(UNESP) Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1).
Na tirinha, o personagem afirma que os vírus podem ser de DNA ou RNA e que estes não têm vida própria fora das células. Esta última afirmação se justifica, pois os vírus de
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Sara comprou um terreno com formato de trapézio e área igual a 200 m 2, conforme mostra a imagem a seguir.
O comprimento, em metros, da frente do terreno, localizada na Rua das Amendoeiras, é:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Sendo a terra que dá o ouro pouco produtiva [...] e não menos estéril a maior parte dos caminhos das minas, não se pode crer o que padeceram, ao princípio, os mineiros por falta de mantimentos [...] Porém, tanto que se viu a abundância do ouro que se tirava e a largueza como que se pagava tudo que lá ia, logo se fizeram estalagens e logo começaram os mercadores a mandar às minas o melhor que chega nos navios do reino e de outras partes, assim de mantimentos, como de regalo [presente] e de pomposo para se vestirem, além de mil bugiarias [bugigangas] de França, que lá também foram dar. E, a esse respeito, de todas as partes do Brasil se começou a enviar tudo o que dá terra, com lucro não somente grande, mas excessivo.
ANTONIL, A. J. Cultura e Opulência do Brasil. BH: Itatiaia, 1982. p. 169-170.
O texto refere-se ao processo de desenvolvimento da atividade mineradora no período colonial. O fator que mais contribuiu para a ocupação populacional da região mineradora foi a
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
HCℓ(g) é borbulhado e dissolvido em um solvente X. A solução resultante é não condutora em relação à corrente elétrica. O solvente X deve ser necessariamente
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A) Qual é a origem das naus mencionadas no texto?
B) Transcreva o trecho que as tradições indígenas ainda existem apesar das imposições feitas pelo povo que chegou às naus em 1500.
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UFPA) A figura acima ilustra o conceito de células-tronco, que tem sido objeto de muita polêmica, principalmente no âmbito da justiça, da ética e da religião. Em relação ao que a figura representa e à luz dos conhecimentos atuais, considere as seguintes afirmativas:
I. Células-tronco são células indiferenciadas, com potencialidade para dar origem aos mais diversos tipos de células especializadas que formam os tecidos do organismo.
II. Células-tronco embrionárias ou pluripotentes têm a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de célula adulta.
III. Células-tronco multipotentes, que são menos plásticas e mais diferenciadas, dão origem a uma gama limitada de células dentro de um determinado tipo de tecido.
IV. As células-tronco embrionárias constituem a chamada massa celular interna da blástula (blastocisto), que dá origem ao embrião.
V. Células da medula óssea são exemplos de células-tronco pluripotentes.
É correto o que se afirma em: