Durante vários anos, a comunidade brasileira residindo no exterior foi comparativamente maior que a de estrangeiros residindo no Brasil. Os fluxos migratórios nacionais no período entre 2006 e 2010, no entanto, alteraram essa conjuntura, o que se reflete em remessas de dinheiro que entram e saem do país.
Essa mudança de conjuntura brasileira, no período indicado nos gráficos, tem como causa principal:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UESB) O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está desenvolvendo um novo produto farmacêutico para combater a malária. O sal híbrido Mefas é um insumo farmacêutico ativo resultante da combinação de duas substâncias: artesunato e mefloquina. O novo fármaco está sendo desenvolvido em colaboração com o Centro de Pesquisa René Rachou em Minas Gerais. Em breve, esse fármaco será disponibilizado à população por meio do Sistema Único de Saúde e a outros países endêmicos.
(NOVO..., 2010)
A malária ou paludismo aflige a humanidade há cerca de cinco mil anos e ainda hoje atinge mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo.
Com relação a essa doença, é correto afirmar:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(IFSP) Atualmente, as pessoas têm muita consciência em relação à alimentação saudável. Sabendo que os alimentos podem ser classifi cados em carboidratos, gorduras e proteínas, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, um exemplo de carboidrato, gordura e proteína.
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO II
Lucian Freud é, como ele próprio gosta de relembrar às pessoas, um biólogo. Mais propriamente, tem querido registrar verdades muito específicas sobre como é tomar posse deste determinado corpo nesta situação particular, neste específico espaço de tempo.
SMEE, S. Freud. Köln: Taschen, 2010.
Considerando a intencionalidade do artista, mencionada no Texto II, e a ruptura da arte no século XX com o parâmetro acadêmico, a obra apresentada trata do(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
É muito, muito importante mesmo que a ciência exista. Quem faz a ciência são os cientistas (e as cientistas, é claro!). Ser cientista é fazer perguntas sobre o mundo ao nosso redor, tentar encontrar respostas possíveis para essas perguntas, testar possibilidades, tirar conclusões e fazer mais testes para comprovar essas conclusões. Das pesquisas científicas saem muitas soluções para questões do nosso dia a dia.
A ciência pode, por exemplo, prevenir doenças, descobrir a origem das coisas, criar equipamentos para a nossa comunicação, assim como também pode ajudar a retirar pessoas da extrema pobreza, resolver problemas da falta de água, de luz, de educação e muito mais!
CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Disponível em: http://chc.org.br/artigo/ciencia-e-para-todos/. Acesso em: 29 out. 2018.
No artigo, subentende-se que a ciência
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(PUCRS) Além de difundir o conhecimento, o biólogo deve gerar novos conhecimentos. Isto é, deve investigar e descobrir como funciona a vida em todos os seus níveis de organização, para que essas informações venham a compor os conteúdos dos livros didáticos de biologia. Com a intenção de avaliar o efeito dos neurotransmissores na contração muscular, uma terceira pesquisa foi realizada fixando-se a extremidade de uma fatia de músculo cardíaco a um medidor de força. Sobre essa fatia de músculo, o biólogo pingou gotas de cinco diferentes neurotransmissores, uma por vez.
O medidor de força mostrou que houve contração após as células musculares terem sido banhadas em