Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características marcantes que permitem essa diferenciação. Uma dessas características é a capacidade de responder a estímulos, uma capacidade denominada de:
Questões relacionadas
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Uma corda elástica está inicialmente esticada e em repouso, com uma de suas extremidades fixa em uma parede e a outra presa a um oscilador capaz de gerar ondas transversais nessa corda. A figura representa o perfil de um trecho da corda em determinado instante posterior ao acionamento do oscilador e um ponto P que descreve um movimento harmônico vertical, indo desde um ponto mais baixo (vale da onda) até um mais alto (crista da onda).
Sabendo que as ondas se propagam nessa corda com velocidade constante de 10 m/s e que a frequência do oscilador também é constante, a velocidade escalar média do ponto P, em m/s quando ele vai de um vale até uma crista da onda no menor intervalo de tempo possível é igual a:
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(UDESC) Tecidos epiteliais, também denominados de epitélios, desempenham diversas funções no nosso organismo.
Em relação a estes tecidos, analise as proposições.
I. Tecidos epiteliais são pluriestratificados em função de seu papel de proteção.
II. Alguns epitélios possuem especializações que aumentam a sua capacidade de absorção.
III. Especializações epiteliais do tipo desmossomos e junções adesivas aumentam sua capacidade de absorção.
IV. A pele é um exemplo de tecido epitelial de revestimento.
V. As glândulas mamárias, assim como as sudoríparas, são exemplos de tecido epitelial de secreção.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(ITA) Considere um corpo celeste esférico e homogêneo de massa M e raio R atravessado de polo a polo por um túnel cilíndrico retilíneo de diâmetro desprezível. Em um desses polos um objeto pontual é solto a partir do repouso no instante t=0. Sendo G a constante universal de gravitação, esse objeto vai alcançar o outro polo após o intervalo de tempo dado por
- Matemática | 1.12 Sistema de Equações do 1º Grau
Uma escola organizou uma corrida de revezamento 4 x 400 metros, que consiste em uma prova esportiva na qual os atletas correm 400 metros cada um deles, segurando um bastão, repassando-o de um atleta para outro da mesma equipe, realizando três trocas ao longo do percurso, até o quarto atleta, que cruzará a linha de chegada com o bastão. A equipe ganhadora realizou a prova em um tempo total de 325 segundos.
O segundo corredor da equipe ganhadora correu seus 400 metros 15 segundos mais rápido do que o primeiro; já o terceiro realizou seus 400 metros 5 segundos mais rápido que o segundo corredor, e o último realizou seu percurso em do tempo realizado pelo primeiro.
Qual foi o tempo, em segundo, em que o último atleta da equipe ganhadora realizou seu percurso de 400 metros?
- Matemática | 10. Estatística
Um concurso é composto por cinco etapas. Cada etapa vale 100 pontos. A pontuação final de cada candidato é a média de suas notas nas cinco etapas. A classificação obedece à ordem decrescente das pontuações finais. O critério de desempate baseia-se na maior pontuação na quinta etapa.
A ordem de classificação final desse concurso é