Palitos de fósforo foram comercializados na Alemanha em 1832, porém era muito perigoso e costumavam incendiar sozinhos dentro da própria embalagem. Em 1855 a Suécia produz o fósforo seguro ao passar utilizar o fósforo vermelho na sua composição, nessa versão o fósforo fora dividido e colocado no palito e no lado de fora da caixa, junto com o material abrasivo. Atualmente o palito de fósforo contém apenas enxofre, um agente oxidante e cola, o fósforo está contido na parte de fora da caixa, junto com trissulfeto de antimônio II e dextrina, deixando o palito mais seguro e fazendo o acender apenas na presença da caixa.
A característica segurança atribuída ao fósforo comercializado é atribuída
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
(ENEM 2020 1° APLICAÇÃO) O gerente de uma loja de cosméticos colocou à venda cinco diferentes tipos de perfume, tendo em estoque na loja as mesmas quantidades de cada um deles. O setor de controle de estoque encaminhou ao gerente registros gráficos descrevendo os preços unitários de cada perfume, em real, e a quantidade vendida de cada um deles, em percentual, ocorrida no mês de novembro.
Dados a chegada do final de ano e o aumento das vendas, a gerência pretende aumentar a quantidade estocada do perfume do tipo que gerou a maior arrecadação em espécie, em real, no mês de novembro.
Nessas condições, qual o tipo de perfume que deverá ter maior reposição no estoque?
- Geografia | 3.4 ClimaA relação entre precipitação e temperatura apresentada indica tratar-se de um clima
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Leia o texto a seguir e responda à questão. Assaltos insólitos Assalto não tem graça nenhuma, mas alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssimo, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota. Uma vez me contaram de um cidadão que foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que é assaltada na rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação. Pois lá estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos. Mal teve tempo de tomar uma atitude e já ouvia: — É um assalto, fica quieto senão leva chumbo. Ele já se preparava para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta: — Cadê o patrão? Num rasgo de criatividade, respondeu: — Saiu, foi com a família ao mercado, mas já volta. — Então vamos lá dentro, mostre tudo. Fingindo-se, então, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer: — Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom. Os ladrões recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados. Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos. Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo. SANT’ANNA, Affonso Romano. Porta de colégio e outras crônicas. São Paulo: Ática 1995. Coleção Para Gostar de Ler (fragmento). Disponível em: http://reocities.com/Pipeline/ramp/5062/cro11.htm. Acesso em: 02 out. 2011 (adaptado).
Leia o trecho a seguir.
“ É igual a certos incidentes de viagem (...)”.
Explique a situação cujo verbo “SER” é conjugado, conforme o termo em destaque.
- História | 3.4 Ditadura Militar
Num discurso feito na Escola Superior de Guerra, Médici festejava: “Estamos vencendo o terrorismo da minoria enganada pela falácia de sistemas de vida incompatíveis com a índole de nossa gente”. Falando à oficialidade da Vila Militar disse: “é preciso aprimorar a prática dos princípios democráticos consagrados na constituição brasileira, sobretudo os referentes à dignidade da pessoa humana, aos direitos, deveres e liberdade do homem brasileiro, mas não do pseudobrasileiro, que está a serviço de outra pátria”.
Gaspari, E. A ditadura escancarada: as ilusões armadas. Rio de Janeiro. Editora Intrínseca, 2014 (adaptado). VOT2020.
Os discursos do Presidente Médici, que governou o Brasil entre 1969 e 1974, apresentam argumentos para justificar o regime militar. Entre seus argumentos, Médici
- Geografia | 5.1 População
O crescimento urbano, ao criar um mercado potencial mais amplo, estimulou igualmente o crescimento das indústrias artesanais e de algumas fábricas que empregavam uma força de trabalho concentrada [...]
Deixando de lado as características peculiares dessa sociedade urbana em expansão, a razão para a crescente debilidade de qualquer expressão política especificamente urbana era a posição peculiar da cidade no sistema econômico e fiscal, consolidado pelo contínuo progresso do setor com base na exportação de produtos agrícolas e pecuários.
(Tulio Halperín Donghi. “A economia e a sociedade na América espanhola do pós-independência”. In: Leslie Bethell (org.). História da América Latina, v. 3, 2004.)
O excerto apresenta uma experiência histórica vivida por alguns países hispano-americanos, e também pelo Brasil, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX. Tal situação