A figura acima representa o Ciclo do Nitrogênio, do qual se deduz que o processo de oxidação ocorre na etapa
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O trecho acima diz respeito a qual região brasileira?
Cite os motivos que levaram os brasileiros, de diversas regiões, para o Planalto Central?
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que, em pequenos grupos, descubram as frases que estão escritas nos quadros, colocando as palavras em ordem.
Persistir e tenta outra vez. e você muda a forma de fazer é quando não dá certo alguma coisa
mas não muda a forma de fazer. você tenta outra vez, Insistir é quando
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia com os alunos as palavras que estão no quadro a seguir.
2.2. Pergunte aos alunos: essas palavras indicam atitudes de quem tem persistência? Explique.
paciência – inovação – novas soluções – solucionar problemas
2.3. Solicite aos alunos que escrevam uma mensagem utilizando as palavras do quadro.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, conte para os alunos a história Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada.
Para inventar a lâmpada Thomas Alva Edison fez mais de 10 mil experimentos. Certo dia, questionado sobre seu fracasso, ele respondeu: Eu não fracassei, apenas descobri 10 mil maneiras que não irão funcionar. Observem que ele não tentou 10 mil vezes a mesma maneira, tentou 10 mil maneiras diferentes.
3.2. Professor, pergunte aos alunos se Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada, foi insistente ou persistente. Peça que justifiquem suas respostas.
3.3. Peça aos alunos que relatem duas situações: uma que foram persistentes e outra que foram insistentes. Pergunte aos alunos em qual das situações eles conseguiram resolver de um jeito melhor, sem birra ou cara emburrada.
- Ciências - Fundamental | 06. Nutrição do corpo humano
Um dos pratos mais conhecidos do país é o chamado “prato feito”, ou simplesmente “pf”. Ele varia de região para região, mas consiste basicamente de arroz e feijão, alguma carne (a chamada “mistura”) e uma salada de alface, tomate e cebola.
Considere que a mistura foi um filé de frango grelhado e a salada foi temperada com um pouco de azeite de oliva e limão. Sobre essa refeição, leia as seguintes afirmações.
I. Não existe fonte de lipídios nessa refeição.
II. O feijão e o filé de frango são boas fontes de proteína.
III. O arroz é fonte de carboidrato.
IV. Os componentes da salada são boas fontes de fibras e sais.
V. O limão usado como tempero é fonte de vitamina C.
Sobre essas afirmações é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
O cartaz a seguir tem como objetivo incentivar as pessoas a contribuírem com a preservação da natureza. As diferentes carinhas presentes nele significam que todos, independentemente de sexo, idade, classe social, etc., podem e devem ajudar, afinal, a responsabilidade é de todos nós.
Analise as imagens e complete o cartaz, escrevendo, diante de cada um dos símbolos, uma frase de incentivo às pessoas. Siga o exemplo da primeira frase. Respeite o objetivo do cartaz e seja criativo!
- Física
Uma lâmina muito fina e minúscula de cobre, contendo uma carga elétrica q flutua em equilíbrio numa região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme de 20 kN/C cuja direção é vertical e cujo sentido se dá de cima para baixo.Considerando que a carga do elétron seja de 1,6.10-19 e a aceleração gravitacional seja de 10m/s2 e sabendo que a massa da lâmina é de 3,2mg é possível afirmar que o número de elétrons em excesso na lâmina é: