As provas oferecidas pela Siemens e por seus executivos ao Cade são contundentes. Entre elas, consta um depoimento bombástico prestado no Brasil em junho de 2008 por um funcionário da Siemens da Alemanha. ISTOÉ teve acesso às sete páginas da denúncia. Nelas, o ex-funcionário, que prestou depoimento voluntário ao Ministério Público, revela como funciona o esquema de desvio de dinheiro dos cofres públicos e fornece os nomes de autoridades e empresários que participavam da tramoia.
Fonte: Isto é, 19/07/2013.
A matéria retrata:
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Em eventos esportivos, é comum que os espectadores realizem a coreografia da “ola”. Os participantes erguem seus braços e os abaixam logo em seguida, em fileiras sucessivas, criando o efeito visual de uma onda. Os espectadores gritam juntos “ola” seguindo a propagação da onda. Assuma que a distância D entre as cadeiras e o tempo τ de deslocamento de braço são constantes. Assuma que um participante só inicia o movimento da “ola” quando o participante na fileira ao lado o encerra. A respeito da situação física descrita, são feitas as seguintes afirmações:
I. Se um estádio com 30.000 pessoas gritando resulta em um ruído sonoro de 90 dB, o ruído de 60.000 pessoas gritando é de aproximadamente 93 dB.
II. A onda resultante da coreografia é longitudinal.
III. A velocidade da onda é diretamente proporcional a τ e inversamente proporcional a D.
Sobre as afirmações I, II e III pode-se afirmar que
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Se seu cão está vivo há mais de uma década, a crença generalizada é a de que ele envelheceu tanto quanto um humano ao longo de 70 anos. Esse fator de conversão – com cada ano de vida de um cão sendo equivalente a 7 anos humanos – vem da divisão da expectativa de vida humana, de cerca de 77 anos, pela expectativa de vida canina, de cerca de 11.
A suposição é que cada ano que um cão vive é equivalente a 7 anos humanos em qualquer estágio da vida do animal. No entanto, novas pesquisas sugerem que as coisas não são tão simples. Pesquisadores derivaram a seguinte fórmula para mapear a idade de um cão.
IdH = 16 ⋅ ln (IdC) + 31
Na fórmula, IdH indica a idade humana equivalente, IdC indica a idade cronológica do animal, e ln representa o logaritmo neperiano, ou natural.
Disponível em: https://www.bbc.com. Acesso em: 5 mar. 2020 (adaptado).
Considerando ln 2 = 0,69, a idade canina de 8 anos é equivalente, em ano, a que idade humana?
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Conversores catalíticos de automóveis são utilizados para reduzir a emissão de poluentes. Os gases resultantes da combustão no motor e o ar passam por substâncias catalisadoras que aceleram a transformação de monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2) e a decomposição de óxidos de nitrogênio (genericamente NxOy) em gás nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2).
Em relação ao uso de catalisadores e as substâncias citadas no texto, são feitas as seguintes afirmações:
I. As reações de decomposição dos óxidos de nitrogênio a gás oxigênio e a gás nitrogênio ocorrem com variação no número de oxidação das espécies.
II. O CO2 é um óxido ácido que quando reage com a água forma o ácido carbônico.
III. Catalisadores são substâncias que iniciam as reações químicas que seriam impossíveis sem eles, aumentando a velocidade e também a energia de ativação da reação.
IV. O monóxido de carbono é um óxido básico que ao reagir com a água forma uma base.
V. A molécula do gás carbônico apresenta geometria espacial angular.
Das afirmativas feitas estão corretas apenas:
- História - Fundamental | 10. Segundo Reinado
Em 1830 o café era o principal produto de exportação do Brasil. O vale do Paraíba foi a primeira região de cultivo do café. Em meados do século XIX, por volta de 1850, o café passou a ser plantado na região de Campinas e de lá iniciou sua marcha para o oeste de São Paulo, que viria a se tornar o maior centro cafeicultor do Brasil. Observe o mapa:
Trajetória da cafeicultura
Entre as características da produção no Oeste Paulista, podemos citar
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir sobre a queda do governo czar russo em 1917. Durante a Revolução de 1917, quase todas as nacionalidades da Rússia enxergaram na queda do czarismo e, depois, na do governo provisório a oportunidade para recuperarem sua liberdade. FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências – séculos XIII ao XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. (Fragmento)
Enunciado:
Sobre o tipo de política desenvolvida na Rússia após revolução, observa-se que