Joana é botânica e trabalha em um instituto de pesquisa de vida vegetal. Seu mais recente projeto consiste em observar e modelar o crescimento de uma espécie vegetal em extinção em uma determinada área.
Para modelar o crescimento dos vegetais, Joana anotou diariamente, durante 30 dias, o tamanho médio, em cm, que um conjunto de indivíduos da espécie vegetal ameaçada alcançava. Ela, então, decidiu utilizar esses dados para construir uma função de variável real com domínio nos naturais, cuja expressão é em que:
- f(1) representa a altura das plantas ao final do primeiro dia,
- f(2), ao final do segundo dia, e assim por diante.
De acordo com o texto, a variação do tamanho médio das plantas observada entre o quarto e o vigésimo dia é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Diga não ao não
Quem disse que alguma coisa é impossível?
Olhe ao redor. O mundo está cheio de coisas que, segundo os pessimistas, nunca teriam acontecido.
“Impossível.”
“Impraticável.”
“Não”.
E ainda assim, sim.
Sim, Santos Dumont foi o primeiro homem a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico.
Sim, Visconde de Mauá, um dos maiores empreendedores do Brasil, inaugurou a primeira rodovia pavimentada do país.
Sim, uma empresa brasileira também inovou no país.
Abasteceu o primeiro voo comercial brasileiro.
Foi a primeira empresa privada a produzir petróleo na Bacia de Campos.
Desenvolveu um óleo combustível mais limpo, o OC Plus.
O que é necessário para transformar o não em sim?
Curiosidade. Mente aberta. Vontade de arriscar.
E quando o problema parece insolúvel, quando o desafio é muito duro, dizer: vamos lá.
Soluções de energia para um mundo real.
Jornal da ABL. Nº 336, dez. de 2008 (adaptado).
O texto publicitário apresenta a oposição entre “impossível”, “impraticável”, “não” e “sim”, “sim”, “sim”. Essa oposição, usada como um recurso argumentativo,tem a função de:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UERN) Desde muito tempo, os habitantes das regiões áridas, como os desertos, perceberam que os lagos de água salgada têm menor tendência para secar que os lagos de água doce. Fenômeno semelhante ocorre nas salinas de Mossoró, no Rio Grande do Norte, quando a água do mar evapora lentamente e forma depósitos de cloreto de sódio, NaCl.
Uma análise do fenômeno da evaporação da água salgada em lagos e nas salinas permite concluir:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UEPB) A ingestão de bebida alcoólica bem como ar rarefeito (pouco denso) possibilitam que a oxigenação do cérebro de um homem adulto normal seja reduzida. Sobre estes dois aspectos (ingestão de álcool e ar rarefeito), considere a situação hipotética deste homem viajando de avião comercial à altitude de cruzeiro (11 mil metros), o qual ingeriu bebida alcoólica durante o voo. Analisando-se esta situação, leia as seguintes proposições:
I. Os efeitos do álcool durante o voo serão maiores que em terra firme porque, nessa situação, o organismo produz uma quantidade menor de oxihemoglobina, uma substância responsável pela oxigenação de todo o corpo, incluindo o cérebro.
II. Os efeitos do álcool serão anulados porque, apesar de parte do oxigênio que sai dos alvéolos pulmonares e chega ao sangue ser transportada pelos eritrócitos ligados à hemoglobina, a maior parte desse oxigênio começa a ser transportada e dissolvida no plasma sanguíneo.
III. O efeito do álcool será o esperado em condições de terra firme porque o gás carbônico produzido combinado com a hemoglobina, no lugar do oxigênio, formando a carbohemoglobina, contribui para a queda do pH no sangue e consequentemente anula o efeito da baixa pressão em altitudes elevadas.
IV. Os efeitos da ingestão alcoólica e da altitude sobre a absorção do oxigênio pela hemoglobina serão somados, sendo o indivíduo levado a inalar menos oxigênio, o que dificulta a absorção do gás pelas hemácias do sangue.
V. Os efeitos de saturação da hemoglobina em pressão de altitude e ingestão de álcool serão potencializados porque a hemoglobina é uma proteína que apresenta sítios de ligação com o O2, nos quais surge uma ligação fraca e reversível, quando a pressão parcial de O2 é elevada, como ocorre na passagem do sangue pelos pulmões: o oxigênio se liga à hemoglobina e, quando a pressão parcial de O2 é baixa, o oxigênio é liberado.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir:
(GALILEU, junho de 2010, n⁰ 228, p. 22)
A resposta à pergunta do assinante da revista Galileu explicita o porquê de as formigas não se interessarem por adoçante. Cientificamente falando, isso acontece por quê?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) O Brasil foi privilegiado com uma dádiva da natureza: rios que podem “produzir” energia renovável, limpa e de baixo custo. O país tem um potencial hidráulico de 260 GW disponíveis para geração de energia, mas nem todo aproveitável, dos quais somente um terço é utilizado até agora. Ainda assim, vem enfrentando ameaças de racionamento, não tão graves, mas persistentes. Nossas barragens regularizavam um período médio de cinco anos de chuva, incluindo os anos secos. As novas barragens estão sendo construídas para uso a fio d’água, ou seja, se chove, temos energia, se não chove, não a temos. A insegurança do sistema levou à busca de alternativas, como, por exemplo, a energia eólica e a energia solar. A energia dos ventos tornou-se acessível em termos de custo; a solar, ainda não. (MASCARENHAS, 2013, p. B7).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de Física, o potencial hidráulico brasileiro não aproveitável até então, estimado em quilowatts, é da ordem de