(UNESP) Analise os desenhos.
Neste trabalho de Leonardo da Vinci, transparece a sua dedicação alicerçada no racionalismo, no experimentalismo científico e no antropocentrismo, características do movimento __________, que, mais de três séculos depois, também influenciaram os ideais evolucionistas de Charles Darwin. A análise desta brilhante investigação científica evidencia a relação evolutiva entre órgãos __________ e de __________ origem embrionária.
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:
Questões relacionadas
- Física | 7.2 Quântica
No espaço sideral, luz incide perpendicular e uniformemente numa placa de gelo inicialmente a -10ºC e em repouso, sendo 99% refletida e 1% absorvida. O gelo então derrete pelo aquecimento, permanecendo a água aderida à placa. Determine a velocidade desta após a fusão de 10% do gelo.
- Física
Ótimos nadadores, os golfinhos conseguem saltar até 5 m acima do nível da água do mar. Considere que um golfinho de 100 kg inicialmente em repouso no ponto A situado 3 m abaixo da linha da água do mar, acione suas nadadeiras e atinja, no ponto B determinada velocidade, quando inicia o seu movimento ascendente e seu centro de massa descreve a trajetória indicada na figura pela linha tracejada. Ao sair da água, seu centro de massa alcança o ponto C a uma altura de 5 m acima da linha da água, com módulo da velocidade igual a conforme a figura.
Considere que, no trajeto de B para C o golfinho perdeu 20% da energia cinética que tinha ao chegar ao ponto B devido à resistência imposta pela água ao seu movimento.
Desprezando a resistência do ar sobre o golfinho fora da água, a velocidade da água do mar e adotando g=10 m/s2 é correto afirmar que o módulo da quantidade de movimento adquirida pelo golfinho no ponto B em kg.m/s é igual a :
- Química | 3.8 Bioquímica
(FUVEST 2015 1ª FASE) A ardência provocada pela pimenta dedo-de-moça é resultado da interação da substância capsaicina com receptores localizados na língua, desencadeando impulsos nervosos que se propagam até o cérebro, o qual interpreta esses impulsos na forma de sensação de ardência.
Esse tipo de pimenta tem, entre outros efeitos, o de estimular a sudorese no organismo humano.
Considere as seguintes afirmações:
I. Nas sinapses, a propagação dos impulsos nervosos, desencadeados pelo consumo dessa pimenta, se dá pela ação de neurotransmissores.
II. Ao consumir essa pimenta, uma pessoa pode sentir mais calor pois, para evaporar, o suor libera calor para o corpo.
III. A hidrólise ácida da ligação amídica da capsaicina produz um aminoácido que é transportado até o cérebro, provocando a sensação de ardência.
É correto apenas o que se afirma em
- Física | 3.1 Termometria
Incêndio atinge fábrica de reciclagem de pneus em Mogi Mirim e mobiliza Bombeiros
Um incêndio atingiu uma fábrica de reciclagem de pneus em Mogi Mirim (SP), no fim da tarde desta segunda-feira (21). O fogo na região da Vila Santa Luzia começou por volta das 17h e mobilizou pelo menos oito veículos do Corpo de Bombeiros da cidade, de Campinas (SP) e de Mogi Guaçu (SP). Ninguém ficou ferido.
A suspeita é de que uma pane elétrica na máquina usada para colocar o pneu em triturador tenha iniciado o incêndio que se alastrou pela área da fábrica elevando a temperatura para incríveis 1400 °C. Funcionários conseguiram deixar a empresa a tempo após a sirene ser acionada.
Durante as investigações das causas do incêndio os relatórios devem ser preenchidos obedecendo alguns critérios, dentre eles, informar as grandezas físicas envolvidas em unidades do sistema internacional. Dessa forma, ao ler o relatório veremos a temperatura registrada, na escala absoluta, vale
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2009 1ª APLICAÇÃO) Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear – da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa – hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.
MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007.
No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque: