Disponível em: http://2.bp.blogspot.com. Acesso em: 20 out. 2021.
Nesse anúncio publicitário, texto verbal e texto não-verbal promovem a intertextualidade. A frase na parte de baixo do texto, “Mon bijou deixa sua roupa uma perfeita obra-prima.”, apresenta informação
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.
Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região?
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UESB) As misturas são sistemas físicos constituídos por substâncias químicas ou por materiais em qualquer proporção que não apresentam transformações químicas entre seus componentes, separados por uma única ou várias fases.
Considerando-se essas informações sobre as misturas, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O processo de formação do povo brasileiro, que se fez pelo entrechoque de seus contingentes índios, negros e brancos, foi, por conseguinte, altamente conflitivo. Pode-se afirmar, mesmo, que vivemos praticamente em estado de guerra latente, que, por vezes, e com frequência, se torna cruento, sangrento. Conflitos interétnicos existiram desde sempre, opondo tribos indígenas umas às outras. Mas isso se dava sem maiores consequências, porque nenhuma delas tinha possibilidade de impor sua hegemonia às demais. A situação muda completamente quando entra nesse conflito um novo tipo de contendor, de caráter irreconciliável, que é o dominador europeu e os novos grupos humanos que ele vai aglutinando, avassalando e configurando como uma macroetnia expansionista.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia da Letras, 1995.
Para o autor do texto, Darcy Ribeiro, a violência foi um componente essencial na formação do povo brasileiro. Essa formação
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(PUC-CAMPINAS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) quest(ão)ões a seguir, considere o texto abaixo:
Paralelos históricos nunca são exatos, e por isso sempre são suspeitos, mas no século XIX está o molde do que nos acontece agora, com as revoluções anárquicas da era da restauração pós-Bonaparte, nascidas da frustração com a promessa libertária esgotada da Revolução Francesa, no lugar do nosso atual inconformismo sem centro, nascido da frustração com experiências socialistas fracassadas. Nos dois casos, a revolta sem método, muitas vezes apolítica e suicida, substituiu a revolução racionalizada.
(VERISSIMO, Luis Fernando. O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 149)
Em decorrência das experiências socialistas frustradas, como o colapso da URSS, tivemos, após a desintegração desse país
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Los dictadores del mercado
“Si no les gusta a los jóvenes, murió.” Así de categórica es Beatriz Bonet, encargada de planificación estratégica de una agencia de publicidad chilena, para describir lo que ocurre con la vida de cualquier producto de consumo masivo que se lanza al mercado. Si el helado, el plan de llamadas por celular, las galletas o la cerveza no son de la preferencia de este creciente segmento, sus opciones de vida no son claras. Y ello no porque sean muchos en cantidad, o porque su poder adquisitivo sea alto y en crecimiento. Razones que por cierto influyen.
Sin embargo, el verdadero motivo de su fuerza es el poder de convocatoria que tienen. “Sus hermanos chicos ven en ellos sus ídolos. Y, como ellos, los adultos están aprendiendo constantemente los modos, palabras, gestos y comportamiento de sus hijos adolescentes” explica Bonet.
En otras palabras, sí a éstos no les gusta un producto, las posibilidades de que se venda son remotas. De hecho, según resalta la ejecutiva, aproximadamente un 80% de la publicidad de hoy es para ellos. “Son marcadores de tendencias y líderes de opinión, van a la vanguardia en tecnología, les interesa estar a la moda y estar vigentes. Ahora con toda la información, la globalización e Internet, saben lo que está pasando en todo el mundo, entonces, están muy informados” precisó.
“Apelando a la libertad, a la irreverencia, a la naturalidad y a la espontaneidad de los jóvenes” – recalca Bonet – las empresas ofrecen sus productos a este nicho. Los bancos, por ejemplo, se han orientado hacia este mercado ofreciendo cuentas jóvenes. “Son una estrategia a largo plazo, ya que son futuros cuentacorrentistas.
AVILES, M. de los Ángeles. Diario La Tercera, Chile, nº 2.732, p.30.( Adaptado)
De acuerdo al texto, el desinterés de los jóvenes por un producto