Dois anabolizantes comumente encontrados em casos de doping em atletas são o salbutamol e a terbutalina. Ao comparar suas fórmulas estruturais, um estudante identificou as diferenças funcionais entre as duas estruturas desses anabolizantes.
A diferença funcional observada pelo aluno encontra-se no
Questões relacionadas
- História | 1. Introdução à História
Desde tempos imemoriais se contaram histórias sobre a origem do mundo, o nascimento da humanidade e as aventuras dos deuses e heróis. Tais narrativas, nascidas do impulso de entender o lugar da humanidade no mundo, não eram literalmente verdadeiras, mas preenchiam uma função mais importante do que simplesmente descrever os acontecimentos reais. Os mitos, assim como outras formas de arte, fazem a ponte entre a busca humana de significado e a falta de significado essencial do mundo. A escrita da história, na moderna acepção da palavra, proveio do mesmo impulso: com o tempo a história documental substituiu as narrativas míticas como forma de entendimento do passado.
OSBORNE, R. Civilização: uma nova história do mundo ocidental. Rio de janeiro: Difel, 2016. (VOT2012)
O texto revela uma diferenciação entre as primeiras narrativas a respeito do passado humano e o papel de historiador, pois o(a)
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UEL) A vida em grandes metrópoles apresenta atributos que consideramos sinônimos de progresso, como facilidades de acesso aos bens de consumo, oportunidades de trabalho, lazer, serviços, educação, saúde etc. Por outro lado, em algumas delas, devido à grandiosidade dessas cidades e aos milhões de cidadãos que ali moram, existem muito mais problemas do que benefícios. Seus habitantes sabem como são complicados o trânsito, a segurança pública, a poluição, os problemas ambientais, a habitação etc. Sem dúvida, são desafios que exigem muito esforço não só dos governantes, mas também de todas as pessoas que vivem nesses lugares. Essas cidades convivem ao mesmo tempo com a ordem e o caos, com a pobreza e a riqueza, com a beleza e a feiura. A tendência das coisas de se desordenarem espontaneamente é uma característica fundamental da natureza. Para que ocorra a organização, é necessária alguma ação que restabeleça a ordem. É o que acontece nas grandes cidades: despoluir um rio, melhorar a condição de vida dos seus habitantes e diminuir a violência, por exemplo, são tarefas que exigem muito trabalho e não acontecem espontaneamente. Se não houver qualquer ação nesse sentido, a tendência é que prevaleça a desorganização.
Em nosso cotidiano, percebemos que é mais fácil deixarmos as coisas desorganizadas do que em ordem. A ordem tem seu preço. Portanto, percebemos que há um embate constante na manutenção da vida e do universo contra a desordem. A luta contra a desorganização é travada a cada momento por nós. Por exemplo, desde o momento da nossa concepção, a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, nosso organismo vai se desenvolvendo e ficando mais complexo. Partimos de uma única célula e chegamos à fase adulta com trilhões delas, especializadas para determinadas funções. Entretanto, com o passar dos anos, envelhecemos e nosso corpo não consegue mais funcionar adequadamente, ocorre uma falha fatal e morremos. O que se observa na natureza é que a manutenção da ordem é fruto da ação das forças fundamentais, que, ao interagirem com a matéria, permitem que esta se organize. Desde a formação do nosso planeta, há cerca de bilhões de anos, a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor. Dessa forma, para que existamos, pagamos o preço de aumentar a desorganização do nosso planeta. Quando o Sol não puder mais fornecer essa energia, dentro de mais bilhões de anos, não existirá mais vida na Terra. Com certeza a espécie humana já terá sido extinta muito antes disso.
(Adaptado de: OLIVEIRA, A.)
Leia o trecho a seguir presente no texto.
“... a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor.”
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relação entre o fluxo unidirecional de energia e o calor dissipado na cadeia alimentar
- Matemática | 10. Estatística
No quadro estão representadas as quantidades de certos tipos de vinho vendidos durante um ano e o lucro por unidade vendida de cada um desses tipos. Para repor seu estoque, o proprietário escolherá apenas os tipos de vinho em que o lucro total com sua venda foi maior do que a média entre os lucros obtidos com a venda de todos os tipos.
Conforme condições estabelecidas, os tipos de vinho escolhidos serão:
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UNICENTRO) O sentido da corrente induzida em um gerador de eletricidade que é acionado por uma turbina, movida pela ação de uma queda d’água, é determinado pela lei de:
- Química | 1.7 Gases
(UNICENTRO)
Considerando-se que os cilindros I e II estão à temperatura de 27ºC e que os gases contidos no seu interior, respectivamente, CO2 (g), N2(g) e He (g), se comportam como ideais, é correto afirmar: