Uma língua é um sistema social reconhecível em diferentes variedades e nos muitos usos que as pessoas fazem dela em múltiplas situações de comunicação. O texto que se apresenta na variedade padrão formal da língua é
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 05. A formação inicial do povo e da cultura brasileira
Leia o texto a seguir.
A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.
Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm. Acesso em: 14 abr. 2012.
(A) Explique o que é miscigenação.
(B) Cite três elementos que fazem parte da cultura de um povo.
- Inglês - Fundamental | 02. Verb To Be and Personal Pronouns (Verbo To Be e Pronomes Pessoais)
Use your five senses to find out about these objects. Read the sentence and check the object that matches to the idea.
TIME For Kids, timeforkids.com, Big Picture Edition. Vol. 3, No. 3 • August 2007
- Ciências - Fundamental | 03. Processos de Separação de Misturas
(Uerj) A aguardente é uma bebida alcoólica obtida da cana-de-açúcar. A charge abaixo poderia transmitir a ideia de que se trata de uma substância pura. Na realidade, ela não é uma substância pura, mas sim uma mistura homogênea.
Isso pode ser comprovado pelo seguinte processo físico de separação:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(...) procurei adivinhar o que se passa na alma duma cachorra. Será que há mesmo alma em cachorro? Não me importo. O meu bicho morre desejando acordar num mundo cheio de preás. Exatamente o que todos nós desejamos. A diferença é que eu quero que eles apareçam antes do sono, e padre Zé Leite pretende que eles nos venham em sonhos, mas no fundo todos somos como a minha cachorra Baleia e esperamos preás. (...)
Carta de Graciliano Ramos a sua esposa.
(...) Uma angústia apertou-lhe o pequeno coração. Precisava vigiar as cabras: àquela hora cheiros de suçuarana deviam andar pelas ribanceiras, rondar as moitas afastadas. Felizmente os meninos dormiam na esteira, por baixo do caritó onde sinhá Vitória guardava o cachimbo.
(...)
Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.
Graciliano Ramos, Vidas secas.
As declarações de Graciliano Ramos na Carta e o excerto do romance permitem afirmar que a personagem Baleia, em Vidas secas, representa:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Joãozinho na escola
Depois que Joãozinho voltou da escola, a mãe pergunta: — Oi, meu filho. Como foi a escola hoje? Joãozinho responde contente: — Foi bem! A mãe pergunta novamente: — Que bom! Aprendeu tudo? Joãozinho responde: — Acho que não, mamãe, porque amanhã vou ter de ir para a escola de novo. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/piadas/livro-de-piadas/joaozinho-na-escola.jhtm>. Acesso em: 21 dez. 2015.
O objetivo do texto é