(UFRGS) A coluna da esquerda, a seguir, apresenta o nome de teorias sobre a evolução da vida na Terra; a da direita, afirmações relacionadas a três dessas teorias. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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(UERJ) Um foguete persegue um avião, ambos com velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete percorre 4,0 km, o avião percorre apenas 1,0 km. Admita que, em um instante t1, a distância entre eles é de 4,0 km e que, no instante t2, o foguete alcança o avião. No intervalo de tempo t2 – t1, a distância percorrida pelo foguete, em quilômetros, corresponde aproximadamente a:
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(FUVEST 2009 1ª FASE) Um trocador de calor consiste em uma serpentina, pela qual circulam 18 litros de água por minuto. A água entra na serpentina à temperatura ambiente (20 ºC) e sai mais quente. Com isso, resfria-se o líquido que passa por uma tubulação principal, na qual a serpentina está enrolada. Em uma fábrica, o líquido a ser resfriado na tubulação principal é também água, a 85 ºC mantida a uma vazão de 12 litros por minuto. Quando a temperatura de saída da água da serpentina for 40 ºC será possível estimar que a água da tubulação principal esteja saindo a uma temperatura T de, aproximadamente,
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Dois carros de mesma massa sofrem uma colisão frontal. Imediatamente, antes da colisão, o primeiro carro viajava a 72 km/h no sentido norte de uma estrada retilínea, enquanto o segundo carro viajava na contramão da mesma estrada com velocidade igual a 36 km/h no sentido sul. Considere que a colisão foi perfeitamente inelástica. Qual é a velocidade final dos carros imediatamente após essa colisão?
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MATERIAL - Massa de papel machê - Recipiente para água - Jornal ou plástico - Avental - Palitinhos de picolé - Cordão para bijouteria PROCEDIMENTOS - O professor poderá trabalhar com a massa de papel machê comprada pronta ou podera fazer a massa. ( anexo receita abaixo). - Forrar a mesa das crianças com jornal ou plástico. - Colocar o avental nas crianças. - O professor deverá distribuir um pedaço de papel machê para cada criança. - Deixar as crianças manusearem a massa ,apertando, fazendo bolinhas, rolinhos, etc. - Depois que as crianças já tiverem tido contato com a massa de papel machê , pedir para que cada criança pegue um pedaço de massa , aperte entre as mãos formando uma plaquinha e depois corte com o palitinho formas redondas, quadradas, oval, sem forma, etc. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ - Falar com as crianças que este trabalho vai ser um pingente de colar para elas presentearem uma pessoa querida . Assim elas vão ter uma noção do tamanho que deverão cortar a plaquinha. - Depois de cortadas as plaquinhas, pedir para cada criança molhar o dedinho na água e ir alisando a massa. Não precisa colocar muita água. - Feito isso, o professor vai instruir cada criança a carimbar o dedão na massa, imprimindo assim sua impressão digital na massa de papel machê. Neste momento o professor deverá auxiliar cada aluno. - Fazer um furinho em cima para passar a cordinha do colar. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ -Esperar secar. OBS: Não esquecer de colocar o nome de cada criança atrás do pingente. - Depois de seco o professor deverá cortar um pedaço de aproximadamente 50 cm de cordão e pedir as crianças para enfiarem este cordão no furinho do pingente, transformando este pingente em um colar.
RECEITA DE PAPEL MACHÊ Receita com liquidificador
- Liquidificador com água até a metade do copo
- Um punhado de papel picado (jornal, papel higiênico ou caixa de ovos)
- Cola branca
- Coador
- Água sanitária
- Luvas de borracha
- Máscara
Coloque o papel picado na água contida no liquidificador e bata bem. Em seguida coe, procurando retirar o máximo de água. Repita o processo até juntar o volume de massa necessário ao trabalho que você quer realizar. Acrescente a cola à massa coada e amasse com os dedos , até que a massa fique bem homogênea. Ela estará pronta quando desgrudar das mãos e ao mesmo tempo ter liga suficiente para ser modelada. O papel machê é um material orgânico e pode se decompor enquanto não seca, sofrendo a ação de mofo, bolor e cheiro desagradável. Para evitar, adicione duas colheres de sopa de água sanitária à massa pronta. A partir daqui, use luvas de borracha e máscara. Receita sem liquidificador Ingredientes
- 2 rolos de papel higiênico
- Água quente
- Bacia ou balde
- Peneira (opcional)
- 1/2kg de cola branca
- 1 tampinha de Lysoform
Pique todo o papel higiênico, coloque num recipiente e derrame a água morna. Deixe-o de molho por 12 horas; em seguida, esprema bem o papel, ou use uma peneira para retirar a água. Esfarele a massa, misture a cola branca até desgrudar das mãos, adicione o Lysoform, misture bem novamente e comece a modelar. Fonte: http://www.fazfacil.com.br/artesanato/receitas-fazer-papel-mache/
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(FUVEST) CAPÍTULO LIII
Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha vida, no meu pensamento; – era o que dizia, e era verdade.
Há umas plantas que nascem e crescem depressa; outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas; brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco, era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques. Não lhes poderei dizer, ao certo, os dias que durou esse crescimento. Lembra-me, sim, que, em certa noite, abotoou-se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo que ela me deu, trêmula, – coitadinha, – trêmula de medo, porque era ao portão da chácara. Uniu-nos esse beijo único, – breve como a ocasião, ardente como o amor, 1prólogo de uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de 2prazeres que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em alegria, – uma 3hipocrisia paciente e sistemática, único freio de uma 4paixão sem freio, – vida de agitações, de cóleras, de desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do resto, que é o fastio e a saciedade: tal foi o 5livro daquele prólogo.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
Dentre os recursos expressivos empregados no texto, tem papel preponderante a: