Segundo a teoria da abiogênese, os primeiros seres que surgiram no planeta teriam sido:
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(PUC-MG) Marília encomendou, num supermercado virtual, frutas, hortaliças e legumes. Ao receber a encomenda, relatou para o marido que, no pacote de legumes, comprou abobrinhas, batatinha, vagem, quiabo, cenoura, berinjela e ervilha em vagem. De legume mesmo, no conceito de botânica, ela conseguiu quantos exemplares dos citados?
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UERN) Estudos recentes apontam que há um aumento dramático na liberação de metano no fundo do Oceano Ártico, o que vem preocupando ambientalistas de todo o mundo.
Essa intensa preocupação se deve ao fato de esse gás:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNICAMP) Acidentes de trânsito causam milhares de mortes todos os anos nas estradas do país. Pneus desgastados (“carecas”), freios em péssimas condições e excesso de velocidade são fatores que contribuem para elevar o número de acidentes de trânsito.
O sistema de freios ABS (do alemão “Antiblockier-Bremssystem”) impede o travamento das rodas do veículo, de forma que elas não deslizem no chão, o que leva a um menor desgaste do pneu. Não havendo deslizamento, a distância percorrida pelo veículo até a parada completa é reduzida, pois a força de atrito aplicada pelo chão nas rodas é estática, e seu valor máximo é sempre maior que a força de atrito cinético. O coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é ìe = 0,80 e o cinético vale ìc = 0,60. Sendo g = 10 m/s2 e a massa do carro m = 1200 kg, o módulo da força de atrito estático máxima e a da força de atrito cinético são, respectivamente, iguais a
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
(UNIT) Considerando-se os componentes e as funções do tecido muscular, é correto afirmar, exceto:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
As ciências naturais eram-lhe queridas e familiares; e uma insaciável e religiosa curiosidade do Universo impelira-o a estudar tudo o que divinamente o compõe, desde os insetos até aos astros. Estudos carinhosamente feitos com o coração — porque Fradique sentia pela Natureza, sobretudo pelo animal e pela planta, uma ternura e uma veneração genuinamente budistas. “Amo a Natureza (escrevia-me ele em 1882) por si mesma, toda e individualmente, na graça e na fealdade de cada uma das formas inumeráveis que a enchem; e amo-a ainda como manifestação tangível e múltipla da suprema Unidade, da Realidade intangível, a que cada Religião e cada Filosofia deram um nome diverso e a que eu presto culto sob o nome de VIDA. Em resumo adoro a Vida — de que são igualmente expressões uma rosa e uma chaga, uma constelação e (com horror confesso) o conselheiro Acácio. Adoro a Vida e, portanto, tudo adoro — porque tudo é viver, mesmo morrer. Um cadáver rígido no seu esquife vive tanto como uma águia batendo furiosamente o voo. [...].”.
QUEIROZ, E. de. Correspondência de Fradique Mendes. In: Obras de Eça de Queiroz. Porto: Lello & Irmão Editores, 1966.
O fragmento apresenta um discurso em que tanto o narrador quanto a personagem Fradique, biografada, apresentam considerações sobre Fradique em relação à natureza. O narrador, ao caracterizar Fradique,