Projeto tenta quantificar a intensidade da ilha de calor em São Paulo e outras capitais
Estudo é o primeiro no Brasil a coletar dados sobre fluxos de calor latente e sensível em grandes regiões urbanas.
Disponível em: www.usp.br. Acesso em: 28 jun. 2016.
O desenvolvimento desse projeto deve partir do levantamento
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
Durante o processo de formação dos gametas nos seres humanos,
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à ampliação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica. Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali.
Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?
CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para opassado. In: Cadernos de Letras da UFF, n. 36, 2008. Disponível em: www.uff.br.Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).
Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que:
- Matemática | 13.1 Noções Primitivas
Considere as áreas dos hexágonos regulares A e B inscritos, respectivamente, em círculos de raios 1 e 4.
A razão entre a área do hexágono A e a área do hexágono B é:
- Física
Sem proteção adequada, uma queda com skate pode causar sérias lesões, dependendo da velocidade que ocorre a queda. Um menino em repouso no seu skate encontra-se no ponto mais alto de uma rampa e começa a descer, chegando ao ponto mais baixo com velocidade de módulo 2,0 m/s. Em seguida, o menino se lança para baixo com o mesmo skate desse ponto mais alto com uma velocidade inicial de módulo 1,5 m/s.
Sabendo que, em ambas as situações, após iniciado o movimento, o menino não toca mais os pés no solo, a alternativa correta que indica o módulo da velocidade, em m/s, com que o menino no skate chega ao ponto mais baixo na segunda situação, é:
- Química | 2.8 Radioatividade
A deficiência de vitamina B12 constitui um problema sério de saúde, pois essa vitamina participa de reações importantes da síntese de ácidos nucleicos. Sem esse cofator, algumas células não conseguem replicar seu DNA, ocasionando doenças. Antigamente o diagnóstico da má-absorção de B12 era feito pelo teste de Schilling, que consistia em oferecer ao paciente a vitamina marcada radioativamente com 57Co. A meia vida do 57Co, quando decai a 57Fe, é de aproximadamente 270 dias. Um paciente recebeu uma dosagem 1 mg de 57Co -B12, e foi monitorado durante um tempo até a concentração desse composto não ser mais detectada.
Sabendo que a massa mínima do 57Co-B12 que consegue ser detectada é 0,02 mg, o tempo em que o paciente será considerado livre da radiação usada pelo teste de Schilling é entre