O mármore é um material empregado para revestimento de pisos e um de seus principais constituintes é o carbonato de cálcio. Na limpeza desses pisos com solução ácida, ocorre efervescência.
Nessa efervescência o gás liberado é o
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
A mudança apresentada na tabela é reflexo da Lei Eusébio de Queioz que, em 1850:
- Geografia | 6.1 Agricultura
No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar.
BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura
brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Muitas vezes, uma pessoa se surpreende com o aumento de consumo de combustível apresentado por um veículo que faz uma viagem em alta velocidade. Considere uma situação em que a intensidade da força total de resistência ao movimento, Fr, seja proporcional ao quadrado da intensidade da velocidade v do veículo.Se o veículo descrever movimento retilíneo e uniforme e duplicar o módulo da sua velocidade,então a potência desenvolvida pelo motor será multiplicada por:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UNICENTRO)
A superfície da água de um tanque é perturbada por pingos de água que caem de uma torneira mal fechada, em uma frequência regular de três pingos por segundo, conforme a figura. Nessas condições, a velocidade de propagação das ondas, na superfície da água, é de
- Geografia | A. Globalização
DISPOSITIVOS CONECTADOS À INTERNET
Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly, que se autointitula um “cartógrafo” da rede. Com essa técnica, que permite sondar tão rapidamente o panorama de conexões no mundo, o criador pretende fazer isso mais vezes ao longo do tempo, para comparar a evolução do acesso à rede. Quanto mais intensa a cor, maior o número de dispositivos, e por enquanto sabemos bem onde eles se concentram.
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 10 jul. 2020.
A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é a