(UECE) “Como se sabe, a palavra mythos raramente foi empregada por Heródoto (apenas duas vezes). Caracterizar um logos (narrativa) como mythos era para ele um meio claro de rejeitá-lo como duvidoso e inconvincente. [...] Situado em algum lugar além do que é visível, um mythos não pode ser provado.”
HARTOG, F. Os antigos, o passado e o presente. Brasília, Editora da UnB, 2003, p. 37.
Sobre a diferença entre mythos e logos acima sugerida, é INCORRETO afirmar que
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
É um combate contra vícios, mas esses vícios não são simplesmente os do indivíduo. São os vícios dos homens, e são vícios que tomam forma, se baseiam ou são a raiz de tantos hábitos, de maneiras de fazer, de leis, de organizações políticas ou de convenções sociais que encontramos entre os homens. É um combate, uma agressão explícita, voluntária e constante que se endereça à humanidade em geral, à humanidade em sua vida real, tendo como horizonte ou objetivo mudá-la, mudá-la em sua atitude moral (ethos), mas, ao mesmo tempo e com isso mesmo, mudá-la em seus hábitos, suas convenções, suas maneiras de viver.
FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: a coragem da verdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011. p. 247.
O texto apresenta uma análise crítica de Michel Foucault sobre o(a)
- Matemática | 09. Probabilidade
O diagrama a seguir foi usado em uma aula de economia e apresenta 26 países classificados em três critérios: extensão territorial, população e produção econômica.
Durante a aula, a professora solicitou a uma aluna que escolhesse, ao acaso, dois desses países para fins de comparação. Qual é a probabilidade de que ambos os países escolhidos possuam mais de 2 milhões de km2, dado que os dois possuem PIB superior a 600 bilhões de dólares?
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(CPS) Os fertilizantes podem ser definidos como qualquer material orgânico ou inorgânico (mineral), de origem natural ou sintética, que é adicionado ao solo com vistas ao suprimento de certos elementos essenciais ao crescimento vegetal. Os fertilizantes são empregados, predominantemente, na forma sólida, contudo, podem ser aplicados também na forma de soluções ou suspensões. Os fertilizantes mais usados são do tipo NPK fontes de nitrogênio, fósforo e potássio, elementos essenciais às plantas.
A tabela apresenta possíveis compostos usados nos fertilizantes do tipo
Os sais podem ser obtidos por uma reação de neutralização., por exemplo, obtém-se o cloreto de sódio ao reagirmos ácido clorídrico com hidróxido de sódio:
HCl + NaOH → NaCl + H2O
Portanto, para obtermos o sal usado como fertilizante potássico, KCl mencionado na tabela, devemos utilizar a base
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Dê-me um navio cheio de ferro e eu lhe darei uma era glacial”, disse o cientista John Martin (1935-1993), dos Estados Unidos, a respeito de uma proposta de intervenção ambiental para resolver a elevação da temperatura global; o americano foi recebido com muito ceticismo. O pesquisador notou que mares com grande concentração de ferro apresentavam mais fitoplâncton e que essas algas eram capazes de absorver elevadas concentrações de dióxido de carbono da atmosfera. Esta incorporação de gás carbônico e de água (H2O) pelas algas ocorre por meio do processo de fotossíntese, que resulta na produção de matéria orgânica empregada na constituição da biomassa e na liberação de gás oxigênio (O2). Para essa proposta funcionar, o carbono absorvido deveria ser mantido no fundo do mar, mas como a maioria do fitoplâncton faz parte da cadeia alimentar de organismos marinhos, ao ser decomposto devolve CO2 à atmosfera.
Os sete planos para salvar o mundo. Galileu, n. 214, maio 2009. (com adaptações).
Considerando que a ideia do cientista John Martin é viável e eficiente e que todo o gás carbônico absorvido (CO2, de massa molar igual a 44 g/mol) transforma-se em biomassa fitoplanctônica (cuja densidade populacional de 100 g/m2 é representada por C6H12O6, de massa molar igual a 180 g/mol), um aumento de 10 km2 na área de distribuição das algas resultaria na - Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Uemg) Em 2009, comemorou-se o 150º aniversário da publicação do livro “Origem das espécies”, de Charles Robert Darwin. Este livro trouxe uma teoria que revolucionou o modo de pensar dos seres humanos, a respeito das espécies biológicas.
Considerando o pensamento de Darwin sobre esse assunto, só está CORRETO afirmar que