TEXTO I
A arte falsa e o vazio criativo
A carência de rigor (nas obras) permitiu que o vazio de criação, o acaso e a falta de inteligência passassem a ser os valores desta arte falsa, entrando qualquer coisa para ser exposta nos museus. A crítica explica que os objetos e valores estéticos que são apresentados como arte devem ser aceitos em completa submissão aos princípios de uma autoridade impositora. Isto faz com que, a cada dia, formem-se sociedades menos inteligentes, com espectadores com um olhar superficial ou comandados pela crítica.
Disponível em: http://www.incubadoradeartistas.com.br. Acesso em: 1 jun. 2020.
TEXTO II
O artista francês Bruno Catalano criou uma extraordinária série de esculturas em bronze chamadas “Les Voyageurs“. Elas são extremamente humanas e realistas, mas o mais incrível é que grande parte do corpo dessas esculturas parece estar perdida ou flutuando. Suas esculturas foram colocadas em exposição em Marselha, uma cidade da França, para celebrar a sua posição como Capital Europeia da Cultura em 2013.
Disponível em: macacovelho.com.br. Acesso em: 1 jun. 2020.
A análise minuciosa da construção das esculturas de Catalano nos leva a crer que a mala é elemento importante e recorrente em suas obras. O seu uso torna-se imprescindível, uma vez que