B
GERAIS 60
60
R$ 0,76
R$ 49,00
Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas:
I. Se a pessoa exceder 30 minutos de ligações para a mesma operadora, o plano A ficará mais vantajoso que o plano B.
II. Se a pessoa usar apenas 60 minutos no mês, o melhor plano será o B.
III. Se a pessoa exceder 10 minutos de ligações para a mesma operadora, os planos A e B ficarão equivalentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
- Matemática | 13.4 Quadriláteros Notáveis
(CFTMG) A figura abaixo é plana e composta por dois trapézios isósceles e um losango.
O comprimento da base maior do trapézio ABCD é igual ao da base menor do trapézio EFGH, que vale 2x e, a base maior de cada trapézio é o dobro da base menor, e o lado EF do losango vale y. O perímetro da figura dada, expresso em função de x e y, é:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UEFS)
A 2-feniletilamina, representada pela fórmula estrutural, é um neurotransmissor que provoca sensações de "estar enamorado". Essa substância é também encontrada no chocolate, mas sua ingestão não produz esse tipo de sensação.
A análise da fórmula estrutural de 2-feniletilamina permite corretamente afirmar:
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte em pontos
Materiais:
- Imagem da obra Alguns Círculos do artista russo Wassily Kandinsky
- Papéis colorset ou fantasia de cores variadas
- Cartolina branca para composição da colagem recortada em diferentes formatos e tamanhos
- Cola e tesoura
Desenvolvimento:
Sugiro para a sensibilização desta atividade a apresentação da obra Alguns Círculos, do artista russo Wassily Kandinsky:
Alguns Círculos – Wassily Kandinsky - 1926
Esta obra certamente despertará questões curiosas no grupo de alunos. Passada a euforia inicial e as primeiras discussões, o professor deverá retomar o conceito do ponto como possibilidade de construção de uma imagem recordando com os alunos o que já foi visto e realizado por eles em sala de aula. Em seguida poderá encaminhar algumas reflexões a partir de perguntas, tais como:
- Como Kandinsky usou os pontos nesta composição?
- O que ela faz lembrar? O que você sente ao vê-la?
- Será que a maneira como o artista posiciona as formas é pensada por ele?
- Se as cores fossem outras, o resultado seria o mesmo?
- Se a posição dos pontos fosse outra, o resultado seria o mesmo?
Enquanto desenvolve as questões o professor poderá ilustrar seus argumentos invertendo a composição de Kandinky, por exemplo, de cabeça para baixo; o que poderá ser enriquecedor na elaboração das idéias sobre composição pelos alunos.
Em seguida, o professor convidará os alunos para a realização de um trabalho que faça uso apenas do ponto como elemento composicional. Distribuirá aos alunos as folhas de papel coloridas e pedirá a eles que recortem círculos coloridos de diferentes cores e tamanhos (se julgar conveniente leve os círculos recortados!).
Terminados os recortes, peça a seus alunos que façam algumas pesquisas com os círculos sobre a carteira posicionando-os de diferentes formas em busca do resultado que esperam alcançar.
Em seguida ofereça ao aluno duas opções de papéis em tamanhos, cores e formas diferentes para que ele cole seus círculos/pontos. Use o bom senso de acordo com a maturidade da turma.
Ao final da atividade uma roda de novas perguntas (as mesmas perguntas feitas sobre o trabalho de Kandinsky podem servir de referência) devem ser discutidas pelo grupo e as conclusões registradas.
Observações:
- As cartolinas recortadas que servirão de suporte à colagem podem obedecer ao formato geométrico, orgânico e devem variar os tamanhos.
- Se o professor julgar conveniente esta atividade poderá ser feita por grupos ou duplas.
- Seria enriquecedora a possibilidade de variação das cores do suporte e, neste caso, a cartolina branca poderia ser substituída ou acompanhada de colorset colorido. (a cartolina colorida não é adequada a esta experiência).
Referências:
- Sobre Kandinsky:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1433-biografia-9,00.jhtm
http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/
mestres.folha.com.br/pintores/18/
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Observe a figura abaixo, representativo de uma organela citoplasmática. Agora, utilizando-se do esquema e dos conhecimentos científicos atuais, analise as proposições que seguem, colocando V (Verdadeiro) ou F (Falso).
( ) A complexidade destas organelas, o fato de possuírem genes, capacidade de autoduplicação e a semelhança genética e bioquímica com certas bactérias, além da capacidade de síntese proteica, decorrente da presença de 3 – DNA circular e 4 — mitorribossomos, sugerem que essas organelas sejam descendentes de seres procarióticos primitivos, que se instalaram no citoplasma de primitivas células eucarióticas. Essa hipótese é conhecida como simbiogênese.
( ) Em certos seres que apresentam reprodução sexuada, estas organelas têm sempre origem materna; isto é consequência do processo de degeneração que elas sofrem durante a formação do gameta masculino. Assim, doenças como Mal de Alzheimer e síndrome de Leigh estão codificadas na estrutura 3, que são moléculas circulares de DNA, tendo sempre herança materna.
( ) Nestas organelas ocorre a fotossíntese, processo no qual moléculas de CO2 e H2O reagem na presença da energia luminosa proveniente do Sol, formando glicídios e O2.
( ) Nestas organelas ocorre a respiração aeróbia, processo em que moléculas orgânicas provenientes do alimento reagem com O2, formando CO2, e H2O e liberando energia, que é armazenada em moléculas de ATP, que serão utilizadas pela célula para fornecimento de energia.
( ) No esquema acima, identificamos em 1 a membrana externa, que corresponde, na sua origem, à membrana plasmática do eucarionte ancestral e, em 2, as membranas internas, que correspondem, na sua origem, à membrana plasmática das bactérias aeróbias ancestrais dessas organelas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.