(UFRGS) A coluna da esquerda, a seguir, apresenta o nome de teorias sobre a evolução da vida na Terra; a da direita, afirmações relacionadas a três dessas teorias. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(IFSUL) A água utilizada no abastecimento da população de uma cidade pode sofrer alteração no sabor e no odor por apresentar a substância 3-cis-hexenol, produzida por algas, em concentrações muito baixas.
A respeito do composto acima citado é correto afirmar:
- Geografia | 3.5 Vegetação
(UESC) As paisagens naturais resultam da combinação de diversos fatores climáticos, dentre eles, a latitude, o relevo e a continentalidade. Em relação aos grandes domínios naturais do globo, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. O aumento da altitude provoca dois efeitos climáticos, que são a redução da temperatura e da umidade, o que explica o fato de as montanhas apresentarem grande alteração da paisagem botânica, de acordo com os níveis altimétricos.
II. Nas regiões temperadas, a proximidade ou a distância dos oceanos e mares assume grande importância para a definição do clima e da formação vegetal, razão pela qual as florestas caducifólias ocorrem em áreas de menor latitude e mais próximas do mar.
III. O elemento diferenciador dos subtipos climáticos da zona intertropical é a temperatura, visto que ela pode se elevar, em função da posição geográfica no interior do continente, e determinar a ocorrência de vegetação estépica.
IV. A diferença entre as áreas desérticas do globo reside no fato de os desertos frios não apresentarem contrastes térmicos entre o dia e a noite, e a vegetação ser predominantemente xerófila.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(ALBERT EINSTEIN) Leia o texto abaixo para responder à(s) questão(ões) a seguir.
“Em janeiro deste ano, ao sobrevoarem o litoral do Estado do Espírito Santo e do sul da Bahia, biólogos, oceanógrafos e técnicos de órgãos ambientais do governo federal reconheceram os borrões escuros na superfície do mar formados pelo acúmulo de resíduos metálicos que vazaram do reservatório da mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. A mancha de resíduos, também chamada de pluma, aproximava-se do arquipélago de Abrolhos, uma das principais reservas de vida silvestre marinha da costa brasileira.”
(Carlos Fioravanti. Impactos Visíveis no Mar. In: Pesquisa FAPESP, abril/2016, p. 43)
A lama da tragédia de Mariana chegou ao mar (vide mapa). Diante dessa situação é correto afirmar que
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
Em 1934, duas crianças filhas de pais normais, com sinais de retardo mental e que exalavam um odor peculiar, foram encaminhadas para uma consulta com o Dr. Feeling, médico e químico. Usando técnicas de química analítica, o médico identificou, na urina das crianças,uma substância — o ácido fenilpirúvico —, composto que apresenta grande similaridade com a fenilalanina. A presença doácido fenilpirúvico decorre de um erro metabólico, que envolve uma deficiência na via metabólica, que converte a fenilalanina em tirosina, e o acúmulo daquela substância era a causa do retardo mental. Posteriormente, concluiu-se que se tratava de uma doença hereditária, autossômica e recessiva, que foi chamada defenilcetonúria. Atualmente, essa doença pode ser detectada em recém-nascidos pelo “Teste do Pezinho”. A associação da doença com a fenilalanina permitiu o controle de sua expressão por meio de uma dieta adequada, o que determina a obrigatoriedade do teste.
Considerando os genitores das duas crianças referidas e a base genética da fenilcetonúria, a probabilidade de uma outra criança desse casal nascer também afetada é de:
- Física | C. Indução Eletromagnética
(ITA)
A figura mostra uma espira circular, de raio a e resistência R, com centro situado sobre o eixo de um solenoide muito longo, com n voltas por unidade de comprimento e raio b(b < a). No instante inicial, t = 0 o eixo do solenoide encontra-se perpendicular ao plano da espira, que oscila segundo a expressão q = qmax.sen(wt), em que w é a frequência angular do movimento. Se a corrente que passa pelo solenoide cresce linearmente com o tempo, conforme I = k.t, e sendo m0 a permeabilidade magnética do vácuo, então a intensidade da corrente elétrica induzida na espira é: