O tapete da entrada de um salão de festas foi danificado e, por ser um tapete personalizado, o dono do salão de festas contratou uma costureira para confeccionar um novo tapete. Nas especificações do modelo, o dono do estabelecimento enviou à costureira uma planta da entrada do salão com escala 1 : 20 e solicitou que as dimensões do tapete fossem cinco vezes menores do que as dimensões do cômodo. A planta enviada à costureira está na imagem a seguir.
Considerando as especificações para o novo tapete, suas dimensões, em centímetro, são:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
O cálculo aproximado da quantidade de energia diária produzida, em kWh, de uma placa solar, é dado pelo produto da potência da placa, em kW, pelo tempo de irradiação solar, em hora, da região. No entanto, as perdas de energia devem ser consideradas para o cálculo de consumo mensal, uma vez que sistemas com baterias (off-grid) perdem aproximadamente 35% da energia, e sistemas conectados à rede (on-grid), 20%.
Disponível em: www.portalsolar.com.br. Acesso em: 20 maio 2018 (adaptado).
O proprietário de uma fazenda pretende instalar placas solares on-grid de potência 260 W para anular seu custo mensal com energia elétrica que hoje é de 898,56 kWh. Na região onde se encontra a fazenda, o tempo de irradiação solar diária é de 6 horas. Considerando um mês com 30 dias, o número mínimo de placas solares que o proprietário deve comprar, suficiente para suprir o custo mensal com energia elétrica atual da fazenda, é
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
A tabela seguinte fornece informações sobre a cal hidratada e o carbonato de cálcio.
Composto
Fórmula
Massa molar
(g/mol)
Cor
Comportamento sob
aquecimento a 1.000°C
Cal hidratada
Ca(OH)2
74
branca
produz CaO(s) e H2O(g)
Carbonato de cálcio
CaCO3
100
branca
produz CaO(s) e CO2(g)
Um estudante recebeu uma amostra de 5,0 g de um desses dois compostos para ser aquecida. Após aquecimento prolongado a 1.000°C, ele notou que a massa da amostra sofreu uma redução de 2,2 g em relação à inicial.
São conhecidas as massas molares do hidrogênio (1 g/mol), carbono (12 g/mol) e do cálcio (40 g/mol). A análise das informações permite afirmar que a amostra é constituída de
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNIT) O tetracloreto de carbono, CCl4 (l), é um líquido tóxico, à temperatura ambiente, de densidade aproximada 1,56 g.mL−1, que, até alguns anos, foi utilizado na lavagem de roupa a seco.
Em relação a essa substância química, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) No trecho acima, Brás Cubas reflete sobre a história de Dona Plácida, reconhecendo a extrema dureza de sua vida. No contexto do livro, esse reconhecimento revela que Brás Cubas, embora perceba com precisão o desamparo dos pobres, não faz mais que
- Biologia | 09. Botânica
A figura abaixo ilustra o movimento daseiva xilêmica em uma planta.
Mesmo que essa plantaviesse a sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo,essa seiva continuaria naturalmente seu percurso.
O que garante o transporte dessa seiva é a