O chorume é o nome popular dado a um líquido de cheiro forte proveniente da decomposição de matéria orgânica dos resíduos, chamado de lixiviado de forma técnica, o líquido é altamente carregador de metais pesados e nitrogênio amoniacal. Empresas que realizam o tratamento do chorume através de tecnologia avançada e equipada de osmose reversa, são essenciais para o cumprimento devido da lei, que por sua vez é fiscalizada pelos órgãos competentes, com objetivo de averiguar os lançamentos e o destino final correto da substância.
Disponível em: https://www.diariodolitoral.com.br. Acesso em: 03jun. 2021.
A técnica utilizada no tratamento do chorume tem como procedimento
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Os candidatos que pretendem disputar cargos no Legislativo e no Executivo nas eleições deste ano têm até às 19h de segunda-feira (5) para se registrar na Justiça Eleitoral. Para isso, eles precisam atender a alguns requisitos e preencher dois formulários e juntar vários documentos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para concorrer a tais cargos, os candidatos precisam ser brasileiros, ter pleno exercício de seus direitos políticos, registrar a candidatura no mesmo lugar de seu domicílio eleitoral, ter idade mínima entre 21 e 35 anos - conforme a vaga a que irá concorrer -, filiação partidária e alistamento eleitoral.
(...) Disponível em < http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/9578-prazo-para-registro-de-candidaturas-encerra-na-segunda> Acesso em 01/07/2010
Que outra forma de governo já existiu no Brasil?
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Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que, em pequenos grupos, descubram as frases que estão escritas nos quadros, colocando as palavras em ordem.
Persistir e tenta outra vez. e você muda a forma de fazer é quando não dá certo alguma coisa
mas não muda a forma de fazer. você tenta outra vez, Insistir é quando
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia com os alunos as palavras que estão no quadro a seguir.
2.2. Pergunte aos alunos: essas palavras indicam atitudes de quem tem persistência? Explique.
paciência – inovação – novas soluções – solucionar problemas
2.3. Solicite aos alunos que escrevam uma mensagem utilizando as palavras do quadro.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, conte para os alunos a história Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada.
Para inventar a lâmpada Thomas Alva Edison fez mais de 10 mil experimentos. Certo dia, questionado sobre seu fracasso, ele respondeu: Eu não fracassei, apenas descobri 10 mil maneiras que não irão funcionar. Observem que ele não tentou 10 mil vezes a mesma maneira, tentou 10 mil maneiras diferentes.
3.2. Professor, pergunte aos alunos se Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada, foi insistente ou persistente. Peça que justifiquem suas respostas.
3.3. Peça aos alunos que relatem duas situações: uma que foram persistentes e outra que foram insistentes. Pergunte aos alunos em qual das situações eles conseguiram resolver de um jeito melhor, sem birra ou cara emburrada.
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O dummy é um tipo de boneto com sensores desenvolvidos para testes de impacto. Em simulações de possíveis acidentes, esses sensores medem as forças que seriam aplicadas por partes internas de um veículo aos passageiros e motorista, gerando dados sobre os equipamentos de segurança utilizados.
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O senhor das moscas
O menino louro deixou-se escorregar ao pé da rocha e avançou rumo à lagoa. Havia tirado o suéter da escola e o carregava agora na mão, mas a camisa cinza estava colada no seu corpo e os cabelos aderiam à sua testa. Em torno dele, um banho de calor: a ampla cicatriz aberta na selva. Avançou com dificuldade por entre trepadeiras e troncos quebrados. Foi quando um pássaro, uma visão de vermelho e amarelo, faiscou, subindo, com um grito de bruxo. Grito que foi ecoado por outro:
— Ei! – dizia, — espere um pouco!
Os arbustos rasteiros se agitaram, ao lado da escarpa; caiu uma multidão de gotas de chuva, tamborilantes.
— Espere um pouco – a voz repetiu. — Fiquei preso. O menino louro parou e puxou as meias com um gesto automático, e a selva, por um instante, fez-se um lugar muito familiar.
A voz falou de novo.
— Mal posso me mexer com essas trepadeiras.
O dono da voz apareceu, retrocedendo por entre os arbustos, deixando os espinhos riscarem um blusão sujo. As rótulas gorduchas dos joelhos também estavam espetadas por espinhos. Ele se abaixou, tirou cuidadosamente os espinhos e se virou. Era mais baixo que o menino louro e muito gordo. Avançou, procurando pôr os pés em lugar seguro e, então, deu uma olhada pelos óculos grossos.
— Onde está o homem do megafone?
O menino louro balançou a cabeça.
— Isto é uma ilha. Pelo menos, acho que é. Há recifes no mar. Talvez não haja nenhum adulto aqui.
O menino gordo parecia espantado.
— Mas havia aquele piloto. E ele não estava na cabina de passageiros, ficou lá na frente.
O menino louro, apertando os olhos, examinava o recife. — Todos aqueles meninos – continuou o gordinho, — entre eles deve haver alguns que escaparam. Deve mesmo, não é?
O menino louro começou a andar do modo mais casual possível, rumo à água. Tentava agir normalmente e não parecer desinteressado demais, mas já o menino gordo corria atrás dele.
— Não há nenhum adulto aqui?
— Acho que não.
GOLDING, William. O senhor das moscas. Trad. Geraldo Galvão Ferraz. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Folha de S.Paulo, 2003. p. 9. Fragmento.
Esse fragmento é a cena inicial de um livro. O narrador não dá nenhuma explicação, deixando ao leitor a tarefa de deduzir os acontecimentos anteriores.
Pode-se afirmar que os dois meninos: