Cana-de-açúcar, produção e rendimento
THÉRY, H.; MELLO, N. A. de. Atlas do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008.
As diferenças entre a faixa litorânea nordestina e o oeste paulista no que se refere a atividade rural destacada no mapa residem
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
Considere um equipamento capaz de emitir radiação eletromagnética com comprimento de onda bem menor que a radiação ultravioleta. Suponha que a radiação emitida por esse equipamento foi apontada para um tipo específico de filme fotográfico e entre o equipamento e o filme foi posicionado o pescoço de um indivíduo. Quanto mais exposto à radiação, mais escuro se torna o filme após a revelação. Após acionar o equipamento e revelar o filme, evidenciou-se a imagem mostrada na figura abaixo.
Dentre os fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e os átomos do indivíduo que permitem a obtenção desta imagem inclui-se a:
- Matemática - Fundamental | 1.3 Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
A coleção de carrinhos em miniatura de Gustavo é a sua grande paixão. Aos 12 anos, ele já tem dezenas de modelos. Ele resolveu organizá-los em seu quarto e percebeu que, separando por cor, podia formar 6 grupos com a mesma quantidade de miniaturas. Separando por marca, havia 7 grupos com o mesmo número de carrinhos. E, de acordo com a escala dos modelos, era possível formar 3 grupos com quantidades iguais.
Qual dos números abaixo pode representar a quantidade total de miniaturas da coleção de Gustavo?
- Física | B. Força Magnética
(UESB)
Considere uma partícula com massa igual a 3,2.10-17g eletrizada positivamente, lançada com velocidade de módulo igual a 50,0 m/s na região de um campo magnético uniforme de intensidade 5,0 T, que forma um ângulo de 30° com as linhas de indução magnética, conforme a figura. Admitindo-se a carga fundamental, em valor absoluto, como sendo 1,6.10-19 C, o raio do movimento helicoidal uniforme descrito pela partícula, em m, é igual a
- Filosofia | 3. Medieval
(UEG) Durante seu reinado, Carlos Magno buscou reverter o quadro de estagnação cultural gerado pelas invasões bárbaras, quando muito do conhecimento da Antiguidade clássica havia se perdido. Reuniu então, com o apoio da Igreja, grandes sábios que deveriam transmitir sua sabedoria nas escolas da época. Esses grandes mestres foram chamados scholasticos. As matérias ensinadas por eles nas escolas medievais eram chamadas de artes liberais e foram divididas em
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(UFPR) Considere as seguintes afirmativas relacionadas aos fenômenos que ocorrem com um feixe luminoso ao incidir em superfícies espelhadas ou ao passar de um meio transparente para outro:
I. Quando um feixe luminoso passa do ar para a água, a sua frequência é alterada.
II. Um feixe luminoso pode sofrer uma reflexão interna total quando atingir um meio com índice de refração menor do que o índice de refração do meio em que ele está se propagando.
III. O fenômeno da dispersão ocorre em razão da independência entre a velocidade da onda e sua frequência.
IV. O princípio de Huygens permite explicar os fenômenos da reflexão e da refração das ondas luminosas.
Assinale a alternativa correta.