Considere a figura a seguir, fora de escala, que representa um terreno em formato de um trapézio, em que MN = MQ = a.
Os segmentos paralelos MN e PQ do terreno receberão uma cerca viva e, para determinar a quantidade de material que deverá ser comprada, o proprietário necessitou calcular as medidas dos lados MN e PQ de seu terreno. Considerando a figura, a soma dos comprimentos dos segmentos MN e PQ, em função de a, é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda a questão.
A Igreja, enviada por Deus a todas as gentes para ser sacramento universal de salvação, por íntima exigência da própria catolicidade, obedecendo a um mandato do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens. Já os próprios Apóstolos em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, pregaram a palavra da verdade e geraram as igrejas. Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que a palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada, e o reino de Deus seja pregado e estabelecido em toda a terra.
Disponível: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-
ii_decree_19651207_ad-gentes_po.html. Acesso em 23/05/2011.
A partir das informações do texto, identifique o objetivo da atividade missionária para os cristãos.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UECE) Relacione corretamente as teorias da evolução apresentadas a seguir às suas descrições, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. A sequência correta, de cima para baixo, é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Em cada lugar do mundo, encontramos escolas tão parecidas entre si e , ao mesmo tempo , tão diferentes. Nelas, encontramos alunos que têm sonhos, que querem praticar esportes, brincar, aprender. Há problemas e muitas qualidades assim como as escolas do Brasil. Conheça a escola de Sibusiso que mora na África do Sul. Sibusiso tem 11 anos e mora na zona rural de Richmond (África do Sul), numa fazenda onde se cultivam morangos. Sua casa fica a 8 km da escola, e ele anda mais de uma hora por dia para chegar até lá. Por segurança, as criança s andam em fila pela estrada. Quem vai à frente, leva uma bandeira. A escola é mantida pelo governo. Há 23 alunos na classe de Sibusiso , e a maioria tem a mesma idade dele. Mas têm jovens também de até 15 anos. Os alunos cultivam plantas no jardim, que é cercado por arame farpado. Assim, ladrões não podem entrar na escola. Sibusiso gosta da comida preparada na escola. Ele lava e seca seu prato depois de comer. As salas de aula têm saída para o pátio. Às vezes, as crianças fazem trabalhos ao ar livre, na grama. Ele aprende matemática, línguas, ciências e outros conteúdos comuns. Sibusiso quer ser piloto quando crescer. PENNY, Smith; ZAHAVIT. Shalev. Escolas como a sua. São Paulo: Ática, 2010.
Enunciado:
A escola onde Sibusiso estuda tem características de uma escola quilombola? Explique sua resposta.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura(ENEM 2013 2º APLICAÇÃO) Convergencia tecnológica y participación popular
Se están cumpliendo 20 anos del "boom" de Ias radios comunitarias en Argentina, que entre 1985 y 1990 sorprendió al país con la creación de casi 3 mil radios de baja potencia. Estas emisoras lograron, en poco tiempo, abrir los micrófonos a miles de radialistas populares, a la participación del vecindario y de la gente común e influir sustancialmente en la programación radial comercial, con la creación de nuevos formatos en los que tenía un papel central la opinión ciudadana, sin jerarquías ni condicionamientos. Siendo la radio en Argentina el medio más popular y con un alto grado de credibilidad por parte del público, Ias emisoras comunitarias jugaron un rol fundamental para el fortalecimiento del debate democrático en el país.
PLOU, D. S. América Latina en Movimiento, n. 421, jun. 2007 Disponível em: http://alainet.org. Acesso em: 23 fev. 2012 (adaptado).
O texto destaca a importância das emissoras de rádio comunitárias na Argentina. Considerando especificamente a época do denominado boom, as emissoras populares
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(ENEM 2018 1º APLICAÇÃO)
Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.
VERISSIMO. E. O tempo e o vento. São Paulo: Globo. 2003 (adaptado).
Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República: