As propagandas fazem uso de diferentes recursos para garantir o efeito apelativo, isto é, o convencimento do público em relação ao que apresentam. O cartaz da campanha promovida pelo Ministério da Saúde utiliza vários recursos, verbais e não verbais, como estratégia persuasiva, dentre os quais se destaca
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No mapa a seguir encontra-se uma sub-região do Nordeste que apresenta clima e vegetação de transição. A leste, o clima é mais úmido e a vegetação original era de mata Atlântica. A oeste, as chuvas diminuem e a vegetação muda para caatinga. Nesta sub-região se destacam cidades como Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Feira de Santana (BA). Na zona rural encontram-se pequenas e médias propriedades que produzem milho, feijão, mandioca, além da criação de caprinos, suínos, ovinos e aves.
Essa sub-região é
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
O efeito Tyndall é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal. Foi observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857 e, posteriormente, investigado pelo físico inglês John Tyndall. Este efeito é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no ar por meio de uma réstia de luz, observar gotículas de água que formam a neblina por meio do farol do carro ou, ainda, observar o feixe luminoso de uma lanterna por meio de um recipiente contendo gelatina.
REIS, M. Completemente Química:Físico-Química. São Paulo: FTD, 2001(adaptado)
Ao passar por um meio contendo partículas dispersas um feixe de luz sofre o efeito Tyndall devido
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(UNISC-RS) Conforme o Relatório Nacional das Águas (2013), o Brasil apresenta uma situação confortável em termos globais quanto aos recursos hídricos. A disponibilidade hídrica per capita, determinada a partir de valores totalizados para o país, indica uma situação satisfatória, quando comparada aos valores dos demais países informados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, apesar desse aparente conforto, existe uma distribuição espacial desigual dos recursos hídricos no território brasileiro, entre outras questões que preocupam a gestão dos recursos hídricos. Para responder a questão abaixo considere o assunto águas continentais do Brasil.
I. Cerca de 80% da disponibilidade hídrica estão concentrados na região hidrográfica Amazônica, onde se encontra o menor contingente populacional e valores reduzidos de demandas de consumo.
II. O regime de um rio está relacionado à variação do nível de suas águas. Os rios brasileiros possuem regime pluvial, isto é, são alimentados pelas chuvas. Apresentam cheias e vazantes de acordo com as regiões climáticas em que estão situados.
III. O projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do cerrado brasileiro. Trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade, quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento.
IV. A maioria dos rios que formam a Bacia do Paraná apresentam algum comprometimento na qualidade das águas, além disso, a demanda hídrica é maior que a oferta de água. Ocorre também o excesso de poluição industrial e residencial, sendo adequado que se invista em mecanismos de reciclagem e reutilização de água utilizada pelas indústrias, bem como implementar obras de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos.
V. O ciclo hidrológico, em condições naturais, pode ser considerado um sistema em equilíbrio, porém, com a crescente urbanização das bacias hidrográficas percebem-se alterações que promovem modificações na dinâmica do ciclo da água. Em áreas urbanizadas, fatores como a impermeabilização do solo, a canalização de cursos fluviais e a remoção da vegetação, desencadeiam ou agravam os processos de erosão e de inundações, pondo em risco o balanço hídrico.
Assinale a alternativa correta.
- Ciências - Fundamental | 09. Preservar é preciso
O planeta Terra está em constante mudança, seja por processos naturais ou pela ação dos seres humanos. Nas últimas décadas, o impacto das atividades humanas tem sido uma das principais causas das transformações que afetam o meio ambiente. Desde a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, a humanidade vem provocando mudanças significativas no planeta, como o aumento da temperatura global, a degradação do solo, a poluição das águas e do ar, entre outras. É importante compreender essas transformações e buscar soluções sustentáveis para minimizar os danos causados ao meio ambiente.
O desmatamento é uma das principais ameaças à biodiversidade e um dos maiores problemas ambientais enfrentados pelo planeta. Qual é o impacto do desmatamento na biodiversidade?
- Física
A partir do repouso, uma pedra é deixada cair da borda no alto de um edifício. A figura mostra a disposição das janelas, com as pertinentes alturas h e distâncias L que se repetem igualmente para as demais janelas, até o térreo. Se a pedra percorre a altura h da primeira janela em t segundos, quanto tempo levará para percorrer, em segundos, a mesma altura h da quarta janela? (Despreze a resistência do ar).